Nacional e Princesa fazem a final da Taça Estado do Amazonas

domingo, 4 de março de 2012 Comments

Jogos das finais do primeiro turno do Amazonense serão nos dias 10 e 17 de março. Nacional eliminou o Fast/Ulbra nas semifinais, enquanto o Princesa eliminou o Penarol.


3mekhp2c


DIOGO ROCHA | D24AM.COM - Após arrancar um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Princesa surpreendeu o invicto Penarol, em pleno Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), ao derrotar o atual bicampeão estadual por 4 a 3 nos pênaltis e garantir vaga nas finais do primeiro turno do Amazonense. O goleiro Luís Paulo, do Tubarão, foi o herói do jogo de volta das semifinais até nas penalidades ao defender quatro cobranças.

Agora, Tubarão e Nacional, que derrotou o Fast Ulbra na outra semifinal, no sábado (3), vão decidir o título da fase inicial em duas partidas. A primeira será neste sábado (10), às 15h30, no Estádio Gilbertão, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital). O último jogo da final ficou para o outro sábado (17), no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus, às 15h. Nenhum dos finalistas jogará com vantagem técnica.

Pelo regulamento do Estadual, o vencedor do primeiro turno fica apto a disputar a Série D do Brasileirão deste ano, caso abra uma segunda vaga para o Amazonas. Campeão do ano passado, o Penarol é o único representante local certo na quarta divisão.

De fora das finais, o Leão Azul se concentra para a estreia na Copa do Brasil contra o Santa Cruz (PE), nesta quarta-feira (7), às 21h (de Manaus), no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus.

Defesa segura

Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida das semifinais, na quarta-feira passada, o Penarol decidiu partir logo para o ataque para garantir a vitória, ontem, em casa, e evitar os pênaltis. Não funcionou.

Nos primeiros minutos de bola rolando, o meia Edson se contundiu ao soltar uma ‘bomba’ na trave e precisou ser substituído pelo volante Ronimar, que ainda desperdiçaria três chances claras de gols. Sem conseguir driblar as defesas seguras do inspirado goleiro Luís Paulo, o Penarol foi para o intervalo no 0 a 0.

No segundo tempo, mais pressão do anfitrião. Aos 12 minutos, Isaac abriu o placar para o Leão Azul. E aos 31, Felipe deixou tudo igual ao desviar, de cabeça, cobrança de falta do meia Cacau e levou a decisão na final para os pênaltis.

O Princesa iniciou as cobranças com Felipe, que teve a bola defendida pelo goleiro Carlão, substituto do titular  Rascifran, que está machucado. Mas o nome do jogo, o goleiro Luís Paulo brilharia mais ao segurar as cobranças de Marcos Pezão e Kitó deixando empatado em 3 a 3 a série de cinco pênaltis para cada time. Na sequência, ele defendeu as penalidades de Edson e Isaac após Renato marcar o quarto gol do Princesa nas cobranças.

Vitória com um a menos deixou Leão empolgado

O Nacional comemorou bastante a classificação às finais do primeiro turno do Amazonense. A vitória por 1 a 0 sobre o Fast Ulbra, no último sábado, no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus, pelo jogo de volta das semifinais já garantiria também um lugar na fila de espera à Série D do Brasileiro se o Penarol tivesse avançado para a decisão do turno.

Como o Princesa está na final, a briga entre Leão e Tubarão para salvar o calendário no segundo semestre de 2012 promete ser boa. Eufórico com a vaga nas finais, o técnico do Naça, Léo Goiano, desafiou: “Algo que aprendi na vida: não mexa com o campeão. Nós somos campeões”.

Antes do triunfo, o Leão da Vila Municipal ficou no 0 a 0 no primeiro tempo e perdeu o zagueiro Santiago, expulso logo na volta do intervalo ao receber o segundo cartão amarelo. Mesmo com um jogador a menos, o Naça não conseguiu ser ameaçado pelo arquirrival devido as constantes falhas de finalizações do Rolo Compressor.

Com mais chances de gols, o Fast abusou das bolas nas traves. Foram três para alívio do goleiro Dida, que fazia sua estreia no time do Nacional. A velha máxima do futebol apareceu e como o Tricolor não marcou, levou o gol. Aos 32 minutos, o zagueiro Cristovam só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes a bola lançada em cobrança de falta, pela esquerda, por Martony. Vitória e vaga na final asseguradas.

No primeiro jogo da final, o goleiro Jairo, que cumpriu suspensão, deve voltar.

Fonte: http://www.d24am.com/esportes/futebol/nacional-e-princesa-decidem-o-primeiro-turno-do-campeonato-amazonense/52059

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB