Como estaria a classificação se o campeonato fosse por pontos corridos?
Dizem que o campeonato por pontos corridos, em que o clube que acumula mais pontos vence, consagra os clubes mais regulares do campeonato, organizados dentro e fora de campo e que fizeram um bom planejamento. Se por um lado, os opositores dos pontos corridos argumentam a falta da emoção presente no mata-mata, por outro lado reconhecem que o campeonato de pontos corridos seria talvez o mais justo.
Este tipo de campeonato, que já é adotado na Europa, no campeonato brasileiro, e em alguns campeonatos estaduais, não foi adotado pelo campeonato amazonense da segunda divisão, que funciona com dois curtos turnos, e uma final de dois jogos com os campeões de cada turno.
Nesta quarta, o Manaus Compensão, que foi campeão no primeiro turno, e fez boa campanha no segundo, enfrenta o ASA, campeão do segundo turno, e que fez apenas 1 ponto no primeiro turno. Os dois já garantiram vaga na primeira divisão em 2010.
Se o campeonato fosse por pontos corridos, teríamos a seguinte classificação:
O Manaus Compensão seria o campeão, decidido por saldo de gols. O Operário, que não foi campeão de nenhum dos turnos, mas teve boa campanha e manteve a regularidade, ficaria com o vice-campeonato e a segunda vaga na elite. A Nilton Lins ficaria pra trás por 1 ponto, e, o mais impressionante, o clube do ASA, que hoje joga a final do campeonato, estaria apenas em 4o lugar, na frente apenas do Clíper, o lanterna.
Qual é a sua opinião, leitor? Não deixe de participar nos comentários!