Curiosidades: Mascotes dos clubes amazonenses

domingo, 27 de dezembro de 2009 1 comentários


Pássaro, felino, peixe, veículo e ventania. Quem lê esta série de itens dirá que eles não tem nada em comum. Porém, para os amantes de futebol cada um tem o próprio significado, em sintonia com a história do time do coração. Esta é a variedade de mascotes que lembram os principais clubes amazonenses.

“Todos os times que existem há muito tempo, como o São Raimundo, Nacional e Sul América tiveram as mascotes criadas pelo jornalista Erivaldo Godô”, disse o historiador Carlos Zamith.

Segundo ele, por meio do jornal, os apelidos escolhidos pelo ex-editor esportivo ganharam popularidade entre os torcedores. Com a criação da federação local da modalidade e profissionalização dos clubes, no fim da década de 60, muitos adotaram os símbolos idealizados anteriormente pelo cronista. “Mesmo depois que ele nos deixou, aquilo que ele fez ficou”< afirmou saudoso, ao ressaltar que o mesmo também criou personagens. “O Godô criou os bonecos dos times daqui, com as charges”, enfatizou.

Entre os integrantes ativos na Série A do Campeonato Amazonense, o número de animais escolhidos para representar as equipes surpreende. No zoológico da bola existem desde um tubarão pescado no rio Solimões, até águia e leões. Estes últimos nunca encontrados na Amazônia. “O do Nacional, criado pelo Godô, foi o ‘Leão da Saldanha Marinho’ porque a sede era lá”, explicou o escritor. Há pouco tempo no meio profissional, o Penarol optou pelo mesmo felino, porém, o atual presidente, Ila Rabelo, não soube explicar a escolha.

Aliás, saber os motivos que levaram os clubes a adotar certos mascotes deixa alguns presidentes confusos. Diferentemente de Zamith, que tem a história completa do futebol guardada na memória, nem todos sabem como o time dirigido por eles recebeu símbolo. É o caso do presidente do Penarol, representado pelo ‘Leão da Velha Serpa’, de Itacoatiara (a 286 km de Manaus). “Não sei explicar bem não, já peguei assim. Acho que foi o fundador, antes de 1950, tenho que perguntar aos diretores”, declarou o dirigente, Ila Rabelo.

O rei da selva da Vila Municipal, também gerou dúvidas no vice-presidente nacionalino, Edson Rosas, que não soube explicar exatamente de onde a idéia surgiu. Segundo ele, o responsável por manter o site oficial do time azul atualizado que deveria ser consultado. “Temos a águia no escudo, mas o que impressiona é que não tem leão na Amazônia”, disse. Já o ex-diretor do São Raimundo por mais de dez anos, Ivan Guimarães, disse que o Tufão foi escolhido na época em que entrou no clube. “Fizemos um concurso entre os torcedores”, afirmou.

Bicharada solta

Não são apenas mamíferos que dominam os gramados bares. Símbolo de Manicoré (a 419 km de Manaus), o bacurau é um pássaro noturno típico da região e foi escolha do CDC, quando se profissionalizou, em 2007. A decisão, entretanto, ficou para os alunos da principal escola da cidade, que teriam ainda a opção de escolher a melancia como mascote do clube. “No interior quase todos os municípios têm apelido e aqui é a terra da melancia. Fizemos a enquete para escolher entre as duas”, explicou o presidente do time, Roberto Soares.

Conheça os mascotes dos clubes amazonenses:
América - Diabo;
CDC Manicoré - Bacurau;
Fast Clube - Rolo Compressor;
Holanda - Laranja;
Libermorro - Tigre;
Manaus Compensão - Águia;
Nacional - Leão;
Penarol - Leão da Velha Serpa;
Rio Negro - Galo Carijó;
São Raimundo - Tufão da Colina;
Sul América - Trem da Colina.

Fonte: Amazonas Em Tempo

1 comentários:

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB