Começou nesta quarta-feira à noite a Decisão da Segunda Divisão do Futebol Amazonense 2009. No estádio Vivaldo Lima, com um público pagante de 200 pessoas, o Manaus venceu o ASA por 3x2 em uma partida que mostrou muito equilíbrio. Dois fatos curiosos marcaram o jogo: a marcação de dois pênaltis, uma para cada equipe, com apenas 8 minutos de bola correndo e os cinco gols marcados por atacantes - Branco (2), Valdir Papel (2) e Garanha.
A Decisão começou eletrizante. Com poucos segundos de jogo o Manaus teve uma falta a seu favor e Alberto bateu centrando na área, onde Luan fez pênalti em Branco, aos 47 segundos de jogo. Branco bateu, converteu e abriu o marcador quando eram transcorridos apenas 1 minutos e 45 segundos.
O empate do ASA veio de forma idêntica. Paulista cobrou falta na área aos 8 minutos e Américo cometeu pênalti sobre o zagueiro Luan, que tentava o cabeceio. Valdir Papel cobrou aos 9 minutos, com paradinha, no canto esquerdo de Weber, que quase alcançou a bola.
A próxima chance veio aos 29 minutos, quando Branco recebeu em boas condições mas desperdiçou chutando por cima da meta defendida por Mendonça, substituto do goleiro Vicente Matheus, desfalque do ASA por cumprimento de suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Aos 33 minutos o veterano atacante Garanha desabrochou, marcando seu primeiro gol nesta edição da Segunda Divisão. Ele foi lançado em profundidade, ganhou da defesa na corrida e mandou um balaço na saída do goleiro e colocando o Manaus de novo na frente.
O equilíbrio do primeiro tempo se repetiu no segundo tempo. Logo aos 3 minutos Valdir Papel subiu sozinho, com Greg apenas olhando ele cabecear para fora, mas com perigo. Aos 7 minutos Garanha levou cartão amarelo por pisar no tornozelo de Paulista após uma disputa de bola. Inconformado e reclamando muito, acabou levando o vermelho.
Mas a vantagem numérica do ASA durou pouco, pois aos 14 minutos Rogério, que havia entrado no intervalo da partida, também foi expulso após deixar maldosamente o cotovelo em disputa contra Deurick.
O Manaus esteve perto de marcar o terceiro gol com Djalma, aos 16 minutos, com o atacante procurando o ângulo superior esquerdo de Mendonça mas jogando para fora. O terceiro gol acabou acabou acontecendo aos 26 minutos, quando Alberto bateu forte, Mendonça não defendeu de forma segura e no rebote, Branco, na segunda tentativa, ampliou, marcando seu 11º gol na competição.
Aos 41 minutos Valdir Papel foi tocado por Deurick dentro da área, quando ia concluir a gol. Ele próprio se encarregou da cobrança, marcando o segundo do ASA na partida e definindo o marcador. O ASA ainda teve a chance do empate aos 44 minutos, quando Pará quase marca de cabeça.
Ficha Técnica - Manaus Compensão 3 x 2 ASA
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão - Decisão - Primeira Partida
Quarta-Feira, 18 de novembro de 2009
Estádio Vivaldo Lima - 20 horas
Árbitro: Djalma Silva de Souza
Auxiliar 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa
Auxiliar 2: Paulo Alves de Souza
4º Árbitro: Manoel Domingos da Conceição Cruz
Renda: R$ 1.890,00
Público pagante: 200
Público presente: 379
Gols: Branco (pênalti) 1m45s, Valdir Papel (pênalti) 9 e Garanha 33 minutos do 1º tempo. Branco 26 e Valdir Papel (pênalti) 42 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Coquinho 45 minutos do 1º tempo. Garanha 7, Weber 34 e Thiago Brandão 46 minutos do 2º tempo.
Expulsões: Garanha 8 e Rogério 14 minutos do 2º tempo.
Manaus Compensão: (1) Weber; (2) Deurick, (3) Greg, (4) Thiago Brandão e (6) Alberto; (5) Américo (16 - Pastor 33/2º), (8) Coquinho e (10) Reginaldo; (7) Djalma (18 - Buiú 35/2º), (9) Garanha e (20) Branco. Treinador - Delmo Arcângelo.
ASA: (1) Mendonça; (2) Paulista, (3) Luan, (4) Gabriel e (6) Anderson; (5) Diogo, (7) Tiago (17 - Raí 20/2º), (8) Alexandre (16 - Rogério no intervalo) e (11) Edinho (18 - Delciney 29/2º); (10) Valdir Papel e (9) Pará. Treinador - Edu Lima.
Fonte: Blog do Teófilo