Princesa do Solimões Esporte Clube

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 Comments
princesa

 
OUTROS ESCUDOS

outros escudos do princesa

UNIFORME

camisa do princesa

Fundação: 18 de agosto de 1971
Cidade: Manacapuru
Ranking da CBF: 295o com 2 pontos

TÍTULOS

2 Vice-Campeonatos Amazonenses: 1995 e 1997.
3 Taças Estado do Amazonas (1o turno do estadual): 1988, 1989 e 1995
1 Taça Cidade de Manaus (2o turno do estadual): 1997
2 Torneios Início: 1997 e 2007

HINO

Letra e música: Daniel Sales

(REFRÃO)
Princesa do Solimões
Destas cores que traduzem emoções
Da luta serenada à vitória
Vermelho e Branco unindo os corações
E hoje vou cantar bem forte
Tubarão do Norte
Mergulha prá vencer
Na tua história o teu passado nos revela

Que és um clube em que impera a união
É o maior prazer vê-lo jogar
De Manacapuru para o Amazonas orgulhar

(bis)

E hoje eu estou feliz
Sou realeza do meu Brasil
Tubarão do Norte que fascina
Princesa! Princesa! o campeão!

 

MASCOTE

tubarao princea

HISTÓRIA

No meio do ano de 1971, o desportista Francisco Bezerra conversou com seu amigo Antônio Ribeiro da Silva e expôs a idéia de fundar um time de futebol para ser mais claro, uma vez que na cidade só havia um clube, o Manacapuru.

No dia 18 de agosto do mesmo ano, nascia o Princesa do Solimões Esporte Clube. Os primeiros meses foram difíceis, mas o clube progrediu com a ajuda de José Costa que teve participação financeira atuante.

antiga sede do princesa Antiga sede do Princesa do Solimões

Está registrado como seu primeiro jogo, o confronto com o time da Estanave, com uma vitória por 3 a 0. Nesse dia o time atuou assim: Cando, Adelson, Osvaldo, Gato e Choda; Geraldo Cairára e Jararaca; Mundinho, Carlinhos e Lourival.

O técnico, também tesoureiro do clube, era Francisco Bezerra. Todos eram jogadores jovens, um lema do clube. O mais velho do jogo de estréia era o médio Choda, na época com 25 anos.

A ESTRÉIA

A estréia no campeonato profissional deu-se no dia 22 de fevereiro de 1987, em Manacapuru, perante 2.409 pagantes, contra o Rio Negro e perdeu por 3 a 2, jogo apitado por José Diniz. Se não foi uma boa estréia, pelo menos a exibição agradou aos seus torcedores. Paçoca marcou os dois do Princesa, sendo um de penal. Tonho 2 e Rildo, para o Rio Negro.

PrincesadoSolimes8x6

PRINCESA - time de estréia: Guinha, Dinho, Paulo, Evandro e Magela; Paçoca, Alcimar e Marquinhos (Gato); Rildo, Wellington e Tota (Betinho). Técnico: Paulo Leal.

RIO NEGRO – Luís Roberto, Paulo Verdan, Marcão, Paulo Galvão e Luís Florêncio. Kleber, Fernandinho (Tonho) e João Francisco; Curió, Jason e Rildo.

O Princesa revelou diversos jogadores como o goleiro Naílton, Zédvan; Alcimar; Paçoca; Pissuí, Tição, Cabralzinho e Marquinhos.

O Princesa foi vice-campeão amazonense em 1995 quando empatou em 0 x 0 contra o Nacional no Estádio do SESI completamente lotado. Em 1997 novamente um vice-campeonato desta vez contra o São Raimundo.

O Princsa foi campeão do Torneio Inicio, da ACLEA, duas vezes:

  • 1997 – Nailton, Nonatinho, Toninho, Pedro e Mauricio; Paçoca, Ênio, Lico e Rildo; Alcimar e Piçui. Técnico: José Tavares.
  • 2007 – Nailton, Tostão, Oziel, Marquinhos e Ailton; Batista, Gamarra, Fininho; Dominguinhos, Val e da Costa. Técnico: Paçoca.
princesa

Em 1989 o Princesa disputou seu único torneio nacional. Não foi bem, ficando em sexto no seu grupo mas venceu o Mixto de Mato Grosso e o Dom Bosco.


Princesa do Solimões enfrenta o Nacional em Manacapuru, pelo estadual de 2010

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Baú Velho e Times do Brasil

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB