Libermorro Futebol Clube

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 Comments

 

libermorro grande


UNIFORME

libermorro

Fundação: 07 de dezembro de 1947
Cidade: Manaus
Ranking da CBF: Não Rankeado
Apelidos: Lili, Líder do Morro, Tigrão do Morro

TÍTULOS

Campeão do Torneio Início (1984)
Vice Campe!ao do Torneio Início (2000)

HINO
Letra e música: Daniel Sales

     O verde é a cor da esperança
No gramado a sua força é total
Libermorro se agiganta
No futebol dessa Manaus
Remonta teu passado glorioso
Sob a luz divina triunfal
Cenário verde, fruto de um tesouro!
Na "Liberdade" surge o clube sem igual
Da fundação ao presente supremo
Serás lembrado como garra e emoção
Libermorro, Libermorro eu vou cantar (bis)
Tigre do Morro" para sempre vou ti amar (bis)

Tua torcida - sempre temida
Ergue bem alto o nosso pavilhão
Nossa Manaus - Terra querida
De verde e branco saúda o campeão.

 

 MASCOTE

libermorro

HISTÓRIA

Clube de um bairro formado essencialmente por filhos de migrantes nordestinos (cearenses) - O bairro do "Morro da Liberdade" ou "Bairro da Liberdade", localizado na Zona Sul de Manaus, pendendo ao sudeste, bem próximo ao Rio Negro. Na ata de fundação do Clube, constam os nomes de Beira-Mar, João Santos, João Grande, Pedro e João Francisco Oliveira que é considerado o fomentador dos Estatutos do clube verde e branco. O clube, que tinha como rival o Olaria, do mesmo bairro, só se profissionalizou em 1977.

clip_image00235

O Libermorro de1977 usava em seu uniforme o seguinte padrão: camisas brancas com listras diagonais verdes, calções ora verde, ora branco e meiões brancos ou verdes. A Partir dos anos 80, o Uniforme padrão era sempre a camisa verde com calções brancos e meias verdes ou brancas.

libermorro

      Em 1984 o clube conquistou seu primeiro, e único, título da era profissional: O Torneio Início, tradicional competição realizada pela Fast x Libermorro Amazonense 2000Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA), e que antecede o campeonato estadual. Neste ano o Libermorro fez sua melhor campanha no estadual,  trazendo jogadores experientes de fora do estado para se unirem aos locais, como Ângelo Ivoney (ex-Nacional) e Wílton ‘Cachaça’, lateral-esquerdo do próprio Morro da Liberdade. A equipe era formada por Josué, Hilton, Melo, Beto e Cortêz, Marivaldo, Souza e Erivleton, Terano, Chico Alves e Edmar.

Nos anos 90 e 00 o Libermorro fez campanhas ruins, e chegou a pedir licença várias vezes, por dificuldades financeiras, disputando o estadual ano sim, ano não. Nos anos 00 o Libermorro passou a contar sempre com times muito jovens, de jogadores inexperientes, promovidos da base.

No ano 2000, quando voltava de mais uma licença, o clube chegou a ser vice-campeão do Torneio Início, derrotando o São Raimundo na semifinal por 2 a 0, mas perdendo a final para o Nacional. nacaxlibermorroNesse ano a campanha no estadual não foi das melhores, mas o time chegou a vencer o Rio Negro, o América e o São Raimundo, sendo este último um dos jogos mais empolgantes, e um dos jogos mais empolgantes do time, disputado no dia 5 de junho, numa segunda-feira à noite, na Colina, com 1 889 pagantes. O “Lili” venceu por 1 x 0, gol de Passarinho aos 44 do 1º. tempo. Nesse dia, o Libermorro jogou com Manoel, Jorge Luís, Marivaldo e Jailton; Renatinho, Enock (Izailton), Pagani, Som e Sierra (Nazareno); Beto e Passarinho (Valdo). Nesse ano o Libermorro tinha no elenco: Manoel e Silvio (goleiros), Enock, Nazareno, Jorge Luiz Marivaldo, Beto, Jailton, Renatinho, Pagami, Sierra, Denys, Tony Bala, Valdo. Carlinhos Pimenta, Pio, Izailton, Valdir, Rubemar, Som, Corinho, Passarinho e Jorge Costa. Trabalharam como técnicos: Jorge Maia e Adinamar Abib.

liber_naca_1[1]

Em 2003 o clube pediu nova licença, e retornou em 2004. Em 2005, o clube fez uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas, e passou a adotar o nome de Libermorro/UFAM. Em 2008, o Libermorro foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Amazonense, mas ganhou a chance de disputar a competição no mesmo ano (no Amazonas, a primeira divisão acontece no primeiro semestre do ano, e a segunda divisão no segundo), mas não aproveitou e ficou na última colocação, e sem o direito de disputar a competição em 2009. Em 2010, quando clube poderia voltar à competição, não o fez, pedindo nova licença.

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Times do Brasil, Arquivos de Clubes, Baú Velho e Wikipedia.

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB