A Reconstrução do Futebol Amazonense – Parte 2

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 Comments


É comum observarmos hoje um bom número de crianças, jovens e adultos usando camisas de clubes do exterior. E, geralmente, tais pessoas usam esses uniformes, não apenas por achá-los bonitos, mas porque curtem ou torcem por esses times. Por mais que a camisa da moda seja a do Barcelona, encontramos também muita gente usando camisas do Real Madrid, Boca Juniors, Milan e, até mesmo, de clubes outrora desconhecidos, como o turco Fenerbahce.



Então, surge a pergunta: além do alto nível desses times, o que foi fundamental para que os mesmos, antes desconhecidos, distantes milhares de quilômetros do Amazonas, conquistassem esses torcedores? Vou dar algumas opções: a) A viagem dos torcedores, que atravessaram oceanos, percorrendo milhares de quilômetros, para depois conhecerem esses times; b) A apresentação dos times em amistosos no Vivaldo Lima, quando passaram a conquistar esses novos torcedores; c) O processo de imigração do século passado, sendo todos esses torcedores descendentes de estrangeiros, que naturalmente curtem times de fora; d) A imprensa nacional, que nos últimos anos, por intermédio de diversos tipos de mecanismos e mídias, tem priorizado a divulgação desses clubes internacionais, com uma avalanche de imagens e notícias.


Certamente, das quatro opções acima, a mais lógica é a ‘d’. Sem a efetiva participação da imprensa, tal fenômeno envolvendo os clubes internacionais teria sido impossível de acontecer.  E, obviamente, a mesma imprensa (inclusive a local) que está sendo fundamental para o surgimento desse novo tipo de torcedor, foi também importante para a existência hoje de tantos torcedores de times nacionais de massa no Amazonas. Além disso, todo um ciclo mercadológico e de informações foi criado em torno desses times, não havendo, portanto, qualquer chance de mudança de atitude dos veículos de comunicação quanto à priorização dos clubes locais.


Ainda assim, torna-se muito simplória a atitude de apenas se criticar a imprensa local. Falar mal dos jornais que não priorizam o futebol amazonense é muito fácil. Mas, assim como o futebol federado é profissional, o mesmo se pode dizer da imprensa. Os clubes têm as suas demandas? Claro que têm! E os veículos de comunicação têm as suas necessidades? Também, têm! E o que pode ser feito, então? No mínimo, uma conciliação de interesses!


No próximo artigo da série Reconstrução do Futebol Amazonense, tocarei nesta questão: conciliação de interesses. É impossível que o nosso futebol seja reconstruído sem a criação de um importante ciclo que atenda aos interesses de todos - dos clubes, da iniciativa privada, do público e, também, da imprensa. Enfim, a imprensa local, que hoje contribui com o crescimento dos clubes nacionais e internacionais, deverá ser um segmento imprescindível no processo de reconstrução do nosso futebol.


Fonte: FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR

Por Adriano Campelo
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB