A Reconstrução do Futebol Amazonense – Parte 1

terça-feira, 18 de dezembro de 2012 Comments

O futebol amazonense vai muito bem, obrigado! Não é ironia – o nosso futebol realmente é grandioso, sendo o assunto do momento em inúmeros bairros da cidade. É claro que não estou me referindo ao futebol dos nossos clubes federados, mas a um importante segmento deste esporte praticado por aqui – o futebol amador.

Bem que essa construção poderia representar a reconstrução do nosso futebol...!
O futebol amador é praticado em todos os cantos da capital e em todo o Amazonas. Não é a toa que temos o maior campeonato de peladas do mundo, o Peladão. Agora mesmo, na maioria dos bairros de Manaus, algum tipo de torneio ou campeonato de futebol adulto, máster ou juvenil está em andamento. No exato momento em que acontece, em alguns campos, jogos do Peladinho (futebol sub-14), em outros vai estar rolando a Copa Amadeu Teixeira, também de futebol de base. E, mesmo desconsiderando essas centenas de jovens jogadores desses torneios citados, sobram ainda outras centenas de garotos disputando a Copa Bom de Bola, do Governo do Estado. Por isso, podemos tranquilamente afirmar que o futebol amador amazonense é forte, sendo o esporte em questão possuidor do maior número de praticantes.

Assim sendo, podemos afirmar que o semiprofissional futebol amazonense, representado por nossos clubes locais, tem praticamente já garantido um importante ingrediente para se profissionalizar e voltar a crescer: o material humano (ou craques, em potencial). E, logicamente, esse item está diretamente relacionado com um dos principais alicerces do futebol profissional: o futebol de base.

Contudo, o tratamento sério e profissional dado ao futebol de base é apenas o primeiro quesito a ser considerado, visando à construção de um novo e grande futebol amazonense. Na verdade, a lista completa de ingredientes a serem usados para a plena profissionalização do futebol amazonense deve, no mínimo, ser composta dos seguintes itens:

1) Organização, de fato e de direito, dos clubes federados.
2) Valorização do futebol de base, visando um maior índice de formação de jogadores profissionais, inclusive de ídolos locais capazes de gerar novos torcedores.
3) Ações sociais, de marketing e de mercado visando a reconquista dos nossos jovens e demais torcedores locais, inclusive com a participação do Estado, que passaria a usar sua influência para promover a imagem do futebol e dos clubes, ao invés de bancar times em campeonatos nacionais.
4) Criação de alternativas de retorno financeiro para patrocinadores e investidores.
5) Criação de lei de incentivos fiscais municipais e estaduais para pessoas físicas e jurídicas que investem no futebol de base.

A lista acima pode ser ampliada, mas a síntese de tudo é a seguinte: a reconstrução do futebol amazonense não pode acontecer sem a quebra de alguns paradigmas. O primeiro a ser quebrado é a falta de coragem ou interesse da maioria dos dirigentes de clubes em adotar algumas das medidas acima citadas. Tal omissão é justificável, em parte, pois os mesmos, de modo heroico e miraculoso, mal conseguem colocar seus times em campo, em um campeonato comprovadamente deficitário. Mas, mesmo assim, esse paradigma pode e precisa ser quebrado. Porém, isso somente pode acontecer com a participação de todos os segmentos vinculados direta e indiretamente com o futebol – Federação, clubes e torcedores, bem como autoridades, empresários e imprensa. Enfim, sem um grande pacto pelo futebol amazonense, que envolva um efetivo compromisso desses segmentos, nunca teremos qualquer perspectiva de reconstrução ou profissionalização desse esporte.

E o Site Futebol Amazonense deixa a seguinte pergunta no ar: todos ou, pelo menos, a maioria dos segmentos acima citados tem real interesse em revolucionar o nosso futebol? Se têm interesse, estamos totalmente dispostos a somar forças e fazer parte dessa nova história. Inclusive, a partir de agora, já aguardamos contato. Se não têm interesse, tudo bem! O nosso futebol, o amador, continuará indo muito bem, obrigado! E o futebol profissional dos clubes nacionais e internacionais, continuará cada vez mais soberano por aqui.        
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB