Copa dos Rios revela talentos amazonenses

sábado, 25 de junho de 2011 1 comentários
image O amazonense Iriney (de verde) surgiu na seleção de Humaitá e hoje, naturalizado espanhol, joga pelo Real Betis.

     Com apenas dois representantes na Série D do Campeonato Brasileiro, o Amazonas tem 90% dos clubes que disputam o Amazonense sem atividade durante oito meses do ano. A inatividade e a falta de estrutura das agremiações inibe a descoberta de novos talentos. É o que aconte na Copa dos Rios de Seleções Sub-19, que inicia neste sábado.

Mais de mil jovens de até 19 anos devem participar da 19ª edição do torneio, que é organizado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). São 44 municípios inscritos e mais de 70 jogos. A partida de abertura foi em Eirunepé (a 1.160 quilômetros a sudoeste de Manaus), da qual o presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, é o prefeito.

Apesar da vitrine e oferta de novos jogadores, os clubes profissionais do Estado dão pouca ou quase nenhuma importância à competição e se limitam a assistir à final, que na maioria das edições é realizada em Manaus.

O técnico Aderbal Lana, que dirigiu o Fast Ulbra na primeira rodada do Estadual deste ano e depois assumiu o Sul América, atribui o pouco aproveitamento dos jogadores em times profissionais à falta de calendário fixo e às dimensões territoriais continentais do Amazonas. “São vários grupos espalhados pelo Estado e a maioria é distante. É muito difícil se locomover de um município para o outro. Mesmo aqueles jogadores que são descobertos e têm potencial, dificilmente se firmam nos clubes da capital”, comentou Lana.

“No interior o garoto não é acostumado a treinar, ele demora um tempo para se adaptar com o profissionalismo. Como os clubes daqui são de veraneio, e mantêm atividades por no máximo quatro meses, quando o jogador começa a se adaptar o campeonato já terminou e ele volta para o interior”, explicou.

O treinador acredita que a maior visibilidade da Copa dos Rios renderia mais revelações ao futebol local. “Alguns destaques da final são aproveitados, mas uma maior visibilidade facilitaria. A segunda divisão (do Estadual) deste ano já deve apresentar algumas revelações e pode ser um início para a renovação do nosso futebol”, avaliou Lana. Este ano, a Série B do Estadual será Sub-23.

Do interior do Amazonas para times da Espanha

image     A Copa dos Rios já revelou jogadores amazonenses até para clubes da Espanha. É o caso do volante Iriney (foto), atualmente no Real Betis. Ele surgiu na seleção de Humaitá. Em Manaus, Iriney jogou pelo Nacional. Depois foi para o São Caetano-SP, pelo qual disputou a Série A do Campeonato Brasileiro até se transferir, em 2003, para o Rayo Vallecano , da Espanha. O jogador passou também pelo Celta de Vigo, UD Almería e disputou as duas últimas temporadas do Espanhol pelo Real Betis. Iriney já se naturalizou espanhol.

O maior ídolo da história do São Raimundo, de Manaus, o atacante Delmo, também foi revelado na competição pela seleção de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Ele foi tricampeão da Copa Norte e Amazonense pelo Tufão, além de vice-campeão da Série C do Brasileiro em 1999.

Artilheiro com dez gols e  campeão brasileiro da Série D de 2009, pelo São Raimundo, de Santarém-PA, o meia Michel é outro atleta revelado pela Copa dos Rios. Michel disputou a competição também pelo time de Parintins e se tornou ídolo do Pantera.

Edição deste ano começou com goleada

image

     Na abertura da Copa dos Rios Sub-19, pelo Grupo 3, com sede em em Eirunepé, A seleção local venceu Envira por 7 a 0. O jogo da Volta vai ser no domingo, também em Eirunepé. Como a seleção de Itamarati desistiu de jogar a competição, as duas equipes vão disputar uma vaga e Eirunepé pode até perder por diferença de seis gols que vai seguia na competição.

A Copa dos Rio Sub-19 é disputada de dois em dois anos no interior do Amazonas, com a fase final sendo jogada em Manaus.

Com três conquistas cada, os municípios de Manacapuru (1993,1996 e 2006) e Parintins (2002,2004 e 2007) são os maiores vencedores das 18 edições da Copa dos Rios. Depois aparecem Coari e Silves, que conquistaram as edições de 2001/2005 e 1998/1999, respectivamente.

Fonte: Diário do Amazonas / A Crítica / FA

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    esse ano a molecada de atalaia do norte vai dominar essa copa dos rios,temos ótimos jogadores,e se Deus quiser nos vamos conquistar esse titulo que vai ser inédito para todos nos!!!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB