São Raimundo Esporte Clube

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 Comments

sao raimundo trans


UNIFORME

camisa do sao raimundo 2

 
MASCOTE

mascote sao raimundo(Demônio da Tazmania)

Fundação: 18 de novembro de 1918
Cidade: Manaus
Apelidos: Tufão da Colina, São Rai, Mundico.
Ranking da CBF: 72o com 198 pontos.
Ranking da IFFHS: 56°

TÍTULOS

3 Copas Norte: 1999, 2000 e 2001

1 Vice-Campeonato Brasileiro da Série C: 1999

7 Campeonatos Amazonense: 1961, 1966, 1997, 1998, 1999, 2004 e 2006

3 Vice-Campeonatos Amazonenses: 1964, 1968 e 2000

4 Torneios Início: 1956, 1963, 1998 e 2005

HINO

Letra e música: Francisco da Silva

Avante! Avante! Avante!
Clube do meu coração
Tua torcida é sincera
E cheia de emoção
Vibra com o azul do céu
Lembrando o branco da paz e da harmonia
Gritando TUFÃO! TUFÃO!
Numa explosão de amor e alegria

São Raimundo tu me fascinas
No campo ou em qualquer lugar
Vem do alto da Colina
A força para lutar
Vamos meu clube querido
Vamos meu clube querido
Buscando novas alegrias
Mostrando que és o campeão.

HISTÓRIA

Fundação

Em 1915, os fundadores Francisco Rebelo e o Professor Assis criaram o Risópolis Clube Recreativo, e em maio de 1918, mudam o nome para Risofóles. No dia 18 de novembro de 1918, resolveram batizar o novo clube com o mesmo nome do bairro onde ele nasceu, e marcar estada dia como a data oficial de fundação do São Raimundo Esporte Clube.

Outros fundadores fundadores do São Raimundo: Sr. Belmiro Costa, Sr. Olímpio Carvalho, Sr. Carlos Frederico, Sr. José Quincas, Sr. Vidal, Sr. Sena, e Sr. Queiróz. O presidente desse novo clube era o "batalhador" Francisco Rebelo. A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na rua 5 de setembro, ou ‘rua da ponte’. Antes desta data, as reuniões eram em locais aleatórios.

saoraimundo 1967 São Raimundo em 1967

O Clássico ‘Galo Preto’

O maior e mais ferrenho rival do "Tufão"- assim como o clube é conhecido, é o Sul América do bairro vizinho da Glória, que desde 1932 (ano em que foi fundado) acirra as disputas com o time "colinense". A partir de 1956, o sempre inteligente jornalista Irisaldo Godô apelida o São Raimundo de "Tufão" e o Sulamérica de "trem" e começam os tradicionais clássicos "Galo-pretos" (por causa do tradicional despacho de UMBANDA realizado antes dos jogos). Os torcedores do São Raimundo tiveram o prazer de comemorar várias goleadas sobre o rival, como por exemplo:

18/09/1960 – São Raimundo 5 x Sul América 1
07/10/1971 – São Raimundo 5 x Sul América 0
26/07/1999 – São Raimundo 6 x Sul América 2
21/04/2001 – São Raimundo 6 x Sul América 1

saoraimundo1971bauvelhoSão Raimundo em 1971

A Colina

Colina2Único time de Manaus com estádio próprio, o São Raimundo é dono do estádio Ismael Benigno, mais conhecido como ‘Colina’, por situar-se no alto de uma elevação natural de terreno que divide os bairros de São Raimundo, Glória e Santo Antônio.

Na gestão do presidente Ismael Benigno, o Sãi Raimundo inaugurou os refletores do seu estádio, no dia 18 de fevereiro de 1967. No futebol amazonense há muito não se jogava à noite. No tempo do velho Parque Amazonense, na década de 40, existiam refletores, mas a iluminação era deficiente. Assim mesmo foram realizados jogos noturnos pelo campeonato local e até jogos interestaduais, mas o visitante sempre saia de campo reclamando da iluminação.

Na ‘Festa da Luz’ um amistoso entre São Raimundo e Nacional foi programado. A Iluminação era boa, embora com alguns detalhes prejudiciais na posição dos refletores, depois ajustados. Por outro lado, a “Festa”, financeiramente ficou longe do esperado, pois uma forte chuva desabou sobre a cidade a partir das 16 horas e só parou às 19 horas, prejudicando a presença do torcedor em maior número. Apenas 4.386 pagantes. O Nacional venceu o jogo por 3 a 1. No primeiro tempo já vencia por 2 a 0, gols de Antônio Piola aos 23, cobrando falta e de seu irmão Edson Piola, aos 28. No tempo final, Pepeta marcou aos 27 e Fredoca descontou para o São Raimundo, de penal, aos 35.

NACIONALZé Carlos, Antônio Piola, Russo, Sula (Zequinha Piola) e Téo (Jonas); Rômulo e Holanda (Dermilson); Normando, Pretinho (Luizinho), Edson Piola e Euklinger (Pepeta).

SÃO RAIMUNDOWaldir Melo (Orlandino com 2 a 0 no marcador), Zamundo (Orlando Saraiva), Paulinho, Waldir Santos e Zezinho; Itagiba (Zamundo) e Nonato; Melo, Fredoca, Santarém e Chevrolet.

Colina_small1

O primeiro jogo noturno de campeonato disputado no estádio “Ismael Benigno” aconteceu três dias após a “Festa da Luz”. A FAF, que obedecia a orientação de Flaviano Limongi, marcou para uma terça-feira o jogo entre Rio Negro x Sul América, valendo pelo turno do campeonato de 1966, que estava atrasado.

O público foi de 2.445 pagantes e até que aplaudiu a vitória do Rio Negro por 3 a 1, com a estréia do meio de campo “importado” Moacir, que só participou de três jogos, sem nada mostrar e por isso foi logo embora.

O Rio Negro marcou aos 33 minutos, através do pernambucano Ademir e aos 38, Sabá Burro Preto aumentou. No segundo tempo, novamente Sabá Burro Preto, aos 4, ampliou para três. Aos 28, o paraense Hamilton marcou o ponto de honra do Sul América que teve o seu quarto zagueiro, Rato, expulso de campo aos 20, do 2º tempo. O jogo foi apitado por Carlos Amato, auxiliado por Dorval Medeiros e Pereira Serra.

RIO NEGROClovis, Valdér, Edson Ângelo, Catita e Antero Marta Rocha; Jaime Basílio e Ademir; Rubens (Moacir), Sabá, Cândido e Edson Marques.

SUL AMÉRICADias, Armando, Aderson, Rato e Bebé; João Lucena e Augusto; Nonato, Ofir, Nóia e Hamilton.

Torcida Apaixonada

Durante muitos anos, o "Tufão" foi o dono da quarta maior torcida do estado, atrás de Nacional, Rio Negro e Fast Clube. Com a sua definitiva volta aos estádios em 1996, o clube fez com sua torcida quintuplicasse em números e pode-se dizer hoje que está no mesmo nível da do Nacional e do Rio Negro, sendo que nos últimos 4 anos, sempre esteve nas primeiras posições em presença nos estádios. O Bairro de São Raimundo possui cerca de 10 mil moradores.

furacao

 Problemas Financeiros e Afastamento

Após o titulo estadual de 1966, o São Raimundo passou por diversas crises econômicas. O clube deixou de participar de alguns campeonatos por falta de recursos: de 1980 a 1983, e depois em 1994 e 1995. Nos anos 80, o clube quase vendeu seu estádio (Ismael Benigno, mais conhecido como “Estádio da Colina”) e correu o risco de fechar as portas.

Renascimento e Anos Dourados 

sao raimundo campeao

Em 1996, após dois anos afastado, O São Raimundo ‘renasceu’. O São Raimundo buscou um técnico experiente, Aderbal Lana, ue já havia ganhado o tri-campeonato matogrossense pelo Mixto em 1982, e que levou esse mesmo Mixto-MT a ser uma grata surpresa no campeonato brasileiro de 1985. Também comandou a "Máquina Azul" do Nacional, que brilhou de 85 a 87, vencendo times como o Santa Cruz, Palmeiras, Atlético Mineiro e Internacional.

sao raimundo tri campeao copa norte  O Tufão foi inscrito no Brasileirão Série C 1996, e mesmo com os resultados ruins no primeiro momento, o clube acabaria colhendo os frutos desse trabalho, com o Tri Campeonato Amazonense (97/98/99), o Tri Campeonato da Copa Norte, o Vice-Campepeonato Brasileiro da Série C de 99, e o terceiro lugar na Copa Conmebol de1999.

 

saoraimundo 2 
delmoA Copa Conmebol era uma competição internacional realizada pela Confederação Sul Americana de Futebol entre 1992 e 1999. Ela foi a precursora da Copa Mercosul e da Copa do Sul Americana. O São Raimundo se classificou para a última edição da competição por ter sido Campeão da Copa Norte no mesmo ano. Na primeira fase, o Tufão enfrentou o Atlético Huila (COL) e venceu os dois jogos por 2 a 1. Na segunda fase empatou o primeiro jogo, em Lima, contra o Sport Boys (PER) e goleou o clube peruano em Manaus, por 4 a 0. Na semifinal, enfrentou outra equipe brasileira, o CSA-AL, vencendo o primeiro jogo em Manaus, por 1 a 0, e perdendo o segundo jogo em Maceió, por 2 a 1. Como gols fora de casa não contava como critério de desempate, o que daria a classificação ao Tufão, a decisão acabou indo para os pênaltis, e o CSA venceu por 5 a 4. A equipe alagoana perdeu a final para a equipe do Talleres (ARG), e o São Raimundo ficou como 3o colocado na classificação geral.

sralberto2001 Em 2001 o clube disputou a Copa do Campeões, que reunia os campeões estaduais do nao. O São Raimundo foi o campeão da seletiva, empatando com o Sport-PE em Recife e vencendo o Goiás em Manaus.

Quase uma década depois, o clube ainda é reconhecido por suas conquistas nessa época, tendo em 2009 figurado entre os 100 melhores times da América do Sul no Século 20, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

O Declínio

nacional 1 x 1 sao raimundo

O clube passou sete anos disputando a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, mas apenas brigando contra o rebaixamento, escapando sempre nas últimas rodadas. Em 2006, com em formação ao longo do campeonato, foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, ao ficar na 19º posição, melhor apenas do que o Vila Nova de Goiás, que ficou na lanterna.

Após o rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro em 2006, o São Raimundo perdeu grande parte de seu elenco. Em 2007, o clube teve base num time de peladas. Fez uma campanha razoável no Campeonato Amazonense e uma péssima campanha na Série C do meso ano.

São Raimundo enfrenta o Fast um deteriorado estádio da Colina

Mudança de Gestão

Em novembro de 2007, ocorreu um fato histórico no São Raimundo: As eleições no clube significaram a quebra de um laço de 12 anos com Ivan Guimarães, que participou do grupo responsável pela arrancada que o clube teve no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000. Após campanha péssima na Série C, a pressão dos torcedores e da nova diretoria forçaram uma separação com o clube, que posteriormente resultou no acerto do ex-dirigente com o rival Nacional. A chapa vencedora foi eleita mediante aclamação, tendo em vista que as duas forças que atuavam nos bastidores dessa eleição decidiram unir-se em prol de um chapa única e uma eleição sem mais desgastes. De um lado o vereador Jairo Dias, filho do ex-presidente João Dias, e do outro o promotor de justiça David Jeronimo, que conduziu por 3 anos a reformulação do Estatuto do Clube e abriu as portas para novos associados.

Sob nova diretoria, o clube continou fazendo campanhas regulares. Em 2008 não se classificou para a Série C, e desde então está afastado de competições nacionais, não tendo conseguido se classificar também para a Copa do Brasil e a Série D, criada em 2009.

Em 2010 o clube passou por novas eleições, e em 21 de dezembro a nova diretoria tomou posse. À frente da presidência do clube da Colina ficou Orlando Saraiva, na vice-presidência Mozart Luís Nascimento e a diretoria de futebol ficou sob o comandado de Antonio Pereira Maranhão. A diretoria anunciou um projeto de marketing que tem como objetivo reaproximar o torcedor, e estreitar os laços com os moradores do bairro do São Raimundo. A campanha inclui parar de usar o Demônio da Tazmânia como mascote e passar a vincular a imagem do clube com a do santo que dá nome ao bairro.

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Wikipedia, Times do Brasil e Baú Velho.

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB