América Futebol Clube

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 1 comentários


americatrans
UNIFORME
america
MASCOTE
diabo 
(Diabo)

Fundação: 2 de agosto de 1939
Cidade: Manaus
Apelidos: Diabo, Mequinha.
Ranking da CBF: 251° (5 pontos)

TÍTULOS

Vice-Campeão Brasileiro da Série D (2010)
6 x Campeão Amazonense (1951, 1952, 1953, 1954, 1994 e 2009)
2 x Vice-Campeão Amazonense (1978 e 1988)
2 x Campão da Segunda Divisão Amazonense (1960 e 1962)
4 x Campeão do Torneio Início (1955, 1965, 1986 e 1996)
Vice-Campeão da Copa Amazônia (1993)

HINO
Letra e música: Daniel Sales

Força da raça e da vitória
América do meu coração
No Amazonas não tem igual
Vermelho e branco tradicional
Tu vens da luta de uma raça
Vermelho e branco o teu valor
Em tuas hostes exercitas
A juventude, a esperança e o labor
No futebol és a conquista
Da força rubra destemida indolor!
Tetracampeão!

América do meu coração!
Tua torcida nunca ti esquece
A tua luta é inconteste
Em 2 de agosto de 39
Nasceu a fama que nos comove
(BIS) da chama ardente americana
Se fez a luz rubra da vitória
América! América! América! meu coração!
América! América! América! minha paixão!

 

HISTÓRIA

amadeuteixeira      A história do América se confunde e se mistura com a história de seu Co-fundador, Amadeu Teixeira. ‘Seu Amadeu’, como é chamado, fundou o América com o irmão quando tinha uns 13 anos idade, no colégio Dom Bosco, em 2 de agosto de 1939. Depois do colégio ele levou o clube adiante, e passou a disputar a primeira divisão local, onde se mantém até hoje.

Amadeu Teixeira também é detentor de um recorde que provavelmente nunca será batido: Foi técnico do mesmo clube por 55 anos. Ele assumiu o comando do time no ano seguinte à conquista do tetra-campeonato amazonense (1951, 52, 53 e 54), e ficou 40 anos sem levantar a taça até finalmente quebrar o jejum em 1994, ano em que obteve seu único título como técnico.

Amadeu Teixeira e seu filho Alessandro TeixeiraEm 2006 ele passou o comando do time para Arthur Teixeira. Em 2009 o América voltou a ser campeão amazonense após 14 anos, já com o atual técnico Sérgio Duarte. Esse ano, Amadeu Teixeira entregou a presidência nas mãos da sua neta, Bruna Parente, mas não deixou de estar no dia a dia do clube, e atualmente ocupa o cargo de presidente de honra.

 

Amadeu

 

Em reconhecimento à sua trajetória no esporte local, ele foi homenageado em com um ginásio em seu nome em Manaus, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com capacidade para 11.800 pessoas.

untitledAmérica e Nacional pelo Torneio Início de 1972.

O América possui escudo e uniforme idênticos ao América do Rio de Janeiro, e sua sede localiza-se num aristocrático bairro da zona centro-sul de Manaus, o parque 10 de novembro.  Realiza seus treinamentos no centro social urbano do mesmo bairro, ou no campo do "formigão" na zona centro-oeste de Manaus.

america44Time campeão amazonense em 1994. Em pé: Caetano, Antônio Carlos, Joãozinho, João Torres, João Rocha, Artur Tavares, Carlinhos e Fredson. Agachados: Tau, Careca, Josimar, Regis, Zé Augusto e Edmilson.

Possui 6 títulos amazonenses, 1951, 1952, 1953, 1954 (daí em seu hino citar que é tetracampeão) 1994, quando na final, derrotou o Nacional nos pênaltis, com a última cobrança sendo feita pelo veterano Antônio Carlos, ex- jogador do Nacional das décadas de 70 e 80, e 2009, quebrando um jejum de 15 anos. A final foi novamente contra o Nacional, e o América acabou sendo o último campeão no estádio Vivaldo Lima, que no ano seguinte foi demolido.

O América também foi vice-campeão da Copa Amazônia em 1993, quando na semi-final eliminou o time do Municipal de Maués-AM e chegou à final contra o São Raimundo.

América - Campeão Amazonense 2009 Time Campeão Amazonense em 2009. Galvão, Jeovane, Diego, Ralphe, Birica, Guará, William, Amaral e Alcimar, Marcelinho, Thiago, Ronildo, Batista, Rodriguinho, Djalma, Fofão, Jonatas e Rozemiro.

Em 2010, o clube fez uma parceria com a empresa Go! Sports MKT e mudou de nome (Manaos FC), cores (Verde, Branco e Preto) e escudo (inspirado no formato de uma folha), numa tentativa de ter mais identificação com a região, e atrair novos investidores, visando a disputa da Série D. Os investidores não vieram, e a parceria acabou sendo desfeita.

image[5]

       O América disputou o Campeonato Brasileiro em duas ocasiões:

Em 1983, na Série C (Taça de Bronze), foi eliminado pelo Izabelene de Belém.

E em 2010, na Série D, que contava com clubes tradicionais como Remo-PA, Santa Cruz-PE, e outros. Nesse ano, por falta de estádios em Manaus, o América foi obrigado a mandar a maioria de seus jogos fora de casa, em Rio Preto da Eva (toda a primeira fase), Guaratinguetá-SP (semifinal) e Santarém-PA (final). O América foi eliminando favoritos como Mixto-MT, Joinville-SC, e Madureira-RJ, até acabar sendo vice-campeão, contra o Guarany-CE. 

Mas ao final da competição, o América foi punido no STJD pela escalação irregular do jogar Amaral, que jogou 5 minutos contra o Joinville-SC (nome do jogador supostamente não constava no Boletim Informativo Diário da CBF). O Madureira-RJ, eliminado pelo América, foi julgado pela mesma acusação, e absolvido. Já o clube amazonense perdeu a disputa no tapetão, e a vaga conquistada dentro de campo pelo time amazonense foi dada ao Joinville-SC. Como a CBF não quis repetir os jogos, o carioca Madureira ficou com o vice-campeonato, pela campanha. O América acabou ficando na 8a colocação.

 

America-serie_ACRIMA20101017_0074_1

Em 2011,ainda pagando as dívidas acumuladas durante a Série D, o América lutou contra o rebaixamento durante o estadual, se salvando na última rodada, terminando em penúltimo lugar na classificação geral. O clube ainda anunciou sua desistência em disputar o campeonato amazonense de 2012.

FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Wikipédia, Arquivo de Clubes, Futebol do Norte, RSSSF Brasil, Templos do Futebol, www.naninho.com, www.geocities.com/futeboldoamazonas , timesdobrasil.hd1.com.br

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    Alguém sabe me dizer qual o número da Lei que criou e denominou a ARENA POLIESPORTIVA AMADEU TEIXEIRA????

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB