Craques consagrados prestigiam final da Copa dos Bairros

segunda-feira, 5 de julho de 2010 Comments

Túlio Maravilha Carlos Alberto Romário Copa dos Bairros Manaus Futebol Amador Prefeitura Raiz Parque 10

       O trio de jogadores badalados do futebol brasileiro - Romário, Túlio Maravilha e Carlos Alberto - soltaram o verbo em Manaus, onde deram o pontapé inicial na final da Copa dos Bairros. Na tarde deste domingo (4), cerca de 8 mil pessoas foram ver a final da competição no Estádio Roberto Simonsen, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), no São José, zona Leste da capital amazonense.

Adotando um discurso mais cauteloso, diferente do tempo em que era jogador de futebol profissional, o Baixinho evitou polêmica sobre a escolha do novo técnico da Seleção Brasileira. “Existem grandes nomes para assumir o cargo de treinador da seleção. Espero que o Ricardo Teixeira (presidente da Confederação Brasileira de Futebol) esteja iluminado no dia de sua escolha. Mas eu não sei o que ele vai escolher”. Questionado se o próprio Romário seria candidato ao cargo, o tetracampeão do mundo em 1994 foi humilde. “Eu não estou preparado para ser treinador, muito menos da Seleção Brasileira”.

O eterno camisa 11 da Seleção falou ainda sobre a busca do atacante Túlio Maravilha, que ainda está em atividade no Botafogo-DF, pelo gol mil. “Ele sabe que é difícil. O Túlio mesmo declarou, mas se acontecer vai ser muito legal. O terceiro jogador brasileiro a conquistar uma marca como essa é muito importante. Vamos torcer.”

Já Túlio é mais otimista. O atacante, que já jogou em Manaus quando atuou pelo Fast, no segundo semestre de 2006, garantiu que chega ao milésimo em breve. “Em 2011, mais tardar 2012. Faltam 77 gols. Acontecerá no Botafogo-RJ, no Estádio do Engenhão”.

Ao ser perguntado se já há algum contato com a atual diretoria alvinegra, o campeão brasileiro pela 'Estrela Solitária' deu uma boa notícia aos seus fãs. “Já tenho conversas adiantadas com a diretoria e, quando faltar dois ou três gols para o milésimo, a gente vai pro Rio de Janeiro”.

Outro que se dá bem no futebol carioca, o meia Carlos Alberto não tem tanta certeza se vai permanecer no Vasco para o restante do Campeonato Brasileiro. “Quero ficar, mas não depende só de mim. Estamos em conversação e teremos um final feliz”. Questionado sobre um possível confronto com o irmão Fernando do Flamengo, o camisa 19 do time da Colina foi curto. “Vai acontecer. Desejo enfrentar meu irmão no Campeonato Brasileiro".

O último dia de competição também teve a presença do prefeito Amazonino Mendes. Empolgado com a presença do público e dos astros do futebol mundial, o prefeito ficou satisfeito com o que viu e promete melhorias para o futuro. “O evento saiu como a gente queria. Serve pra esquentar o esporte em Manaus. Vamos restaurar todos os campos da cidade para organizarmos um campeonato mais sério”.

Ao ser perguntado sobre o futebol amazonense, Amazonino analisa soluções para melhorar o esporte na cidade. “A ideia é fortalecer os campeonatos locais. Precisamos melhorar o campeonato profissional, visando a Copa de 2014. A vinda desses grandes craques foi muito boa para atrair o público. Isso mostra que o esporte está vivo (em Manaus).”

Seleção Brasileira

Romário e Carlos Alberto mostraram tristeza ao comentar a atuação canarinho na Copa da África do Sul. “O desempenho não foi bom. (O Brasil) saiu nas quartas de final, realmente o time não apresentou aquilo que poderia apresentar e agora é torcer pra daqui a quatro anos”, resumiu Romário.

O camisa 19 do Vasco também já pensa na Copa do Mundo no Brasil. “A Seleção Brasileira era muito forte e com jogadores muito competitivos. É uma pena que o hexa não veio, mas com certeza ganharemos em casa”.

Celeiro de novos craques

A maioria dos jogadores profissionais do futebol atual saiu de campos de pelada ou competições de bairro, como ocorrida na tarde deste domingo em Manaus. Para Romário, essa pode ser uma oportunidade para os jogadores que entraram em campo e aprovou o campeonato realizado pela Prefeitura.

“Acredito que essa ideia pode ocorrer em outras grandes cidades do Brasil, pois esse tipo de evento revela sempre grandes jogadores e é isso que está faltando no futebol: grandes craques”.

Campeão brasileiro em 1995 com o Botafogo-RJ, e atual vereador em Goiânia (pelo PMDB), Túlio concorda com a afirmação do ex-camisa 11. “O prefeito está dando apoio porque sabe que nesses campeonatos amadores saem muitos talentos. Em Manaus sempre teve grandes jogadores. Parabéns a prefeitura por esse campeonato. A cidade merece um destaque no cenário esportivo, principalmente no futebol, já que é uma das sedes da Copa do Mundo”.

Sobre o futuro do futebol amazonense, Túlio está otimista para os anos após as obras da Copa do Mundo. “Com certeza o prefeito não medirá esforços, juntamente com o futuro governador, para que as obras da Copa ajudem a colocar o Fast, São Raimundo, Penarol na primeira divisão do futebol brasileiro. Esse é o grande objetivo da nossa vinda a capital”, finalizou o atacante-maravilha.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB