Nacional vê Série D mais longe

segunda-feira, 24 de maio de 2010 4 comentários

Nacional Naça Leão fome bola série D Campeonato Brasileiro quarta divisão desistências A1 A2 A6 Cametá Baré Manaos Remo  A expectativa de ser o segundo representante do Amazonas na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano se transformou em angústia para o Nacional. Isso porque apesar da desistência do Baré/RR ter sido confirmada na última sexta-feira, o Cametá/PA foi quem se candidatou a vaga e deve assumir o lugar do clube roraimense no grupo A1.

A ducha de água fria na diretoria e na torcida nacionalina foi porque a Federação Paraense de Futebol terá a preferência na indicação de seus afiliados para preenchimento da vaga, por ser a melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações, entre os Estados da região Norte.

O Cametá/PA havia informado a intenção de herdar uma vaga na competição à FPF, e por ter sido o quarto colocado no Campeonato Paraense, atrás do Paysandu, Águia de Marabá e Remo (equipes já garantidas em séries do brasileiro deste ano), deve ser confirmado como adversário do Clube do Remo, no dia 18 de julho, em Belém/PA no lugar do Baré/RR.

A angústia do Nacional teve marco inicial no último dia 17, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia comunicado que os clubes com melhor posicionamento no Ranking Nacional de Clubes, no qual o Nacional/AM é o 57o colocado, herdariam as vagas daqueles clubes que abrissem mão da competição dentro do mesmo grupo, neste caso a região Norte.

Entretanto, para evitar que clubes da segunda divisão dos Estados ou inativos assumissem a vaga, a CBF comunicou há uma semana que o critério para preenchimento dos postos em aberto por desistência de participantes consideraria o RNF, do qual a Federação Amazonense de Futebol (FAF) está na 18a posição e a FPF é a 11a colocada.

O prazo para os clubes com direito a participar da Série D informassem desistência à CBF encerrou na última sexta-feira, mas as federações tem até a próxima semana (28), para informar à CBF a intenção dos afiliados em participar da série D, respeitando a classificação final das competições estaduais utilizadas como critério para indicação à vaga.

Esperança

Apesar da ducha de água fria, o Nacional aguarda ainda a definição do grupo A2, no qual ainda não foi conhecido o representante do Acre, que pode ser o Atlético Juventus ou Nauás, semifinalistas do estadual acreano. Já em Rondônia, segundo um periódico da cidade de Vilhema/RO, o presidente do Vilhema Esporte Clube (VEC), José Carlos Dalanhol, confirmou no final da tarde da última quinta, a participação da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D.

No grupo A6 da Série D, o Araguaia, campeão tocantinense de 2009 abriu mão da competição, mas o Palmas, vice em 2009 e rebaixado em 2010, quer a vaga. No mesmo grupo os dois clubes de Goiás já desistiram e somente a equipe do Ceilândia (DF) está confirmada no grupo.

Por isso, a angústia do Nacional se estenderá no mínimo até o final desta semana. Mas, a diretoria e o presidente do clube, Luiz Mitoso, não perderam as esperanças de disputar a competição. "Vamos aguardar, já protocolamos via federação a nossa intenção de disputar a Série D", concluiu Mitoso.

O diretor técnico da FAF, Ivan Guimarães disse que, apesar de a equipe do Cametá/PA ser tida como confirmada, nada está definido ainda, pois as federações têm até o final desta semana para apontar os afiliados interessados na competição. "O que disserem agora é invenção", comentou, ao se referir ao prazo limite da CBF para as federações, pois, somente após tudo será oficializado.

Fonte: Amazonas Em Tempo / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM

4 comentários:

  • Unknown disse...

    Desde da divulgação da cbf era pelo ranking da federação e depois pelo ranking nacional(melhor time rankeado entre os estados do grupo)...a Tuna Luso não ta jogando a segunda divisão do paraense não, a Tuna Luso joga primeira fase da primeira divisão paraense.
    Os unicos times que tem vaga garantida na 2 fase do campeonato sao Remo, Paysandu, São Raimundo e Aguia de Maraba e os outros brigam pelas outras 4 vagas na primera fase do campeonato.

    Gosto do teu blog mas de vez em quando é bom pesquisar.

  • Antonio Policarpo disse...

    Nesta notícia, saliente-se o conteúdo; das 27 Federações a do Amazonas é apenas a 18, ou seja, está entre as 10 piores classificadas. Pobre futebol amazonense, para quem ja fez parte da primeira divisão do Futebol do País, nada mais triste, nada mais necessário de reflexão e atitude, por parte de quem dirige o esporte da nossa Região.

  • Amarildo Silva - Radialista disse...

    Essa é a realidade de um Futebol que cada vez mais vai tendo limitada as vagas para participar da última DIVISÃO. Que poderia ser a Série - E, F, G, H...E assim por diante.

  • Thiago Henrik disse...

    Felipe,
    como atualizo o blog somente nos horários de folga, às vezes não dá tempo de checar uma ou outra informação. Mas acredite, pesquiso sempre que posso. Não conheço o futebol paraense e confiei numa informação que me passaram, mas que pelo visto estava errada. Obrigado pelo aviso!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB