Prática comum em outras federações, a sincronização dos duelos decisivos dos campeonatos estaduais ocorrerá parcialmente no Amazonas. Isso porque, enquanto Fast Ulbra (1° colocado), Princesa do Solimões (2°) e Penarol (3°), empatados com 16 pontos, entram em campo às 15h30, o Nacional (4°), com 15, só joga quatro horas depois.
Fato que, de certa forma, deixa o Leão da Vila Municipal em posição confortável, já sabendo dos desdobramentos da rodada. “Não vejo dessa forma. Quem está na briga principal são os três de cima. Se eles ganharem, passam o Nacional e o jogo da noite pode não valer nada”, argumentou o diretor técnico da FAF (Federação Amazonense de Futebol), Ivan Guimarães.
O presidente do Nacional, Luís Mitoso, partilha da mesma visão, mas lamenta que o horário do jogo permaneça a noite. “É benéfico e não é. Se todos tropeçarem, saberemos que o título estará em nossas mãos. Senão, teremos um amistoso de luxo contra o América”, comentou. “Agora, o justo era todos (os jogos) serem no mesmo horário, mas pergunto: que interesse há em Fast e ASA ser levado para Rio Preto da Eva? Eu não sei. Gostaria que me respondessem”, indagou o dirigente. Também marcado para a noite, às 18 horas, o jogo entre Manaus Compensão e São Raimundo completa a rodada dupla no estádio Francisco Garcia, mas envolve dois clubes sem pretensões ao título.
Na liderança do Estadual, o Fast Ulbra precisa se deslocar até Rio Preto da Eva para enfrentar o ASA, lanterna da competição, sabedor que uma vitória simples garante o título sem dependência de outros placares. Contudo, o vice-presidente do clube, Cláudio Nobre, não vê problemas nisso, nem na permanência do compromisso nacionalino, às 19h30. “O Nacional está e não está na briga. Se tropeçarmos, eles entram, mas se vencermos, não”, disse. “Achei uma ótima escolha terem mudado para Rio Preto, pois o gramado de lá está em ótimas condições”, confessou.
Outro candidato à taça da primeira fase, o Princesa do Solimões também vê o clássico entre Diabo e Leão com desinteresse. “Quem tem chances mais próximos somos nós, Fast e Penarol. Precisamos fazer a nossa parte e pronto”, revelou o diretor de futebol, Pissuí.
Quem chiou diante da mudança na programação foi o diretor de futebol do Penarol, Francisco Grana, que se disse obrigado a alterar a rotina de trabalho repentinamente. “Assim fica muito difícil. Fomos comunicados em cima da hora e tivemos que alterar todos os nossos planos. Hoje, por exemplo, ao invés de optarmos pelo treinamento físico, apelamos para o treino com bola”, revelou. “A Federação parece não ter critério para montar essa tabela. É só aumentar o interesse por determinada partida e todos ficam de olho, querendo modificar”, seguiu o diretor do Leão da Velha Serpa, cujo confronto foi antecipado em um dia (de quinta para quarta-feira).
Confira os novos horários:
31/03 – Quarta-Feira
15h30
Sul América x Penarol – Colina
Fast Ulbra x ASA – Francisco Garcia
Princesa do Solimões x CDC Manicoré – Gilberto Mestrinho
18h
Manaus Compensão x São Raimundo – Francisco Garcia
19h30
América x Nacional – Roberto Simonsen (SESI)
Fonte: Jornal Amazonas Em Tempo






















