Sérgio Duarte ainda espera um time para treinar

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 Comments

O América, que não tem sequer um time, só pisa no gramado no dia 20 de fevereiro diante do ASA na estreia do Campeonato Amazonense 2010. Enquanto o adversário da competição nacional vem embalado com ritmo de jogo, o Mequinha ainda está na fase do espera: a diretoria aguarda por jogadores de outros estados, espera formar um elenco físico, espera ter uma categoria de base, espera por dinheiro da prefeitura de Manaus. No âmbito de preparação para a Copa do Brasil, o América começa em desvantagem.

Na teoria, o clube tem as melhores das intenções e um discurso bonito. "Queremos formar um elenco completo e fixo. Assim, quando acabar o Estadual, precisaremos no máximo contratar três ou quatro reforços", disse o vice-diretor de futebol, Luiz Figueiredo. O dirigente refere-se às competições que a equipe vai disputar este ano. Além do Estadual e Copa do Brasil, também está na Série D do Campeonato Brasileiro a partir de julho. Há atividade garantida para o ano todo, mas ainda não há time para o técnico Sérgio Duarte trabalhar.

Figueiredo espera por dez reforços que devem chegar ainda esta semana a Manaus. Cinco são do Ceará, dois do Pará e dois do Espírito Santo e um de Pernambuco. A lista inclui o lateral-esquerdo Fitti, o zagueiro Marcos Vinícius, os volantes Amaral e Willian, os meias Trindade e Rodriguinho e os atacantes Beto, Diego, Djalma e Ivan. "Outros cinco atletas devem ser indicados pelo técnico Sérgio Duarte", afirmou Figueiredo.

O clube planeja trabalhar com 30 jogadores. "Serão 15 atletas do Amazonas, incluindo jogadores do projeto 'Bom de Bola', e mais 15 de fora do Estado. Escolheremos bem cada reforço", comentou Figueiredo. Escolher bem é o mínimo que se espera dos dirigentes diante da situação do clube. Em caso de má escolha dos jogadores, não se pode esperar grande coisa do Mequinha nessas competições.

Esse é o caso dos jogadores do projeto 'Bom de Bola', do governo do Estado. Os quatro selecionados pelo clube são de outro programa, o Amazonas na Copa. "O Bom de Bola trabalha com as categorias de base, com jovens de 8 a 17 anos. Acima dos 17, ele entra automaticamente no 'Amazonas na Copa', que vai dos 18 aos 20 anos. A proposta do projeto é revelar jogadores para os clubes profissionais da região", explicou o coordenador do 'Bom de Bola', James Furtado.

De acordo com o diretor de marketing do América, Fábio de Sá, a contratação desses jogadores é para formar a categoria de base que o clube não tem. "Nossa idéia é ter garotos capazes de conquistar o título Estadual Juvenil e, assim, disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011", declarou Sá.

O atacante Edinho, 19, do município de Canutama, foi o único do programa governamental integrado ao grupo profissional. "Ele é uma aposta nossa para o Estadual", disse Sá.

O América estreia no dia 24 de fevereiro diante do Santa Cruz-PE, na Copa do Brasil 2010.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB