Era o primeiro jogo da 2ª Fase da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense. Em campo a vice-campeã (Nilton Lins) contra o vice-lanterna (ASA) da 1ª Fase e uma surpresa. A Nilton Lins foi surpreendida e derrotada pelo ASA, que alcançou sua primeira vitória na competição e confirmou a ascensão demonstrada nos últimos jogos da 1ª Fase.
A partida começou com a Nilton Lins melhor. Logo aos 7 minutos Maranhão tocou para Marinélson pela esquerda, que driblou seu adversário e bateu para defesa de Vicente Mateus. Aos 9 minutos, Maranhão meteu bem para Ari Júnior, pela direita, que dominou e bateu com perigo.
A primeira chegada do ASA aconteceu apenas aos 28 minutos, com Alexandre concluindo com perigo. O goleiro Vicente Mateus quase complicou aos 31 minutos, quando sai umal do gol e socou o vento. A bola, não encontrada pelo goleiro, bateu em Tiago e saiu raspando a trave. Edinho criou nova chance para o ASA aos 38 minutos, quando limpou a jogada e bateu à direita de Alcimar, com muito perigo.
Aos 42 minutos a Nilton Lins perdeu o zagueiro Rondinelle, em jogada infantil no meio de campo. O meia Edinho impedia o time da Nilton Lins de cobrar a falta na meia cancha quando Rondinelle chegou empurrando-o, na frente do árbitro Djalma Silva de Souza, que não teve outra opção a não ser expulsar o zagueiro da Nilton Lins pelo segundo cartão amarelo, aplicando o amarelo também para Edinho.
O ASA quase marcou aos 45 minutos, quando Valmir lançou Edinho em profundidade. Ele ganhou de Doriva e saía na cara do gol, mas o auxiliar Jander Rodrigues Lopes errou ao marcar impedimento inexistente.
O panorama da partida mudou completamente na segunda etapa, quando foram marcados todos os gols. E o segundo tempo começou igual como terminou o primeiro: com um erro do auxiliar Jander Rodrigues Lopes, só que dessa vez em prejuízo da Nilton Lins. Logo no primeiro minuto, após bola lançada na área, Ney Júnior ajeitou de cabeça para Marinho, que ia marcar, mas o auxiliar errou de novo, anotando outro impedimento não existente.
O ASA soube aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais e cresceu na partida. Aos 2 minutos Raí desceu pela esquerda , ganhou de Ari Júnior e bateu em cima de Alcimar, quando tinha Pará livre, esperando o passe no meio da área. No rebote Raí ainda atrapalhou a conclusão de Valmir.
No minuto seguinte foi a vez de Pará levar perigo, ao tentar cruzar da intermediária e, sem querer, quase surpreender Alcimar, que voltou em desespero para o gol, torcendo para a bola sair, o que acabou acontecendo. Aos 4 minutos Raí ganhou de Ney Júnior e tocou para Pará, aberto na direita, mas ele bateu para fora, à esquerda de Alcimar.
De tanto pressionar, o ASA acabou abrindo o marcador aos 5 minutos, com Alexandre, que começou a jogada no meio de campo, roubando uma bola de Carlos Alberto, avançando e batendo com categoria no canto direito rasteiro de Alcimar.
O desespero bateu no time da Nilton Lins, que só não perdeu Alberone aos 10 minutos porquê o árbitro foi complacente. Ele deu um carrinho criminoso em Raí mas levou apenas cartão amarelo. A pressão do ASA continuou e aos 12 minutos Valmir roubou uma bola no meio de campo mas não percebeu Alcimar bastante adiantado, deixando de arriscar por cobertura e rolando para Raí em boas condições, mas este driblou seu oponente, perdendo tempo e espaço para conclusão, tendo que tocar para Pará, que acabou batendo em cima de Alcimar.
Para tentar reverter o domínio sofrido pelo time do ASA, o treinador Iane Flores, da Nilton Lins, fez duas substituições aos 13 minutos, tirando os ineficientes Carlos Alberto e Marinho e efetivando em seus lugares Lemichel e Willison, respectivamente.
O árbitro voltou a ser benevolente aos 16 minutos, agora com Ney Júnior, que fez falta em Raí na lateral e, já no chão, desferiu uma leve joelhada na cabeça do atacante adversário, bem próximo de Djalma que não viu ou fingiu não ter visto.
O ASA permanecia melhor e aos 17 minutos Pará limpou o lance e bateu cruzado, com perigo. O segundo gol veio aos 19 minutos, quando Valmir desceu pela esquerda e cruzou para Pará se antecipar à Doriva e aumentar. Dominando, o ASA chegou de novo aos 20 minutos, quando Raí desceu pela esquerda, driblou Ari Júnior e sofreu falta a um palmo da risca da área. Na cobrança, Alexandre bateu para fora, por cima.
Aos 25 minutos, Iane Flores fez sua terceira e última alteração, tirando Marinélson e colocando Dilson, promovendo também uma mexida tática que trouxe a Nilton Lins de volta à partida, adiantando Doriva para armação junto com Lemichel e Maranhão para o ataque ao lado de Willison. Desde a expulsão de Rondinelle, aos 42 minutos do 1º tempo, que Doriva estava jogando na zaga, ao lado de Ney Júnior.
E as alterações surtiram efeito aos 31 minutos, quando Lemichel lançou Doriva pela esquerda, que avançou e cruzou para Maranhão diminuir, de cabeça. O gol trouxe ânimo à equipe, que quase chegou ao empate aos 33 minutos, após Maranhão fazer boa jogada pela direita e cruzar. Vicente Mateus deviou para o meio, a zaga completou o corte e, no bate-rebate, a bola sobrou para Lemichel bater de primeira, raspando a trave direita.
O jogo teve mais duas expulsões, em lance infantil de Delciney, que entrou em campo aos 21 minutos. Após disputa com Ney Júnior no ataque, ele caiu, acusando ter sido agredido, embora o árbitro nada tenha marcado. O jogo seguiu e momentos depois, já aos 38 minutos, Delciney levantou e foi direto à direção de Ney Júnior, no meio de campo e, bem na frente de Djalma Silva de Souza, desferiu um tapa no rosto do zagueiro. O árbitro deu cartão vermelho direto, para os dois.
Sem dois zagueiros, ambos expulsos, Alberone foi para a zaga e a Nilton Lins perdeu espaço e desenvoltura. Assim, aos 41 minutos, o ASA chegou a 3x1, com Valmir recebendo pelo lado esquerdo e cruzando para Da Silva bater no canto esquerdo de Alcimar, no contra-pé do goleiro. A Nilton Lins ainda descontou nos acréscimos, aos 46 minutos, com Willison batendo na saída de Vicente Mateus.
No final da partida, a primeira vitória do ASA e dois problemas para a Nilton Lins - Ney Júnior e Rondinelle, os dois zagueiros titulares, terão que cumprir suspensão na próxima partida, contra o embalado Operário, em Manacapuru.
Ficha Técnica:
ASA 3x2 Nilton Lins
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão - 1ª Rodada da 2ª Fase
Sábado, 17 de outubro de 2009
Estádio Vivaldo Lima, 15 horas
Árbitro: Djalma Silva de Souza
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: João Adriano Figueira de Carvalho
4º Árbitro: Basílio Monteiro de Souza
Gols: Alexandre 5, Pará 19, Maranhão 31, Da Silva 43 e Willison 46 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Anderson 3, Carlos Alberto 16, Rondinelle 25, Tiago 35 e Edinho 42 minutos do 1º tempo. Paulista 8, Alberone 10 e Vicente Mateus 34 minutos do 2º tempo.
Expulsões: Rondinelle 42 minutos do 1º tempo. Delciney e Ney Júnior 38 minutos do 2º tempo.
ASA: (1) Vicente Matheus; (2) Paulista, (3) Luan, (4) Tiago e (6) Anderson; (5) Diogo, (8) Edinho (14 - Diego 19/2º), (7) Alexandre e (10) Valmir; (9) Raí (17 - Da Silva 32/2º) e (11) Pará (18 - Delciney 21/2º). Treinador - Edu Lima.
Nilton Lins: (1) Alcimar; (2) Ari Júnior, (3) Ney Júnior, (4) Rondinelle e (6) Marcos Pezão; (5) Alberone, (8) Doriva, (11) Carlos Alberto (16 - Lemichel 13/2º) e (10) Maranhão; (7) Marinélson (18 - Dilson 25/2º) e (9) Marinho (15 - Willison 13/2º). Treinador - Iane Flores.
Fonte: Teófilo Benarrós de Mesquita – www.bloggerdoteofilo.blogspot.com