O Campeão Amazonense de 2010 é o time de melhor campanha, que teve o artilheiro da competição e, de forma categórica, venceu os dois jogos da Decisão. O Penarol não deixou qualquer dúvida sobre sua conquista. O Leão da Velha Serpa leva a taça de campeão Estadual de 2010 para colocá-la em lugar de destaque na sua jaula, em Itacoatiara. Leia o post especial sobre o título.
O título inédito e histórico do Penarol foi conquistado, ontem, após derrotar o Fast Clube por 1 a 0, gol de Fininho cobrando penalidade, aos 27 minutos do segundo tempo, no Clube do Trabalhador (SESI), em Manaus, com casa cheia: quatro mil pessoas foram ao Estádio.
Com a vantagem de poder perder até por um gol de diferença, e, ainda assim, assegurar a vaga à Série D em 2011, a equipe comandada por Adinamar Abib apenas administrou o jogo, primando pela posse de bola e limitando-se aos contra-ataques. A ordem do experiente treinador, de 63 anos (mesma idade do próprio Penarol), era não se expor.
Com a necessidade de vencer por dois gols de diferença, o Fast começou a partida pressionando o adversário e durante todo o primeiro tempo, exagerou nos escanteios. A idéia era tentar jogada de bola aérea, mas sem nenhum sucesso. Sem um homem de criação, o time jogava num 4-3-3, com três atacantes se movimentando bastante - Marinélson, Clailson e Pimenta -, mas sem inspiração no meio de campo, escalado com três volantes - Souza, Weverton e Márcio Parintins. Ainda na primeira etapa, aos 29 minutos, o técnico Aderbal Lana inconformado coma falta de criação no meio de campo trocou He-Man por Maués. Coma mudança, o Rolo Compressor, conseguiu algumas chances de gol, só que nenhuma assustou o Fast.
Perto dos 30 minutos da etapa final, o time de Itacoatiara foi beneficiado por um vacilo do zagueiro tricolor Kauê, que infantilmente puxou o ombro do atacante Felipe dentro da área. Pênalti que Reginaldo Vasconcelos Noronha não titubeou em marcar, aplicando cartão amarelo ao zagueiro fastiano. Na cobrança, Fininho com categoria colocou no canto esquerdo de Naylson, deslocado para o lado oposto. Na comemoração, o meia extravasou com a torcida itacoatiarense, escalando o alambrado do estádio do Sesi e recebendo cartão amarelo.
No desespero total, Nayslon recebeu cartão amarelo aos 29 minutos, depois de empurrar ao mesmo tempo o seu companheiro Kauê e o atacante Charles, que brigavam pelo posse de bola após a marcação de uma falta de ataque. Ficou barato, pois o goleiro do Fast Clube/Ulbra merecia ter sido expulso. E o árbitro ainda deu cartão amarelo para Charles, por retardar a cobrança de falta.
Nos minutos finais o Penarol ainda desperdiçou uma chance de ampliar o placar, quando Fininho arrancou em contra-ataque e tocou para Mauryan, livre, bater para defesa de Naylson.
Ao apito final a imensa torcida itacoatiarense que se deslocou até Manaus explodiu em festa. Torcedores lotaram 12 ônibus para vir de Itacoatiara a Manaus. A comemoração pela conquista do título foi ontem mesmo, em Manaus e pelas ruas de Itacoatiara. Uma merecida festa!
“Esse título vai para a torcida do Penarol e também para calar a boca do Lana (Aderbal, técnico do Fast) que afirmou à imprensa que vencer o nosso time por 2 a 0 em Manaus seria como tirar o pirulito da boca de uma criança. O pirulito vai para ele”, desabafou Adinanar.
“O Adinamar está pisando na bola. Eu não falei isso e não o faria jamais em respeito ao elenco do Penarol. Tenho vários títulos e uma história no futebol amazonense. Todos me conhecem. Ele se equivocou. Deve ter ido na onda de algum repórter maldoso”, respondeu Lana.
Polêmicas à parte, a realidade é que dentro de campo o Penarol conseguiu um feito e tanto. Fundado no dia 8 de agosto de 1947, o representante intacoatiarense jamais havia conseguido antes ter sido o melhor time da Primeira Divisão do Amazonense.
“Não tive uma partida excepcional, mas estava confiante e quando o gol saiu já sabíamos que seríamos campeões. Fiquei bastante feliz por mim, como profissional, e por fazer parte da história do Penarol. Esse título dedico à torcida que nuca deixou de apoiar a equipe mesmo na derrota”, disse o meia-armador Fininho, autor de oito gols na competição, e que comemorou o primeiro título estadual da carreira. Já o atacante Charles, natural de Minas Gerais, atribuiu a vitória à união do grupo. "Passamos quatro meses trabalhando, nos esforçando e veio a consagração", comentou.
Após as comemorações no SESI, diretoria, comissão técnica e jogadores partiram em comboio para Itacoatiara, onde foram recebidos pela torcida e desfilaram pelas principais ruas sobre um caminhão dos bombeiros. Dez barris de chope esperavam os campeões.
Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 0x1 Penarol
Domingo, 9 de maio de 2010, às 15 horas
Estádio Roberto Simonsen, o Sesi
Decisão do Campeonato Amazonense - 2º jogo
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Auxiliar 1: Luiz Cláudio Rodrigues da Costa
Auxiliar 2: Gilbert Ferreira Costa
4º Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Renda: R$ 26.710,00
Público pagante: 3.121
Gol: Fininho (pênalti) 27 minutos do 2º tempo
Cartões Amarelos: Pituta 40 minutos do 1º tempo. Souza 6, Kauê 26, Fininho 27, Naylson 29, Charles 29 e Santiago 30 minutos do 2º tempo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Naylson; (2) Kitó (18 - Juscier 18/2º), (3) Kauê, (6) He Man e (4) Chiquinho; (5) Souza, (8) Weverton e (10) Márcio Parintins; (7) Marinélson, (9) Clailson e (11) Pimenta (15 - Macedinho 10/2º). Técnico: Aderbal Lana.
Suplentes: (12) Leandro Silveira, (13) Fernando, (14) Rodrigo Maués, (15) Macedinho, (16) Germano, (17) Emerson e (18) Juscier.
Penarol: (1) André Luiz; (2) Sibóy, (3) Cristóvão e (6) Santiago; (5) Pituta, (4) Preto Barcarena, (8) Rondinelle, (23) Fininho e (11) Mauryan; (10) Charles e (7) Felipe. Técnico: Adinamar Abib.
Suplentes: (12) Kleber, (14) Baleia, (15) Aílton, (16) Claydir, (17) Celsinho, (18) Levy e (9) Balão.
Fonte: A Crítica / Amazonas Em Tempo / Blog do Teófilo / Diário do Amazonas / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM
1 comentários:
parabens penar0l..0 lea0 esta s0lt0 na rua....
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"