Clubes retiram ação na justiça, e Série D pode começar no fim de semana

terça-feira, 19 de junho de 2012 Comments

CBF ainda discute forma de iniciar a Série C do Brasileiro mesmo sem uma solução em relação ao Treze-PB, que permanece com ação na Justiça Comum.

2wxm3ykx

ACRITICA.COM - Após pouco mais uma hora e meia de reunião no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, Rio Branco e Araguaína decidiram retirar suas ações na Justiça Comum que paralisavam o inicio do Campeonato Brasileiro das Séries C e D. Competições poderão, enfim, começar no próximo final de semana.

Quem também deveria estar no encontro é o Brasil de Pelotas, que sequer enviou representante e, mesmo que sem anunciar, já se conformou com a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D em 2012.

Na contramão destas decisões vem o Treze, que não abrirá mão da vaga conquistada nos tribunais, mas que deverá ser punido pela atitude e perderá a “queda de braço” com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) .

O STJD já afirmou nesta segunda-feira que exigirá uma punição da CBF ao Treze. Aliás, o clube paraibano deverá ser julgado ainda nesta semana e a promessa é de um gancho de dois anos sem poder participar de qualquer campeonato no país ou de desfiliação.

Assim, Brasil de Pelotas e Araguaína estarão na Série D; e Santo André e Rio Branco na Terceira Divisão. O Treze, que sequer conquistou vaga na Quarta Divisão devido à péssima campanha no Campeonato Paraibano, fechará as portas no segundo semestre, isso se não for desfiliado pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Quem levou vantagem em toda esta briga foi o Rio Branco, que ainda em 2011 formalizou acordo com CBF e STJD que lhe garantia na Terceira Divisão nesta temporada. Este documento surgiu depois que o clube acreano entrou na Justiça Comum para jogar em seu estádio e acabou paralisando, assim como no último mês, a competição.

Araguaína e Brasil de Pelotas já tinham suas vagas na Série D, por isso resolveram tirar as ações. No fim, que perderá com toda esta história é o Treze, tradicional clube que poderá ter que indenizar 60 clubes (20 da Série C e o restante da Série D) e ser obrigado a encerrar suas atividades.


 

Santo André entrará com pedido e Série D deve começar de imediato



 

VICENTE SEDA | GLOBOESPORTE.COM - A CBF está discutindo se é possível iniciar a Série C por conta das ações do Treze-PB, mas é quase certo que a Série D possa começar de imediato. O Santo André, autor do mandado de garantia no STJD, que interrompeu as duas competições, entrará no início da tarde desta terça-feira com um pedido de anulação para que se possa iniciar o torneio.

Tudo passará a depender de um despacho do presidente do Tribunal, Rubens Approbato, e de um parecer do procurador geral Paulo Schmidtt, que já se mostrou favorável à anulação do mandado.

- Não sei se será possível iniciar a Série C agora. Isto tem de ser melhor analisado. Mas creio que não há impedimento para a Série D. Tudo depende agora do Santo André entrar com um pedido e o Tribunal aprovar – afirmou Schmidt.

Já o diretor de futebol do Santo André, Sérgio do Prado, diz que o clube fará a parte que lhe compete.

- Vamos entrar com este pedido logo após o almoço, pois esta iniciativa de fato tem que ser nossa, já que o requerimento para a paralisação das competições no STJD foi feito pelo Santo André.

Já a Série C depende ainda de uma solução no caso do Treze-PB. Scmiddt já confirmou que denunciará Treze-PB e Brasil-RS, que insistiram em prosseguir na Justiça comum. Ainda está para acontecer um novo encontro entre a presidente da Federação Paraibana, Rosilene Gomes, e o presidente da CBF, José Maria Marin, possivelmente para comunicar o rompimento oficial com o Treze-PB.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/craque/Clubes-Justica-Comum-Penarol-domingo_0_721127934.html / http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/06/santo-andre-entrara-com-pedido-e-serie-d-deve-comecar-de-imediato.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB