Torcedores fazem manifesto contra dirigentes da FAF

quinta-feira, 31 de maio de 2012 Comments

Casal de torcedores distribuiu panfletos com críticas à Federação Amazonense de Futebol. Protesto foi realizado em um terminal de ônibus.


wr0xcuts


ANDERSON SILVA | GLOBOESPORTE.COM - Descontentes com a atual fase do futebol amazonense, que tem representante apenas na Série D do Brasileiro, e com a gestão da Federação Amazonense de Futebol - FAF, um casal de torcedores - e namorados - resolveu 'sair das arquibancadas' para fazer um protesto contra a entidade que comanda o futebol no Amazonas.

Na manhã e noite de quarta-feira (30), em um dos locais mais movimentados de Manaus, o terminal de ônibus da avenida Constantino Nery (T1), por onde passa média de 150 mil pessoas por dia, eles distribuíram um informativo em protesto à FAF.

O panfleto, que possui a caricatura do diretor de futebol, Ivan Guimarães, e o presidente da FAF, Dissica Valério Thomaz, tem sete parágrafos e foi escrito por vários torcedores de um grupo do facebook - Hora do Futebol Amazonense. Foram feitas 872  cópias do documento ( o número é simbólico: representa o número de membros do grupo no dia da impressão ) e aproximadamente 500 distribuídas no terminal e na própria sede da FAF, que também fica na avenida Constantino Nery. O restante será entregue em uma universidade de Manaus.


VEJA ACIMA Veja acima o vídeo com as críticas do estudante Deyvid Jhonatan.


Idealizador do Manifesto, o estudante e torcedor do Nacional, Deyvid Jhonatan, de 20 anos, demonstrou a insatisfação devido a sucessão de erros, segundo ele, cometidos pela federação no Campeonato Amazonense deste ano, além de não valorizar os clubes do Estado.

- Nossa insatisfação é por conta do campeonato. Nesse ano a FAF alterou as datas dos jogos várias vezes. Nós torcedores sentimos que eles poderiam fazer mais pelo futebol. A federação lucra mais que os times da capital e não valorizam os clubes. Isso é prejudicial para nós torcedores que não temos para quem torcer no segundo semestre, já que não temos uma competição para movimentar os clubes da primeira divisão - afirma em tom de revolta o torcedor.

Conteúdo do informativo

No panfleto foram destacados aspectos sobre o estatuto do torcedor, repasse da Confederação Brasileira de Futebol - CBF à FAF, os 10% de arrecadação das bilheterias dos jogos, entre outros. O material foi colhido pelos torcedores que fazem parte do grupo do facebook.

- Damos ênfase sobre o estatuto do torcedor que foi desrespeitado várias vezes pela FAF, com mudanças de jogos em menos de 48h, o não repasse de bolas para alguns clubes, o recebimento de 50 mil da CBF, além de outros fatores que fazem esse grupo não sair de lá - completa.

Torcedora do Nacional, Vanessa Silva, 21 anos, não se intimidou e foi para as ruas ajudar a iniciativa do namorado e, de acordo com ela, não aguenta mais o descaso da federação com o futebol e sugere mudanças.

- Não é só a gente que compartilha da mesma ideia, são muitos torcedores que pensam a mesma coisa da federação. A FAF não faz uma prestação de contas, não tem transparência com os torcedores e não criam outras formas de disputas para os clubes e ainda pegam o dinheiro dos clubes. Esperamos que eles possam fazer uma prestação de contas, e que ao menos lutem pela terceira vaga na copa do Brasil. Mas se a federação continuar 'jogada às traças' como o próprio prédio, que está pixado há bastante tempo, não teremos a terceira vaga para um time do Amazonas - afirma.


CONFIRA ABAIXO A MENSAGEM DO FOLHETO NA ÍNTEGRA:


532664_419000691465891_100000678907995_1343314_184086980_n

IVAN GUIMARÃES DEFENDE FAF E CRITICA ESTUDANTES

Como o presidente da Federação, Dissica Valério Tomaz, encontra-se em Eirunepé, coube ao diretor técnico da FAF, Ivan Guimarães, responder: Ele criticou a atitude dos torcedores e destacou que os idealizadores do manifesto são pessoas que desconhecem o trabalho da federação e que querem apenas aparecer.

- Eles estão completamente por fora do assunto. São pessoas que querem aparecer. Ao que dizem da parte técnica, a qual sou responsável, são inverdades. Sempre resolvemos os problemas dos times em qualquer situação, até mesmo perante a CBF - explica.

yrxtzpkfO dirigente ainda explicou as questões abordadas no manifesto como a falta de calendário para os times da primeira divisão e cobrança de 10% dos clubes.

- O que eles afirmam é um erro. Nós (FAF) temos competições até dezembro com as categorias de base. Nenhuma federação no Brasil trabalha os times que disputam o Estadual até o final do ano. Estamos tentando mudar o formato da competição justamente para termos uma disputa até dezembro, mas isso requer tempo. Não cobramos 10% de nenhum clube, nem isso eles se informam. O que cobramos dos clubes é apenas 3% por jogo, para que possamos suprir despesas, e os jogos no interior o valor é repassado para as ligas.

Ivan ainda expôs os problemas que tiveram com os adiamentos de várias partidas do Estadual e o repasse de bolas do campeonato.

- Realmente aconteceu algumas mudanças nos jogos, não temos estádios nem Municipal e Estadual. Por isso, temos que jogar nos estádios dos outros, por isso da mudanças dos jogos. Com relação as bolas, a Penalty repassa 120 bolas para a entidade, mas eles não sabem que as bolas são para todas as competições que a FAF realiza, não apenas para os clubes. Muitas vezes ajudamos os clubes e damos bolas. A CBF tem contrato com o Nike e repassa apenas três bolas por jogo da Copa do Brasil. Se os clubes quiserem treinar com a bola do jogo, eles têm que comprar. Não é da forma que os torcedores pensam.

Sobre uma possível terceira vaga na Copa do Brasil de 2013, o que está sendo muito questionado pelos torcedores, ainda está indefinida pela CBF.

- A terceira vaga não existe, isso é uma coisa que ainda tem que ser aprovada pelo conselho geral da CBF. Possivelmente haverá uma reunião depois das olimpíadas de Londres, aí sim veremos como vai ficar o critério da vagas.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/05/torcedores-fazem-manifesto-contra-dirigentes-da-faf-em-manaus.html
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB