Semifinal de hoje à noite tem duelo de técnicos portugueses ‘pesos pesados’

quarta-feira, 2 de maio de 2012 Comments

O técnico Fernando Lage, do Iranduba, tenta superar o conterrâneo Luís Miguel, técnico do São Raimundo, na semifinal desta noite.


ypcsxzmk
 

PAULO RICARDO OLIVEIRA | ACRITICA.COM - De um lado, Fernando Lage, nascido na Angola e criado em Viseu, em Portugal, 40 anos, 138 quilos, bom de boca, técnico do Iranduba. Do outro, Luís Miguel, português   nascido e criado em Lisboa, a mesma idade, dois quilos a mais, também afeito aos pratos fartos, comandante do São Raimundo.

Nesse clima amigável, gastronômico, mas ao mesmo tempo hostil, os gajos que ancoraram no futebol amazonense farão um duelo à parte à beira do campo neste primeiro jogo das semifinais de hoje, no estádio Roberto Simonsen  (Sesi), entre Iranduba x São Raimundo. A peleja terá transmissão ao vivo pela TV A Crítica (Record), às 20h em Manaus.

Ambos os técnicos pretendem “jogar pesado” dentro e fora de campo a fim de garantir vantagem no jogo de volta.

Embora estejam em lados opostos, Lage e Luís já sentaram juntos para saborear um bacalhoada regada a vinho do Porto em clima de amizade. Mas hoje a amizade vai dar um tempo. Será cada um por si, pois vale vaga na final do returno do Estadual de 2012.

Mesmo dispondo de todos os titulares, Lage ainda não decidiu o time que começa jogando. “O grupo está bastante motivado para este jogo. Estamos com força total, mas ainda tenho dúvidas na escalação. Vai ser um jogo de 180 minutos, mas vamos tentar tomar logo a iniciativa para sair na frente”, diz o treinador, que pode optar por três atacantes, Israel Mineiro, Juan e Júnior, ou recuar este último para o meio de campo. Para relaxar um pouco e esquecer as dúvidas, o português do Iranduba resolveu pescar ontem à tarde, para depois, é claro, bater com o garfo no beiço. “Pescamos algumas sardinhas. É um peixe delicioso”.

Em clima de concentração total, Luís Miguel preferiu o silêncio sobre o jogo e o mistério na escalação. Equipe e comissão técnica do Tufão estão hospedados no Taj Mahal Hotel, Centro, com direito a restaurante giratório e vista panorâmica da cidade. A ordem, aliás, era não falar com a imprensa. O treinador não atendeu ao celular. Sabe-se, porém, que uma dúvida cruel lhe perturba a cabeça: o atacante Clailson, um dos principais trunfos do time ainda sente dores no tornozelo. O único que falou foi o lateral Sidmar Gro, mas não ajudou muito. “Ninguém sabe, na verdade, quem vai jogar. O professor (Luís) só vai definir mesmo amanhã (hoje), depois do treino”, despista ele, que se recuperou de contratura na coxa e será opção para o segundo tempo.

Fernando Lage  técnico do Iranduba

1  A Federação Amazonense de Futebol (FAF) resolveu fazer todos os jogos das semifinais no Sesi, alegando falta de segurança no Álvaro Maranhão (Iranduba). Isso é prejudicial à sua equipe?
Acho que sim. Poderíamos jogar com o apoio da torcida. Por outro lado, ainda não jogamos  no Sesi neste returno. Não sabemos das condições atuais do gramado. Mas decidiram assim. Não tem jeito. Vamos ter de jogar no Sesi. O certo seria jogarmos em Iranduba, pois o mando de campo do primeiro jogo é nosso. Quer dizer que no turno e no returno nosso campo (Álvaro Maranhão) serviu a agora não serve mais?

2 Há algum jogador no São Raimundo que mereça atenção especial?
Todos merecem atenção no São Raimundo. Acho que o forte do São Raimundo é o grupo como um todo. É uma equipe bem treinada, que joga com aplicação tática, tem velocidade nos contra-ataques, faz muitas jogadas abertas pelos flancos, tem jogadores experientes, como Washington. Não podemos vacilar. É uma partida de 180 minutos que precisará de cautela e atenção redobrada.

3  Na fase de classificação para o returno vocês venceram o Tufão por 2 a 1, em casa. Dá para repetir o placar hoje no Sesi?
Nossa ideia é pressionar logo no início e sair em vantagem. Mas temos que ser atentos na marcação e aproveitar as chances de gol. Aquele que vencemos por 2 a 1  aconteceu em outras circunstâncias. Existia inclusive o risco de rebaixamento. Agora a realidade é outra. Nosso time classificou bem, com boas chances de chegarmos à final. Tudo começa neste jogo de hoje. Esse é o espírito entre os jogadores. Estamos todos motivados para a partida.

São Raimundo tem a 5ª melhor campanha na classificação geral do Amazonense 2012



ixqvvwxs

CARLOS EDUARDO SOUZA | ACRITICA.COM - O São Raimundo tem a quinta melhor campanha do Amazonense 2012 e, se a classificação fosse pela pontuação nos dois turnos o time não teria se classificado entre os quatro primeiro, mas como a pontuação é por turno, o Tufão está classificado e enfrenta o Iranduba, em um das semifinais do Segundo Turno.

Assim como as demais equipes, o São Raimundo jogou 18 vezes, com oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. O time da Colina marcou 29 vezes e sofreu 23 gols, com um saldo positivo de seis gols.

Entre as vitórias que marcou a campanha do time no Amazonense 2012 está uma pelo placar de 3 a 2 sobre o Fast Clube, na sétima rodada do segundo turno. O Tufão começou a temporada sob o comando do técnico Sérgio Duarte, mas ainda no primeiro turno ele foi despedido e a diretoria trouxe Luís Oliveira, que estava no Iranduba.

Nesta quarta-feira, o São Raimundo enfrenta o Iranduba na primeira partida entre as duas equipes na semifinal do segundo turno. O jogo está marcado paras às 20 horas e terá transmissão pela TV Acrítica. Nesta fase do Estadual não há vantagens e, caso haja empate nos dois jogos ou uma vitória de cada lado pelo mesmo placar, a vaga na final será decidida nos pênaltis.

Confira a campanha do São Raimundo

São Raimundo  3x2        Princesa                

São Raimundo    2x3         Operário              

Fast Clube          2x0         São Raimundo   

São Raimundo    3x2         Holanda                  

Iranduba           0x1         São Raimundo   

São Raimundo   1x1         Rio Negro              

Penarol             0x0         São Raimundo   

São Raimundo   0x2         Nacional                 

CDC Manicoré    2x1         São Raimundo    

Segundo Turno

São Raimundo   6x0         CDC Manicoré      

Nacional            1x1         São Raimundo    

São Raimundo    2x1         Penarol                   

Rio Negro           1x0         São Raimundo    

São Raimundo    1x2         Iranduba                

Holanda             0x1         São Raimundo

São Raimundo    3x2         Fast Clube

Operário             1x3         São Raimundo

Princesa              1x1         São Raimundo

 

Apesar da campanha no segundo turno, Iranduba tem saldo de gols negativo.


sc5p23dw

CARLOS EDUARDO SOUZA | ACRITICA.COM - O Iranduba começou mal o Campeonato Amazonense por conta do pouco tempo de preparação. A situação só veio melhorar com a chegada do técnico Luís Oliveira, na metade do primeiro turno.

O Verdão perdeu os cinco primeiros jogos e até então era apontado como forte candidato ao rebaixamento. Veio o jogo com o Nacional, no Estádio da Colina e o time venceu por 2 a 1.

No jogo seguinte mais uma vitória contra o CDC Manicoré, em casa. Na partida contra o Princesa, em Manacapuru, um empate sem gols. Nos dois jogos seguintes o Iranduba enfrentou o Operário. Uma vitória fora de casa por 3 a 1 e, na abertura do segundo turno, um empate sem gols em Iranduba.

A única derrota no segundo turno foi para o Princesa do Solimões em Manacapuru pelo placar de 2 a 1. No jogo da volta contra o CDC, o time empatou em 3 a 3. Na volta o Verdão enfrentou o Nacional e empatou em 2 a 2.

No polêmico jogo com o São Raimundo, o Iranduba venceu por 2 a 1. Nesse jogo houve cinco expulsões e o volante Derlan agrediu o árbitro do jogo. Em seguida veio o jogo com o Rio Negro e outro empate. Desta vez por 1 a 1.

Nos três jogos finais do segundo turno, uma sequencia de três vitórias. 4 a 3 no Holanda, de virada; 2 a 0 no Penarol e no Fast Clube. Nos 18 jogos o Iranduba marcou 27 gols e tomou 28, tendo saldo negativo de um gol no Amazonense.

Nesta quarta-feira, o Verdão enfrenta o São Raimundo, no Estádio do SESI, no primeiro jogo da semifinal do segundo turno. O jogo da volta será na quarta-feira, dia 09, no Estádio do SESI.

Campanha do Iranduba no Campeonato Amazonense 2012

Fast Clube   5x1   Iranduba       

Iranduba    0x3   Holanda        

Iranduba   1x2   Penarol         

Rio Negro 2x1   Iranduba     

Iranduba   0x1   São Raimundo       

Nacional   1x2   Iranduba       

Iranduba    2x1   CDC Manicoré       

Princesa    0x0   Iranduba       

Operário    1x3   Iranduba       

Iranduba    0x0   Operário       

Iranduba   1x2   Princesa        

CDC Manicoré   3x3   Iranduba       

Iranduba   2x2   Nacional       

São Raimundo 1x2 Iranduba           

Iranduba   1x1   Rio Negro    

Holanda     3x4   Iranduba       

Penarol      0x2   Iranduba       

Iranduba    2x0   Fast Clube


FICHA TÉCNICA

Iranduba X São Raimundo

Iranduba: Diego, João Cara de Toco, Bodão, Farias, Williams (Raul) e Fabrício; Marcos, Rafael Iranduba; Israel Mineiro, Junior e Juan. Técnico Fernando Lage

São Raimundo: Rodrigo, Paulinho, Junior Bahia, Magno, Fofão e Fiti: Rondeinelli, Adelson e Gabriel Mauricélio Mata-Boi (Clailson) e Washington. Técnico Luís Miguel

Estádio: Roberto Simonsen (Sesi) 

Horário 20h 

Árbitro: Luiz Claudio Rodrigues da Costa

Assistentes: Abson Pantoja de Barros e Francisney de Oliveira da Silva

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB