Sul América completa 79 anos

domingo, 1 de maio de 2011 Comments

Untitled-1

      O Sul América Esporte Clube começou como ‘Serra Azul’, um time de garotos, residentes no bairro do São Raimundo, sem sede e muito menos diretoria. Dele faziam parte, dentre outros, Basilio, Joca, Dogival e Junot Frederico, que fundaram o Sul América no dia 1º de maio de 1932.

Curiosidades

Um jornalista da década de 50, Irisvaldo Godô foi quem apelidou o Sul América de "Trem da Colina", pela grande rapidez de seu ataque. Aos poucos, o mascote foi sendo adotado, porém antes, na década de 20, o locutor e médico Jaime Barreto chamava o Sul América de "Lobão".

Um detalhe interessante, é que o amazonense pronuncia o nome do clube aglutinando o prefixo (Sul) com o Sufixo (América), por isso é comum encontrar o nome do clube grafado na forma 'Sulamérica'.

A maior goleada registrada na história do clube foi de 16 a 0 sobre o extinto Guarani, pelo turno de classificação do campeonato oficial de 1959.

Ficha: Sul América 16 x 0 Guarani
Data: 07/06/1959
Local: Colina.
Renda: C$ 1.440,00.
Gols: Chicão (foto) 7, Milton Prudente 4, Zamundo 2, Sula, Assis e Azedo, um cada. O primeiro tempo terminou em 5×0.
SUL AMÉRICA: Wilson, Almir Macarrão e Amor; Zamundo, Sula e Carrapeta; Assis, Chicão, Milton Prudente, Evilázio Soares e Azedo.

Essas são apenas algumas curiosidades. Quer saber mais sobre a história do Sulão? Clique AQUI para ir à seção ‘História’ do site.

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB