Polêmica do América ressurge no STJD

quarta-feira, 4 de maio de 2011 14 comentários

9522281

       O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) terá na pauta desta próxima quinta-feira, dia 5 de maio, um processo que virou polêmica no fim do ano passado, na Série D do Campeonato Brasileiro. O América/AM perdeu a vaga na Série C para o Joinville depois de ser punido com perda de pontos pela escalação de um atleta irregular. Os dois clubes, logo após a decisão do Pleno sobre o mérito do caso, pediram esclarecimentos através de embargos de declaração.

Em julgamento realizado no dia 9 de dezembro de 2010, no mesmo Pleno, o América/AM, então vice-campeão da Série D, foi considerado culpado por escalar Amaral Capixaba, que não estava inscrito no BID da CBF, na partida contra o Joinville, válida pelas quartas de final. Como pena, o clube do Amazonas foi punido com a perda de seis pontos, além de multa de R$ 300.

De acordo com os embargos de declaração do clube catarinense, o STJD deixou de fazer constar que o América teve desconsiderado os pontos ganhos nas partidas disputadas contra o Joinville. Mas tal fato perdeu o objeto depois que o STJD comunicou à CBF, poucos dias depois do julgamento, que a vaga seria mesma do Joinville.

Mas o departamento jurídico do América/AM também entrou com um pedido de esclarecimento no tribunal. No documento, o clube alega o seguinte: o STJD intimou e comunicou a CBF do resultado do julgamento, pedindo para que esta adotasse as providencias pertinentes, com a consequente reclassificação das equipes, não havendo que se falar em reaplicação de mais partidas ou sua repetição.

Segundo os advogados do América/AM, a intimação dá conta da eliminação do América e sua substituição pela equipe do Joinville, o que não ficou definido nos votos do colegiado do Pleno, uma vez que caberia à CBF definir a questão, pois o que se decidiu no STJD foi tão somente a perda de seis pontos e multa de R$ 300. Assim, o clube amazonense requer a imediata correção da intimação.

Fonte: Justiça Desportiva

14 comentários:

  • Amilton Soares disse...

    Vamo fala uma verdade né o America está com uma campanha vergonhosa,complicada uma situação q todos sabem financeiramente no fundo do poço...Esquece a série D o America hoje não tem nem estrutura nem condições finaceiras de participar de um campeonato deste.O q vemos no Amazonense é um America decadente a beira do rebaixamento e ainda fica ai remoendo série D para com isto,deveria ter se concentrado no Amazonense pq ser rebaixado no campeonato como este é uma vergolha.O América não se levanta fácil aquele time q luto na serie D esta longe mas longe da realidade do America de hoje.Que falemos a vdd se fosse o America voltar na série D hummm teriam q da a vaga p outro time pq não tem condição nenhum de desputa a serie D pq senão consegue horar com salarios em um campeonato aki dentro do Amazonas quem dira fora...Vamos encarrar a realidade o futebol Amazonense está longe de participar de competições deste porte.Alias nossos times so saem na midia de fora como times mal estruturados com falta de condições uma vergonha,estamos no fundo do poço...Não acredito não melhora do futebol Amazonense infelizmente não...

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    Amilton, tó contigo e não abro. Essa conversa de Série D e América, é que nem bosta. Quanto mais mexe mais fede. Não tem sentido ficar repetindo esse assunto. Chega!

    A situação atual do América é de desespero. Tudo indica que vai ser rebaixado no medíocre campeonato amazonense. E se cair não volta mais, tenho duvida inclusive se vai continuar existindo. Se cair morre.

    Campeonato Brasileiro em qualquer série é assunto para time profissinal, lá não é lugar de time varzeano.

    E por falar em várzea, alguém sabe qual é a diferença entre o América e os demais times amazonenses? O América veste vermelho. (rsrsrs...)

  • Elias Abensur disse...

    Meu caro Celso Coelho, de tantos debates no isopor do Alfredo, após os jogos de nossos clubes.

    Caso o América recupere sua vaga na série C, o que eu acho quase impossível, certamente os patrocinadores aparecerão, inclusive o governo do AM. O golpe dado no nosso futebol partiu daqui mesmo. Alguém daqui entregou pro pessoal do JEC a situação do jogador Amaral. Mas teve um clube que, há 12 anos atrás, ascendeu à série B, porém comentendo o mesmo erro do América. Só não perdeu a vaga porque um ato administrativo da CBF puniu o Serra-ES. Nossos clubes carecem de uma melhor estrutura, é verdade, mas alguns clubes estão em situação melhor do que a atua situação do time do Seu Amadeu. O meu clube oferece boa estrutura, como alojamentos e alimentação dignos, salários em dia e um bom campo para se treinar. Esse clube aí que subiu pra série B, em 2009, chegou a alojar seus atletas nas cabines de rádio de seu estádio.

  • Amilton Soares disse...

    Apareceram patrocinios Meu caro Celso Coelho...vc é mesmo um sonhador sabemos q durante a serie D o America não pode contar com ninguém foi na serie D que o time se afundou financeiramente,os jogadores não tiveram nem mesmo seu salarios pagos como devia ser tiveram q sair com o q o America pode pagar...Patrocinio é piada mesmo nem p o Amazonense os times tiveram e por problemas q todos sabemos...Vamos abrir os olhos e sermos realisatas sou manauara mas sou bem realista nosso futebol ta longe de disputar seja qual for a serie de um brasileiro mesmo com a suposta criação da serie E,meu Deus varzea total,não teremos condições nenhuma... e o falo aki não é somente do meu querido America...e sim de todos os times amazonense o Penarol vai p serie D mas sabemos das dificuldades...PATROCINIO E APOIO DO GOVERNO e piada sabemmos q não tem...

  • Sandra Helena disse...

    Serie D dinovo ahh não é dimais vamo ser realista não tem condição nem de se manter na serie A do amazonense quem dirá o America na serie C ...vamo parar com isto...America ta p ser rebaixado uma pena mesmo.mas vamos ser realista povo amazonense nosso futebol ta longe do futebol do sudeste e p ajudar damos muito mais valor p os times de fora e não vamos assitir nem nossos times daki no nosso estadual.Ksa cheia aki e piada né mas ai queremos time na série C,B e ainda na serie A ...vamos ser realista cada dia ta pior o futebol aki!

  • CEZAR disse...

    CALMA PESSOAL, VAMOS SEDIAR UMA COPA DO MUNDO,(!) TEREMOS UM ESTADIO DE 1° MUNDO(!), SOMOS O PULMÃO DO MUNDO(!), .... TEMOS O PIOR CAMPEONATO DE FUTEBOL DO MUNDO(!)RSRSRSRS, ALIÁS, SE FOSSE O MELHOR CAMPEONATO DE FUTEBOL DO MUNDO, TAMBEM NÃO IRÍA ADIANTAR MUITA COISA, POIS, O AMAZONENSE, PREFERE FICAR VENDO FUTEBOL PELA TELEVISÃO MESMO.
    O FUTEBOL DO AMAZONAS, JÁ É DEFUNTO A MUITO TEMPO, ESTÁ FEDENDO E ALGUNS RELUTAM EM NÃO ENTERRAR.

  • Antonio Castilho disse...

    Cesar concordo com vc que além do amazonense assitir pela Tv ainda prefere torcer para os times de fora...Fedendo ta mesmo a muito tempooooo ai esta palhaçada de serie D vamo fal sério né,não damos conta nem do futebol daki quem dirá desputar campeonatos fora e seja qual for a serie não é coisa p amador e o nosso futebol infelizmente e de amadores!

  • Sérgio disse...

    Cara, é impressionante como aparece na hora de criticar um monte de pessoas querendo comentar e dizer o que certo e errado. Falar mal é fácil muito fácil. Cara tem times ai que subiram de série no brasileiro que em seus campeonatos foram rebaixados e muitos que também não estão muito à frente do América-AM em estrutura não, além do mais outros times da série B e tidos como mais grandes que também cometeram erros como o do América, a questão é que só o América-AM pagou o pato.
    Agora é claro que se o América-AM recupera-se a vaga, o que não irá acontecer, as coisas com certeza mudariam para melhor, surgiriam patrocinadores sim.
    Mas a questão é que o futebol Amazonense não tem influência nenhuma lá na CBF e a midia daqui do Amazonas não se preocupa em destacar o futebol de Manaus e nesse caso do América-AM sempre deu mais ênfase quando era para criticar e a sentença era desfavorável.
    De fato, desta forma fica muito difícil.
    Neste ano o Fast e o Penarol não foram tão ruim na Copa do brasil, talves faltou mais tranquilidade e experiência, mas foram bem diante de times com mais tradição no futebol do que os mesmos.
    Cara, o América não tem mais nada a perder e o STJD junto com a CBF foram injustos mesmos, então até onde for possível tem que colocar pra cima mesmo e cobrar explicações das decisões tomadas pelo STJD e da CBF.
    Acho que os times de Manaus não estão tão distante de muitos que estão ai no cenário nacional.
    Melhorar é algo que sempre vai ter que acontecer e tem muito o que melhorar mas os times de Manaus tem muito potencial para está num lugar melhor em competições Nacionais.
    Saudações Manauaras!!!!!!

  • SANDOMAR-RIO disse...

    ACHO QUE SE O AMÉRICA CONSEGUISSE SUA VAGA DE VOLTA, SURGIRIAM OS PATROCINADORES E TERÍAMOS UM TIME EM UMA COMPETIÇÃO NACIONAL VALORIZADA: A SÉRIE C. SOU OTIMISTA, ACHO QUE EM MENOS DE 04 ANOS ALGUM TIME DO AMAZONAS CHEGARÁ À SÉRIE B, FORÇA AMÉRICA, VAMOS LUTAR!!!

  • LEANDRO disse...

    JA TA TUDO DECIDDO NADA VAI MUDAR OQ TEMQ MUDAR E NOSSO FUTEBOL E DEIXAR DE SER AMADOR

    Embargos são retirados de pauta no STJD, já que decisão já foi tomada


    Relator já esclareu perda de pontos do América/AM, que resultou na classificação do Joinville à Série C

    José Geraldo Azevedo
    Alterar o tamanho da letra
    A- | A+
    enviar mensagem



    Francisco Mussnich esclareceu dúvidas dos clubes


    Os embargos de declaração de Joinville e América/AM ainda do ano passado, por conta de polêmica na Série D do Campeonato Brasileiro de 2010, não serão mais analisados pelos auditores do Pleno em sessão nesta quinta-feira, dia 5 de maio, às 13h30, simplesmente porque a decisão é monocrática, ou seja, é decidida por apenas um auditor, e que já o fez assim que os embargos chegaram às suas mãos.

    Acompanhe o site Justicadesportiva.com.br também pelo Twitter

    O auditor Francisco Antunes Maciel Mussnich deu provimento aos embargos do Joinville ainda no ano passado, esclarecendo ao clube catarinense que os seis pontos perdido pelo América/AM, na Série D, foram justamente os dos jogos contra ele, o que acabou por garantir ao Joinville a vaga na Série C deste ano. Dessa forma, os embargos do clube amazonense foram negados.

    O América/AM alegava que o voto do relator do processo no Pleno do STJD não deixava claro em que momento estes pontos seriam retirados do clube, o que lhe permitiria continua com a vaga na próxima fase. Mas após tal esclarecimento, o clube terminou mesmo desclassificado e sem a vaga. Coube à Diretoria de Competições da CBF dar a vaga ao Joinville.

    Entenda o caso:

    Em julgamento realizado no dia 9 de dezembro de 2010, no mesmo Pleno, o América/AM, então vice-campeão da Série D, foi considerado culpado por escalar Amaral Capixaba, que não estava inscrito no BID da CBF, na partida contra o Joinville, válida pelas quartas de final. Como pena, o clube do Amazonas foi punido com a perda de seis pontos, além de multa de R$ 300. Na primeira instância, o América/AM tinha sido absolvido.

  • TÉCNICO DE FUTEBOL PROFESSOR VALDO OLIVEIRA disse...

    ME DESCULPEM MAIS NÃO ACREDITO EM PAPAI NEL NEN EM 7 ANÕES VAMOS FICAR COM O REGIONAL E JA ESTA DE BOM TAMANHO,NINGUEM TEM FORÇA POLITICA NESSA MERDA DE LUGAR MESMO PRAS EMPRESAS PATROCINAREM UM TIME PRA SUBIR,E TAMBÉM NINGUEM VAI DAR DIMDIM PRA UNS E OUTROS ENGULHIREM SEM PRESTAR CONTA CAPICHE.ABRAÇOS

  • Sérgio disse...

    Cara, tanto faz agora essa vaga já era à muito tempo, mas a quetão é que o América-AM chegou lá no campo e isso mostra o potencial do futebol Amazonense.
    Agora é não cometer os mesmos erros e o Penarol mandar ver na série D desse ano.
    O Penarol tem um time muito bom, time pra ser de série C em 2012!!!
    Valeu e grande abraço!!!!!!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB