Piola forma base para um novo clube em Manaus

terça-feira, 1 de março de 2011 4 comentários

Piola mantém projeto social e aproveita talentos para formar um novo time. Foto: Alberto César Araújo/Acervo-DA Piola mantém projeto social e aproveita talentos para formar um novo time.

     Ex-jogador e um dos poucos ainda lembrados por seus feitos no futebol amazonense, Antônio Petrúcio Filho - o Piola, pretende fundar um time de futebol profissional. A meta é disputar a Série B do Amazonense de 2012, que só aceita jogadores até 21 anos. Se conseguir, será o primeiro a formar uma equipe com jogadores exclusivamente de base.

Aos 65 anos, o professor de Educação Física tem conhecimento de causa para a empreitada. Piola jogou durante dez anos (1963 a 1973) e foi técnico por quatro. Como atleta atuou pelo Fast Club, Nacional e Rio Negro no Amazonas, Paysandu-PA e até no Palmeiras-SP. Quando pendurou as chuteiras, treinou o Fast e Rio Negro. Com essa experiência acumulada, fundou a ‘Piola’s Escolinha de Futebol’, que atende 100 alunos até os 17 anos de idade.

É justamente da escolinha que o ex-jogador planeja formar sua equipe profissional. A meta é disputar a Série B do Amazonense de 2012, que só aceita jogadores até 21 anos. Se conseguir, será o primeiro a formar uma equipe com jogadores exclusivamente de base. “Estou com um projeto para criar o meu centro de treinamento, inclusive já trouxe alguns garotos do projeto para a escolinha”, disse.

O projeto é uma ação social criada pelo professor. Trata-se do ‘Futebol Sem Drogas’, que existe há nove anos em Manaus e atende aproximadamente mil crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos de idade. Piola não está sozinho na missão. Tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que paga R$ 50 por criança, R$ 50 mil por mês. Para Piola, que foi preparador físico do Flamengo-RJ, a ação social ocorre como um reforço à educação. “Onde tem violência, esse projeto entra. É uma prevenção para as crianças não entrarem nas drogas”, diz.

A participação no ‘Futebol sem Drogas’ se encerra aos 16 anos de idade. É a partir daí que ele aproveitará os talentos em seu futuro time. “Tivemos um garoto chamado Arnaldo, que saiu daqui para jogar no Tocantinópoles-TO. Outros vão para as categorias de base dos clubes de Manaus. O Américo, jogador do São Raimundo, passou pelo projeto”, relembrou. 

O programa tem seis sedes em Manaus, nos bairros Antônio Aleixo, Manoa, Alvorada 2, Compensa, Igarapé do Quarenta e Petrópolis. “É um grande sonho poder ajudar essas crianças. Elas são muito carentes e nós fazemos esse trabalho com muita satisfação”, afirmou Piola, que não pretende cometer o mesmo erro dos outros nove clubes que disputam o Campeonato Amazonense: formar equipes às vésperas da competição. “Já estamos montando uma base e buscando patrocínio. Assim, pretendemos começar a preparação bem antes dos demais”, disse.

A Série B começa em agosto e vai até dezembro. Em 2010, apenas cinco clubes disputaram a competição. Alguns desistiram por falta de recursos. Este ano o número de participantes ainda não foi definido. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) tem 20 times associados. O ‘Piola Futebol Clube’ pode ser o 21º.

Fonte: Diário do Amazonas

4 comentários:

  • francisco/goiania disse...

    a coisa mais importante no futebol chama-se base e estrutura de treinamentos, acredito que o piola esta começando certo, ao contrario dos outros clubes de futebol, exceto o nacional que tem pelo menos um campo para treinar, os demais é so pobreza por isso que não conseguem nada no cenario nacional.

  • FUTEBOL EM GUARATUBA PARANA disse...

    QUEM DERA SE TODOS TIVESSEM ESSA AJUDA NA BASE,ASSIM SÉRIA MUITO FACIL FAZER FUTEBOL E COM CERTEZA TERIAMOS MUITOS ATLETAS NO FUTEBOL AMAZONENSE E EM TODO BRASIL.50 MIL POR MES DA PARA FAZER MUITA COISA,SEM FALAR EM TODA A GAROTADA QUE TIRARIAMOS DAS RUAS,QUEM SABE SE FIZER ESSE PROJETO EM CADA BAIRRO DE MANAUS AI SIM 50 MIL PARA CADA PROJETO EM CADA BAIRRO,SERIA BEM LEGAL NÃO ACHAM ?

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB