Peladão entra em fase decisiva

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 Comments

Adilson-Estalo-brincar-pessoal-Skol_ACRIMA20101105_0002_13 Após 678 jogos realizados e 2.444 gols marcados, a categoria principal do Peladão Verde 2010 chega no seu momento decisivo. A partir deste final de semana quem perder dá adeus ao sonho de entrar para o hall de campeões da competição. Serão 123 jogos realizados amanhã e no domingo.

Um deles está marcado para às 12h45 no campo do 1º BPM em Petrópolis. E promete ser um embate de gigantes, digno dos octógonos do UFC (maior competição de MMA do planeta). Mas os únicos golpes permitidos no duelo entre Estalo da Santa Luzia e Skol FC, do bairro Zumbi, serão os chutes (na bola, e em direção ao gol, lógico). Se passar disso, é cartão vermelho.

Embate

A turma das duas equipes entrou na brincadeira e topou fazer as fotos no melhor estilo “luta livre”. Apesar de na foto ao lado o confronto parecer desigual, não se engane. A equipe verde e branca presidida pelo “seu” Adelson Monteiro é considerado um dos gigantes do Peladão. Bicampeão nos anos de 75 e 76, o Estalo jamais deixou de disputar uma edição da competição e quer voltar ao topo do maior campeonato de futebol amador do planeta. A equipe se classificou como primeira colocada de sua chave, com 3 vitórias e um empate. “Eu joguei no time que foi bicampeão e também fui vice campeão em 84, quando perdemos para o Zaire. Minha família tem uma história com esse time. Meu irmão, o Cleomar Monteiro, o ‘Ba’ foi o fundador. Outro irmão, o Sula Monteiro, esteve a frente do time. Ainda conto com o auxilio do Severino e do Edmar. Temos condições de chegar novamente ao título. O time que é campeão uma vez quer repetir isso sempre”.

Do outro lado, o Skol F.C joga o Peladão Verde pela 2ª vez. No ano passado a equipe do Zumbi ficou entre os 30 melhores colocados. A tradição do Estalo não intimida a turma do Skol. “Nós vamos com tudo pra cima deles. Independente da tradição que eles tem, a gente espera fazer um bom jogo e vencer”, afirma o diretor do time, André dos Santos. A equipe amarela se classificou em segundo lugar no seu grupo, com duas vitórias e uma derrota. A esperança de gols é o atacante Abraão dos Santos, conhecido como “Loco Abreu”. Seria locura pensar em título?

O Verde Está na Moda

Escola-Estadual-Sebastiao-Augusto-Loureiro_ACRIMA20101105_0001_13

Desde o ano passado, o Peladão acrescentou o “verde“ ao nome oficial da competição. E esta mudança não é apenas uma palavra a mais no nome do campeonato ou um mero modismo. O debate em torno de temas ligados ao meio ambiente nunca esteve tão em evidência e o maior campeonato de futebol amador do planeta não poderia deixar de dar sua contribuição para construir um mundo melhor e mais consciente.

Além de inúmeras ações como palestras com as candidatas ao título de Rainha e de plantar uma árvore a cada gol marcado no torneio, o “verde” proporcionou ao Peladão romper as barreiras do futebol e dos desfiles de beleza e ir parar na escola. Isso mesmo. Como o futuro do planeta está em jogo, nada melhor do que ensinar aos que são o “futuro da nação” a cuidarem mais da Terra. A primeira instituição de ensino beneficiada com o projeto “Peladão Verde na Escola” é a Escola Estadual Sebastião Augusto Loureiro Filho, no conjunto João Paulo, Nova Cidade. A gestora da escola, Caritas Baccin, se mostrou surpresa com os rápidos resultados da parceria com o Peladão. “O Arnaldo Santos nos procurou e apresentou o projeto. Ele achou minha escola ideal, principalmente por termos uma grande área descampada. Aí, nós começamos o projeto de plantio e manutenção dos vegetais. Tudo foi feito com orientação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semmas) e está sendo ótimo pra gente. Os alunos ficaram muito interessados, até porque é uma forma diferente de eles aprenderem sobre a preservação ambiental”, declarou a professora.

Segundo Caritas, até a disciplina dos alunos melhorou com o projeto. “Já percebi uma melhora no comportamento dos envolvidos no projeto. Até os professores melhoraram também” acrescentou. Trinta palmeiras e seis árvores foram plantadas no espaço da escola, que não possuía um vegetal sequer.

“A implementação da consciência ecológica nas crianças está relacionada a formação do principio da cidadania nestes jovens. Porque eles já começam a viver de perto esse momento tão crucial para o planeta. Eles serão os portadores da mensagem de que não pode haver crescimento sem desenvolvimento sustentável”, diz Arnaldo Santos.

O radialista ressalta que não se surpreendeu com o sucesso do projeto junto às crianças, mas que não imaginava que a participação dos professores fosse tão aguda. “Eles compraram a ideia e passaram a ser um parceiro importante na defesa e na implementação deste projeto. Eles são os agentes que precisávamos para por tudo em prática. Sem eles, nós correríamos o risco de ficar com nosso projeto apenas no plano das ideias, que não saem do papel”, sacramentou Arnaldo.

Fonte: A Crítica

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB