Julgamento do América será na sexta-feira

terça-feira, 26 de outubro de 2010 22 comentários

America-serie_ACRIMA20101017_0074_12        Madureira e América/AM jogam nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, pela segunda partida da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro, mas a partida pode não valer para nada. Na próxima sexta-feira, dia 29, a partir do meio-dia, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga uma denúncia contra o time amazonense, acusado de ter escalado um jogador irregular na fase anterior, quando eliminou o Joinville.

A denúncia partiu do próprio Joinville, que percebeu que o jogador Marcus Vinicius de Oliveira Pereira, o Amaral Capixaba, atuou no primeiro confronto, entre ambos, sem o nome estar presente no BID da CBF. O clube amazonense se defende dizendo que houve uma falha na Federação local.

Caso os auditores da Quarta Comissão Disciplinar considerem o América culpado, o clube será eliminado da competição e perderá o acesso que conquistou para a Série C ao passar pelo Joinville dentro de campo, com vitória por 2 a 1, em Manaus, e empate em 1 a 1, em Santa Catarina.

A punição ao clube também acarretará em mudanças na competição, já que uma das semifinais terá que ser jogada novamente, agora entre Madureira x Joinville.

O América/AM responderá ao artigo 214 (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Fonte: A Crítica

22 comentários:

  • Odorico Paraguassú disse...

    Não têm muito mais o que comentar a respeito deste assunto, que já está muito batido.
    Reafirmo, que a única coisa que pode salvar o América é o prazo.
    Chamo a atenção do administrador do blog, já que eu tentei e não consegui visualizar o CBJDD, pela NET, a respeito do artigo que dita sobre prazos.
    O Administrador, já postou o Artigo que o América está denunciado,o 214, faltando mostrar qual é o artigo que o América será defendido. Será bastante elucidativo se isso ocorrer.
    Sinceramente, não queria ver o América punido com a desclassificação, mas que devem ser punidos, de outra maneira, aí isso devem. sim.

  • Odorico Paraguassú disse...

    Cheguei, finalmente às informações do CBJD, a respeito dos prazos. Vejam minhas observações:

    1- Os artigos são os de Números 42, 43 e 44. Os de números 42 e 43, com seus parágrafos, beneficiam ao América (3 dias para recorrer);

    2- Porém o 44, beneficia ao Joinville.

    Vejam o Artigo 44 :

    Art. 44. Decorrido o prazo, extingue-se para a parte e para a Procuradoria, exceto em caso de oferecimento de denúncia, o direito de praticar o ato.

    Exatamente o "exceto em caso de oferecimento de denúncia" coloca o Joinville na briga no STJD, mesmo fora do prazo, pois foi o que eles fizeram. Eles não fizeram um protesto puro e simples, foi feito um "oferecimento de denúncia", aí me parece que o texto deixa claro que não precisa de prazo.

    Infelizmente, como a denúncia foi acatada pelo STJD, pois poderia ser declarada intempestiva e nem ir a julgamento, acho, a partir de agora que, repito, infelizmente, o nosso glorioso América vai perder a parada.

    Vamos aguardar e torcer, para que a maioria dos auditores pensem favoravelmente ao nosso América.

  • Brito disse...

    Aos Amigos

    Não vamos nós dar por vencidos temos um Advogado conceituado e de nome dentro da entidade Dr.Valery Perril

    Temos que nos agarrar nesse prazo de 3 dias
    Se fosse assim o Sampaio Correa teria direiro de entrar ns justiça também, pois o mesmo jogador atuou contra o Vila Aurora onde se o América fosse eliminado que entraria era o Sampaio então se você ta interpretando esse art.44 onde não haver prazo o Sampaio Correa podia entrar nessa briga tbm e ja pensou a confusão.Outro detalhe da defesa é que concerteza o nosso advogado vai expor o caso Madureira que foi denunciado pela mesmo art.214 jogador irregular onde não consta no BID, esse mesmo jogador jogou 3 partidas sem está inscrito do BID houve denuncia depois de 3 dias o STJD acatou por motivos de protocolo para dar uma satisfação ao clube denunciante mais que por está fora do prazo, o Madureira venceu por unanimidade, e os casos são identicos se não estariam nesse mesmo art.214 Se o Madureira foi absolvido com certeza o América tbm será tenha fé se um time tem direito todos tem. E já pensou se o Madureira fosse desclassificado haveria uma mudança total no Campeonato, se o Madureira chega a final com certeza tem o direito de se negar a jogar contra o Joinville, pois já conquistou esse direito de jogar a final ai será outra batalha judicial e acho que a CBF e o STJD não irão querer isso, alias se o América perder teremos o direito de recorrer ao Pleno até lá o Campeonato já estaria na fase final.Por isso tenho quase certeza que ganharemos mais essa.

    Mais sinceramente se for pra o Joinville entrar na competição preferia o que ficou em 6 lugar o Operário/PR perdeu com dignidade e não está apelando pra entrar na marra na competição.

    Seria mais justo nenhum desses dois participarem nem América que por ter uma diretoria imcopetente e nem o Joinville que não merece por não saber perder de desmerecer o time adversário
    Mais estou otimista enquanto ao julgamento tenho certeza da absolvição

    Tem jogão hoje

    Avante América

  • Brito disse...

    Noticia do jornal Diario de Noticias

    Manaus - Em busca de uma vaga na final da Série D do Brasileirão, América-AM e Madureira-RJ entram em campo nesta quarta-feira, às 15h (de Manaus) preocupados com o tapetão. O jogo será no Estádio Giulitte Coutinho, de propriedade do América carioca, em Mesquita-RJ.

    O Tricolor Suburbano precisa de um empate e pode até perder por 1 a 0 para chegar à decisão. Ao Mequinha resta fazer 2 a 0 ou mais gols, pois os cariocas venceram a partida de ida por 2 a 1. A repetição do placar em favor do América leva a decisão para os pênaltis. A vantagem de um gol, a partir de 3 a 2, favorece o time de Manaus.

    O técnico Sérgio Duarte fará duas alterações. Recuperado de lesão muscular, o lateral esquerdo Carlinhos volta ao time no lugar do zagueiro Santiago que, contundido, foi substituído aos 27 minutos do primeiro tempo da partida de ida. O volante e capitão Batista também regressa ao time no lugar de Diogo.

    No Madureira a situação é preocupante. O técnico Antônio Carlos Roy tem nove desfalques. Estão suspensos da partida pelo terceiro cartão amarelo os zagueiros Douglas Assis e Victor Silva, e o lateral-direito Valdir. O goleiro Márcio, o lateral-esquerdo Zeca, o volante Caio Cezar, os meias Michel e Hiroshi e o atacante Maciel, lesionados, completam a lista dos problemas do treinador.

    Bronca no Tapetão

    Além da partida, América e Madureira travam duelos a parte no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas com outros adversários. O Mequinha será julgado nesta sexta-feira (29), em primeira instância, no STJD, pela escalação irregular do zagueiro Amaral nas quartas de final da Série D, contra o Joinville-SC. O zagueiro ainda atuou sem contrato registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na segunda partida da terceira fase, contra o Vila Aurora, na cidade de Rondonópolis-MT.

    Já o Madureira tem julgamento marcado para esta quinta-feira, no Pleno do STJD. Assim como o Mequinha, o clube carioca foi acusado de ter escalado irregularmente o jogador Wesley em três partidas da primeira fase (Contra Tupi-MG, Botafogo-SP e Cene-MS). O clube carioca foi denunciado pela procuradoria do STJD, mas em setembro foi absolvido em primeira instância.

    O que isso que dizer que não dará em nada senão essa partida estaria suspensa

    América 2 x 0 Madureira Rumo a Final

    Avante América

  • Sandrão - JOINVILLE disse...

    O Madureira voltará a ser julgado hoje e o América na sexta.

    Na minha opinião, todo o campeonato sofrerá uma reviravolta !!!

    Acho que América e Madureira serã desclassificados!!!

  • Aldemar disse...

    Tecnicamente, o Amaral nunca deixou de ser atleta do clube. A mudança de contrato pura e simples, surgiu somente para beneficiar o atleta. Neste período, ele não atuou por outra equipe, tampouco deixou de fazer parte da folha de pagamento do América. Diferente de outras situações,quando o jogador é contratado de outro clube e não adquire condições de jogo. Este tbm deveria ser uma das teses da defesa. Ou seja, em um determinado periodo ele estava legalmente inscrito, mas houve um buraco neste intervalo até o dia 15 de outubro. Algumas súmulas proferidas pelo TST, poderiam ajudar nesta questão.

  • Brito disse...

    Se for assim concordo com vc Sandrão

    Se for so pro América ser desclassificado não será justo o Madureira tbm deve ser punido.

    Mais aqui pra gente o JEC merece essa vaga não séria mais digno optar pelos 6 e 7 lugares a ocupação dessas vagas.

    O América e o Madureira não merecem mto menos o JEC

    Mais acho mto dificil eles perderem esse tapetão a CBF e o STJD não são loucos de começarem tudo de novo além do mais daria espaço pra outros envolvidos entrarem na briga no caso Sampaio Correa,Tupi, Botafogo e Cene

    Como vc falou séria uma reviravolta.

    Avante América

  • Ricardo disse...

    Acordem, gente: o julgamento é sexta-feira. Eles poderiam ter marcado para daqui a umas duas semanas, mas marcaram já para sexta. Isso significa que eles vão entregar a vaga para o Joinville para o campeonato não demorar muito. Se houvesse a intenção de salvar o América, não marcariam o julgamento já para a sexta. Outra: o caso do Madureira é bem diferente. Lá, o Madureira foi absolvido por causa de prazo intempestivo. O Joinville entrou com o prazo certo. Não tem mais nada para o América se agarrar.

  • Brito disse...

    Veremos Ricardo e o caso do Madureira é caso igual sim senhor o mesmo artigo sim art.214. Não existe um artigo pra vários casos.

  • Ricardo disse...

    Você está certo, Brito: mas o Madureira se deu bem porque a CBF entrou no prazo errado, que era de três dias. O STJD não inocentou o Madureira por causa de alguma irregularidade não comprovada, pelo contrário, houve a irregularidade, mas o prazo que a CBF entrou foi intempestivo. No caso América, o Joinville fez tudo certo na questão do prazo, então não há como o América ser absolvido como o Madureira. No caso América não há como desviar a defesa para a tese de prazo intempestivo, como o Madureira fez. Só o que se vai alegar nesse caso é o mérito da questão, e diante de inequívocas provas apresentadas e de um regulamento bastante claro em relação a esse tipo de irregularidade, a vaga é de direito do Joinville... Então, só tenho a dizer: Viva o Nacional!!!

  • Sandrão - JOINVILLE disse...

    É meu caro Brito... o negócio tá ficando complicado!!

    Uma pena que o campeonato seja decidido assim.

    Na minha opinião, o clube que não observou as regras tem que ser punido; seja ele qual for.

    Já imaginou se todos os 40 clubes que iniciaram a competição usassem de subterfúgios e burlassem as regras??

    Não tem como... e como diria Arnaldo: "A REGRA É CLARA".

    Abraços... e vamos ver no que dá esse imbróglio !!!

  • Brito disse...

    Veremos então eu não sou auditor eu sei que o América facilou isso tem que haver punição mais dizer que o caso do América é diferente do Madureira não tem nada haver é igual sim. Esse negócio de prazo existe sim o JEC deveria entrar com o recurso no dia 20/10/2010 e não fez so daqui a 8 dias, no caso do Madureira o recurso foi até 3 dias fora do prazo e foi acatado por termos de protocolo para dar uma satisfação ao denunciante.O mesmo acontecerá com o América.

    América deve ser punido sim com perdas de ponto no proximo campeonato série C

    Madureira idem

    JEC tem que se contentar em ganhar o estadual para ganhar a vaga para a D no campo, mais cuidado pra não encontrat o Penarol de Itacoatiara e time Amazonense.O América já humilhou.

    Avante América

    Madureira 0 x 2 América

    Avante América

  • Brito disse...

    Outra coisa o JEC so teve esse conhecimento no dia 23/10/2010. Isso que dizer que algum torcedor de vcs comunicou a diretoria esse torcedor está de parabéns está lutando pelo seu clube ao contrario da diretoria que so teve conhecimento por esse torcedor e não sabia de nada que imcopetência era papel deles assim que o jogo terminou de verificar esse fatos ainda falam é que só do América que imcopetente.

    Avante América

  • Anônimo disse...

    não sei daonde vcs tiraram 30dias... o procurador é que tem 3dias para apresentar a ação ao STJD... o Joinville tem até 30dias para apresentar a ação pois é um fato oculto (o juiz nao sabe apenas pela sumula).
    Perderam amerilixo!!!
    NACIONAL!!

  • Brito disse...

    América 2 x 0 Madureira

    Sou América, São Raimundo, Nacional, Fast, Sul América, Holanda, Penarol, Rio Negro, CDC Manicoré viva o Amazonas.

    Aqui não tem esse negócio de rivalidade só no campeonato estadual.

    Rumo a final com Araguaína

    Avante América

  • Tupiniquim disse...

    Gente - pra que tanta discussão, estão dando prazo, levando em banho maria, pra que o campeonato acabe no campo de jogo e depois a CBF divulgue o que achar melhor para a entidade, nem o America, o Joinville, e outro clube será prejudicado, o Campeonato da Série C 2011 será com 24 clubes. Quem aguentar a provocação entre Norte e Sul e não morrer do coração VERÁ.......

  • Hassan Farias disse...

    Olá, sou repórter do site FutebolSC e setorista do Joinville Esporte Clube. Entro em contato, não com o intuito de criticar ou ofender ninguém, mas sim para repassar as informações esclarecidas à vocês.

    Tenho todo o respeito ao futebol amazonense e admito que o América ganhou a vaga dentro de campo, porém cometeu um erro fora das quatro linhas. E se errou, está propenso à punições.

    Enfim, vamos ao esclarecimento:

    A questão referente a prazos já foi esclarecida pelo assessor jurídico do Joinville, da Federação Catarinense e, inclusive, pelo Procurador Paulo Schimitz, que ficou responsável de analisar o caso e acatar ou não a denúncia. Porém, como havia muitas denúncias a serem avaliadas, ele passou o caso à outro Procurador, chamado Willian Figueiredo de Oliveira, que acatou a denúncia.

    Na verdade, o prazo de três dias são para denúncias em relação à informações e irregularidades explícitas em súmula pelo árbitro. E realmente o prazo de três dias já passou. Porém, o caso envolvendo Joinville e América se refere à um caso oculto, já que o árbitro não poderia saber da irregularidade de Amaral apenas consultando a súmula. Isso é chamado de caso oculto, e nessas condições o prazo determinado pelo STJD é de 30 dias após a divulgação da súmula. Portanto, a denúncia está dentro do prazo.

  • Anônimo disse...

    Eu só me pergunto como o BID aceitou a inserção do jogador Amaral no dia 15/10 se a data era até 03/10? a CBF vai ter que rebolar pra descascar esse abacaxi. No final o JEGUE vai ficar mesmo sonhando em ganhar no campo, já que no tapetão não deu certo.

  • Hassan Farias disse...

    A CBF aceita registros de jogadores em qualquer data do ano. Porém, a data limite de inscrições para a SÉRIE D era 03 de setembro. Mesmo assim, qualquer time poderia registrar jogadores, porém não poderiam atuar na competição após passar a data de inscrições.

  • Anônimo disse...

    Cara, eu sou de Joinville e acho que seria muito justa a vitória do América em campo, não fosse esse caso de jogador irregular.
    O clube deve ter um departamento jurídico bem atento para saber se os jogadores "novos" podem ou não entrar em campo.
    Se não foi prestado atenção nesse detalhe, deve ser pago com a perda dos pontos.
    Eu não acho que a vaga deveria ir diretamente ao Joinville, mas sim para o eliminado de melhor campanha. Mas mesmo nesse caso a vaga iria para o Jec, que teve a melhor campanha somados os pontos das tres primeiras fases.
    Sei lá, errada ou não, essa é a minha opinião.

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB