Enviado pelo repórter Paulo Veiga ao FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM
Imagine qualquer evento, competição, torneio ou atividade relevante e sem ter uma divulgação ou cobertura da mídia como um todo. Seria como realizar algo pra ninguém ver ou saber. Os profissionais que lutam e labutam ficariam na obscuridade sem ter como mostrar seu trabalho e o valor que tem para o público e a sociedade. Como diz o ditado “entrou mudo e saiu calado”.
O canal digital por satélite, Amazon Sat, com seu slogan “A cara e a voz da Amazônia” está oferecendo as equipes do Operário Esporte Clube (município de Manacapuru), Atlético, Atlético Cliper Clube, Atlético Rio Negro Clube, Esporte Clube Tarumã e Grêmio Coariense (município de Coari) do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2010 da Série B, a oportunidade única, inédita, profissional e principalmente a divulgação de seus profissionais na transmissão da competição deste ano.
A proposta é importante a meu ver, para o desenvolvimento e massificação da segunda divisão amazonense, pois oportuniza uma janela de mídia com um valor imensurável e coloca na tela o produto futebol amazonense aos empresários e empresas, ou seja, quem nunca ouviu, viu ou comentou sobre a existência da Série B vai começar a saber sobre a competição, que promove duas equipes para a Série A do ano próximo ano.
A chance dada do Amazon Sat, em transmitir os jogos oficiais da segundona, reflete o compromisso e a preocupação do canal na cobertura do desporto em geral. Já assisti transmissões do Sat em algumas modalidades, como: futsal, basquete, atletismo, vôlei, entre outros.
Vale lembrar, a transmissão do Sat, em fevereiro de 2007, do torneio início do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional, uma realização da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea). Na oportunidade, a equipe foi formada, por profissionais da equipe esportiva da Rádio Rio Mar, com narração de Adeilson Albuquerque (com passagem pela Rádio Globo Manaus, A Crítica, além de outros trabalhos na área de futebol em transmissões como repórter e jornalista), comentários de Teófilo Mesquita (Rádio Rio Mar, Globo Manaus, A Crítica e com experiência em jornais impressos) e reportagem de Paulo Rogério (Rádio Rio Mar, Globo Manaus, A Crítica e com experiência em inúmeras transmissões esportivas e jornalísticas, além de receber informes oficiais da FIFA há 28 anos). Enfim, na época a transmissão foi muito elogiada pela iniciativa da TV e a qualidade dos profissionais.
Se os dirigentes dos clubes da segunda divisão não aceitarem a proposta do Amazon Sat é um sinal que a competição continuará na obscuridade e praticamente sem veiculação além Estado do Amazonas. Não é uma critica ou desmerecendo os outros meios de comunicação, pois todos têm seu valor na mídia local, mas a TV daria uma conotação maior com a união da imagem chamado produto (futebol), ou seja, o esporte e seus profissionais, como no caso os treinadores, preparadores físicos, médicos, massagistas, dirigentes, torcedores, enfim um mundo de pessoas ligadas de forma direta ou indireta no futebol.
Segundo informações do site amazonsat.com.br, o “canal de Televisão digital é distribuído por Satélite (tanto com sinal aberto como sinal fechado), internet, rádio e outros meios digitais, sendo uma empresa do Grupo Rede Amazônica. O objetivo principal é ser a cara e a voz da Amazônia e do Amazonida, levando as riquezas da Região por meio da sua cultura, do seu povo e da sua tradição”.
Esse canhão de informações deseja, quer e acima de tudo valoriza o desporto em geral, e o futebol faz parte deste contexto. Transmitir o esporte mais apaixonante do povo brasileiro é comum e está inserido na própria cultura futebolística do país.
O Amazon Sat tem uma tradição nas transmissões de inúmeros eventos no Amazonas e em outros Estados, portanto o canal tem uma qualidade que vai ajudar na própria valorização do futebol amazonense, além do mais, a cidade de Manaus como sede dos jogos da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 não pode de forma alguma ficar fora de qualquer conceito de transmissão esportiva e muito menos as equipes profissionais que precisam da divulgação para ficar conhecida e conseguir seus patrocinadores.
Espero por uma decisão satisfatória para todos, seja, pelo lado do Amazon Sat e as equipes do futebol amazonense. Um detalhe: pra uma divisão que não despertou o interesse pelo torcedor por conta das mais variadas opções no fim de semana, a melhor opção é fechar com a transmissão com a TV e mais tarde pensar em alguma reposição financeira. Primeiro é vender o produto (futebol) e depois reivindicar valores de acordo com a qualidade a ser apresentada.