A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deve confirmar ainda nesta quarta-feira a participação do Nacional na Série D do Campeonato Brasileiro, na vaga do VEC (RO). A tendência entre os diretores do clube é abrir mão da competição, cedendo a vaga ao Nacional de Manaus (AM), concentrando esforços na disputa da Copa São Paulo de Juniores. Isso porque o time de Rondônia não tem recursos para disputar a competição, que é bancada pelos clubes participantes.
Ninguém da cúpula do time vilhenense fala sobre o assunto, mas extra-oficialmente o site foi informado que o motivo da troca do Brasileirão pela Copa SP deve acontecer por motivos financeiros. Sem a ajuda da CBF e não dispondo de patrocinadores, o Lobo do Cerrado teria que custear suas viagens para enfrentar adversários no Mato e no Acre durante a primeira fase. Se passasse à etapa seguinte, a equipe encararia clubes amazonenses, paraenses e de Roraima.
Nesta quarta-feira, os dirigentes rondonienses tentaram junto à FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) e a CBF uma maneira da equipe não ser penalizada em caso de desistência. “Estamos conversando. Inclusive pedimos auxílio da Federação Amazonense de Futebol (FAF) para que confirmasse o interesse do Nacional, para o Vilhena não ser penalizado”, disse o diretor do clube, José Natal Jacob.
O diretor da FAF, Ivan Guimarães, disse que está aguardando uma decisão do clube de Rondônia para comunicar ao Nacional e acredita que isso possa acontecer nesta quarta-feira. “Os dirigentes do Vilhena disseram que estão sem recursos e que iam mandar um documento para a Federação de Rondônia até hoje. Estamos aguardando”, disse Ivan Guimarães.
O presidente do Nacional, Luis Mitoso, aguarda até a próxima sexta-feira a desistência do Vilhena Esporte Clube (VEC) da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro 2010. “Estamos aguardando o clube oficializar a desistência. Pelo que sabemos o Vilhena está desistindo. Mas tem que ser nessa semana”, frisou o dirigente.
Para o dirigente, o clube já está pronto para trabalhar. “Só que temos de ter os jogadores até segunda-feira aqui, para iniciar os trabalhos”, ressaltou.
De acordo com o dirigente, o clube já possui os patrocinadores definidos, caso entre na competição nacional. “Temos que nos programar porque o América (Manaos) também está na competição e os recursos do Governo ficariam menores. O importante é conseguir a vaga para trabalhar os recursos. Posso dizer que se entrarmos será com time forte”, finalizou.
Fonte: A Crítica / vilhenaec.blogspot.com / FS / JCN / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM