Leão espera as sobras

terça-feira, 15 de junho de 2010 Comments

Leão Morto de Fome       A esperança é, realmente, a última que morre para o Nacional Futebol Clube, do Amazonas. O Leão sonha em disputar a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e deposita fé inabalável na desistência do Vilhena Esporte Clube (VEC), de Rondônia, que está no Grupo 2. O Naça pode ser o segundo representante do Amazonas.

      O primeiro e único, até agora, é o América Manaos, que garantiu a vaga ao conquistar o Campeonato Amazonense 2009. Para garantir participação, o Nacional propôs até contratar jogadores do clube rondoniense. “O Nacional pode pegar alguns atletas do Vilhena, porque o mercado está fechando e, dependendo do treinador, ele pode se interessar por um ou três jogadores. Se for confirmado a nossa entrada na Série D, em uma semana montaríamos um elenco”, garantiu o vice-presidente do Naça, Édson Rosas Júnior.

      Sem patrocínio, o Vilhena está disposto a ceder a vaga. Assim, o VEC evitaria uma possível punição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela desistência 26 dias após o prazo final estabelecido pela entidade máxima do futebol para abrir mão da vaga na Quarta Divisão.  Édson Júnior negou acordo com a diretoria do Vilhena para dar emprego aos jogadores do VEC. Mas Rocha, Souza, Magrão e Elsinho estarão disponíveis no mercado caso o VEC desista.

      O diretor-técnico da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, disse que a entrada do Naça ainda é possível mesmo depois do fim do prazo, na quinta-feira passada, para preenchimento dos grupos da Série D. “Caso os primeiros critérios da CBF não forem preenchidos, o Nacional pode assumir a vaga com a desistência do Vilhena (RO) porque seria o único clube, no País, interessado. Como ainda há tempo hábil, acredito que a CBF não deixará de formar um grupo com quatro times para não estragar a competição”, declarou Guimarães.

      A CBF definiu três critérios para preencher as vagas abertas nos grupos da Quarta Divisão. No dia 28 de maio, a substituição obedecia à candidatura dos clubes por federação. Até o dia 2 deste mês, o critério era o Ranking Nacional das Federações (RNK). Por essa exigência, o Nacional perdeu para o Cametá (PA) a chance de entrar no Grupo 1, o mesmo do América Manaos, porque a federação paraense está melhor ranqueada que a do Amazonas.  O último critério, até o dia 9 deste mês, foi o ranking de todo o Brasil que pode garantir a entrada do Leão.

      Se a esperança não morrer antes e o sonho se realizar, o Naça, em caso de ganhar a vaga, estreará fora de casa contra o Nauas, do Acre, no dia 18 de julho. Mixto e Vila Aurora, ambos de Mato Grosso, completam o Grupo 2.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB