Estreando a coluna ‘Fala Fanático’, Paulo Veiga enviou ao FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM sua opinião sobre o Campeonato Amazonense 2010. Paulo Veiga é ex-árbitro de futebol, fez parte da equipe esportiva da Rádio Rio Mar e da Rádio Globo Manaus e hoje trabalha na Assessoria de Comunicação da SEMED.
Na cidade da Copa, começa o campeonato da 4ª divisão
Paulo Veiga
Neste fim de semana (20 e 21/02), inicia mais uma edição do Campeonato Amazonense da chamada 1ª divisão com a participação de 10 equipes.Mas a competição não pode ser encarada como mais uma, e sim ganha status da cidade de Manaus como sede dos jogos da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014, ou seja, em toda história do futebol amazonense essa temporada é histórica.
O América do eterno técnico Amadeu Teixeira, vai lutar para conquistar o bicampeonato Estadual. Mas hoje o time sanguíneo é dirigido pelo ex-jogador Sérgio Duarte, que venceu não somente a competição do ano passado, mas principalmente o pessimismo dos incrédulos que não acreditavam no seu potencial.
O Nacional vice em 2009, como sempre monta uma equipe vinda de fora. Contratou até o ex-jogador Alemão, do Napoli-ITA e da Seleção Brasileira, pra formar um time competente em busca do título. O grande problema do time azulino vem de fora do campo com os palpiteiros ilustres do time. Fiquei sabendo nos bastidores, que o técnico Alemão dificilmente fica até o final da competição, independente dos resultados. Mas é claro, isso ainda é cedo pra dizer se é verdade ou apenas um boato. O fato é que o Leão da Vila Municipal pode realizar uma boa campanha ou repetir a vergonha do ano passado ao ser derrotado por uma equipe sem expressão.
Com o empresário Rosenha, como Presidente do Fast Clube, o tricolor de aço pode lutar pelo título sem precisar morrer na praia como aconteceu em anos anteriores. O técnico Aderbal Lana tem experiência de sobra, e vai pra onde o jovem empresário for. Particularmente apostaria em outro treinador pra dar uma conotação diferente ao próprio Fast e ao futebol amazonense.
A competição tem algumas particularidades que merecem uma atenção. No São Raimundo, saiu o veterano técnico Adinamar Abib, porque não recebeu seus salários em dias, mas que montou 95% do elenco para o Estadual. Curiosamente, a diretoria efetivou o zagueiro Donizete, que até então voltou a treinar pra jogar e teve que mudar de planos. Pode ser uma aposta crucial ao time colinense, pois a falta de experiência do zagueiro será o grande adversário nas quatro linhas nos momentos decisivos.
O Manaus Compensão surgiu do futebol de peladas na Compensa. Montou um time que não pode ser o melhor de todos, mas com certeza já vem ao longo de alguns anos com uma base. Curiosamente foi conduzido ao cargo de treinador, o ex-goleiro Nailton. Será um desafio pra Nailton, porque nunca treinou antes profissionalmente uma equipe. Eu considero o Compensão o grande favorito a conquistar o título amazonense, mesmo sendo debutante, o time vai superar-se pela formação que já algum tempo.
O Esporte Clube Asa da Amazônia é outro time debutante no campeonato, mas com poucas chances de chegar ao topo maior do evento.
O Sul América, CDC Manicoré, Princesa do Solimões e Penarol serão apenas os demais participantes do Estadual. Não desmerecendo os times, mas as dificuldades que enfrentam para manter um elenco, em si é um adversário invisível que muitas vezes é mais perigoso do que as equipes dentro de campo. Os dirigentes destas equipes são verdadeiros guerreiros na manutenção do time. Mas por outro lado, não podem ficar nessa situação o tempo todo, e precisam mudar esse cenário se querem sobreviver no futebol moderno.
O futebol amazonense precisa e necessita urgentemente de uma sobrevida pra calar de vez a língua maldosa dos críticos ferrenhos na escolha de Manaus com sede da Copa. A hora é essa de iniciarmos uma mudança radical e isso pode acontecer na temporada deste ano.
Nada é difícil e a prova está aí, com a cidade de Manaus como sede da Copa em 2014. Precisamos sair dessa incomoda participação da 4ª divisão do futebol brasileiro. Mas pra isso, também é necessário que tenhamos uma competição caseira de qualidade. O América será nosso representante no Brasileirão, e precisamos de todos os esforços para termos um Estadual digno dos bons tempos que levaram o futebol amazonense ser manchete no cenário nacional.
Se você tem um artigo, uma foto, um vídeo ou algo que queira compartilhar sobre o futebol amazonense, faça como o Paulo, e envie para: futebolamazonense@yahoo.com.br