Ismael Benigno

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 Comments
Colina_small1

O São Raimundo Esporte Clube é o único clube amazonense que possui um estádio próprio, o Ismael Benigno, mais conhecido como Colina, localizado na Av. Presidente Dutra, no bairro de Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

O nome do estádio é uma homenagem ao antigo presidente Ismael Benigno que dedicou a vida ao clube, ganhou um nome mais popular "Colina", pelo fato de situar-se no alto de uma colina natural que divide os bairros de São Raimundo, Santo Antônio e Glória, foi inaugurado em 19 de Fevereiro de 1961 com o jogo São Raimundo e Sport Club do Recife, com vitória do clube pernambucano por 8 a 1 e teve seu primeiro gol marcado por Mario do Sport e tinha uma capacidade estimada em 12 mil pessoas. Mas antes da estréia oficial do estádio eram realizados jogos pelo campeonato amazonense por volta de 1958, utilizando apenas o campo do futuro estádio.

Colina1
 Colina

Ficha

Apelido
Estádio da Colina
Local
Manaus, AM, Brasil
Inauguração
19 de Fevereiro de 1961
Remodelado
1969

Proprietário
São Raimundo E. C.
Dimensões do Gramado
105 X 68
Capacidade
11.000 pessoas
Maiores Públicos
23.152 pessoas (27 de Abril de 1969)
26 de abril de 1970 - Rio Negro 0x0 Nacional (20.783 pagantes)
Nacional 0 X 0 Rio Negro
Primeira partida
São Raimundo1 X 8 Sport-PE
Primeiro gol
Mário – Sport-PE

A Colina é de longe o estádio mais usado em jogos no Amazonas, a história do futebol amazonense está sempre ligada ao estádio, onde já jogaram Pelé, Garrincha e outros grandes ídolos do futebol brasileiro.

O estádio da Colina é formado por cinco lances de arquibancada sendo um coberto e com acentos, uma cabine de transmissão de radio, as dimensões do gramado são de 105m x 68m, tendo como capacidade total 15 mil pessoas, mas já suportou uma capacidade maior, tendo como recorde mais de 23 mil pessoas em um jogo disputado por Nacional e Rio Negro.

colina

Em 1969, sua capacidade foi reduzida para aproximadamente 15 mil pessoas e em 1996 a Colina volta a receber jogos de nível nacional com grandes públicos como São Raimundo e Portuguesa pela Copa do Brasil de 2001 com um publico de mais de 11 mil pessoas, e São Raimundo e Sampaio Correia disputando a final da Copa Norte com mais de 16 mil pessoas no estádio. Em 2000 ganha uma nova iluminação e a estréia em um amistoso contra o Suriname conhecido como "Jogo da Luz".

Atualmente, apenas a parte coberta do estádio está liberada para o torcedor, pois as demais dependências não possuem estrutura para recebê-lo. Após a escolha de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014, o estádio servirá como centro de treinamento para as seleções que vierem jogar na cidade. O projeto prevê a demolição do estádio, para a construção de um novo no mesmo local. A obra terá duração entre 6 e 8 meses.

Fonte: Wikipedia

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB