Fundação: 15 de junho de 2009 (profissionalização) TÍTULOS |
O Manaus Compensão é um clube com origem no bairro da Compensa, na Zona Oeste de Manaus, para a disputa do Peladão, o maior campeonato de futebol amador do mundo, que acontece na cidade todos os anos. Usando apenas ‘Compensão’ no nome, o clube foi seguidamente campeão, e resolveu se profissionalizar.
Em 2009, seu primeiro ano como profissional, o clube colocou ‘Manaus’ no nome, mas se mudou para Rio Preto da Eva, a fim de receber o apoio da prefeitura local. Na preparação para a Segunda Divisão do Campeonato Amazonense, o clube reuniu um forte elenco, sob a tutela do técnico Luis Carlos Winck (ex jogador da Seleção Brasileira), que havia treinado o São Raimundo no mesmo ano. A equipe contava com jogadores experientes e bem rodados em competições: Os goleiros Webber e Rascifran, os zagueiros Rogério, Pastor, Alberto, Mário Jorge e Greg e Thiago Brandão, Acreano, Luciano, os meias Fininho, Buiú, Reginaldo, Bigú e Vidinha, além dos atacantes Delmo (ídolo do São Raimundo), Garanha (que foi ídolo no Nacional) e Djalma (campeão estadual pelo América no mesmo ano). Além dos profissionais, alguns jogadores amadores, campeões do Peladão, continuaram no clube, como Sarapó, Buchudo e Leléu.
Seu primeiro jogo oficial aconteceu no dia 19 de setembro de 2009, um sábado à tarde, na goleada de 5 a 0 sobre o Cliper. O clube acabaria sendo campeão do primeiro turno, e fazendo a final do campeonato contra o ASA, vencendo os dois jogos no estádio Vivaldo Lima, por 3 a 2 e 2 a 0. O clube também teve o artilheiro da competição: Branco, com 11 gols. Um fato inusitado: após a saída do técnico Winck, o atacante Delmo passou a comandar a equipe do Manaus Compensão no segundo turno, e após a conquista do título, se aposentou.
Em 2010, na sua estreia na elite do futebol amazonense, o clube acabou não indo bem, fazendo uma campanha fraca (4 vitórias, 4 empates e 5 derrotas), e se salvando de ser rebaixado nas últimas rodadas. Mesmo com o fraco desempenho, o clube aplicou a maior goleada da competição: 7 a 0 sobre o ASA, que foi rebaixado.
Em 2011, o Manaus Compensão desistiu de disputar o Estadual, e foi automaticamente rebaixado para a segunda divisão de 2012.
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Paulo Veiga e A Crítica