| Fundação: 06 de janeiro de 1977 HINO 1977, a fundação se deu aqui Preto, azul e branco MASCOTE |
HISTÓRIA
O Grêmio foi fundado em 6 de janeiro de 1977 na cidade de Coari, cidade da região do médio Amazonas, pelos irmãos Manoel Brasil de Melo e João Brasil de Melo, com o nome de Grêmio Atlético Industrial, que posteriormente foi mudado para Grêmio Atlético Coariense. A partir daí o clube passou a disputar campeonatos amadores, ganhando vários deles, principalmente na década de 90.
Em 2004, sob a direção dos irmãos Paçoca e Tição, que brilharam no Princesa do Solimões na década de 80, o clube se tornou profissional, seguindo toda a cartilha da CBF, que implicava em ter times em todas as categorias de base, estádio com mais de 5 mil lugares sentados; pagamento de diversas taxas, sede social própria, etc. Nesse ano acabou sendo a surpresa do campeonato, ficando com o vice-campeonato estadual, logo no seu primeiro ano como profissional. Depois disso o clube ganhou o direito de disputar a Série C do campeonato brasileiro, no mesmo ano, fazendo sua estreia na competição nacional no dia 1o de agosto, vencendo fora de casa a equipe do Rio Branco-AC por 1 a 0.
Em 2005 o Grêmio fez história, sendo a primeira equipe do interior do estado a conquistar o título de Campeão Amazonense. A final foi contra o Nacional, de Manaus, clube que mais venceu o campeonato estadual.
Em 2006, após uma campanha irregular, pediu licença de dois anos do Estadual devido a problemas financeiros e ficou ausente até 2010, quando retornou ao futebol para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Amazonense.
Na preparação para a Segundinha de 2010, o clube trouxe de volta os dirigentes, jogadores e até o técnico João Carlos Cavalo, responsável pelo título inédito do Grêmio. O supervisor de futebol da época, Cláudio Silva, também recuperou a função assim como atletas que fizeram história no clube como o goleiro Rascifran, o volante Alberone, o meia Anderson Ferrão e o atacante Marinho. Nesse ano, o clube fez boa campanha na competição, e por pouco não conseguiu a vaga na elite, tendo perdido a vice-liderança (e segunda vaga) para o tradicional Rio Negro, no saldo de gols, na última rodada.
Em 2011, o Grêmio sagrou-se campeão da Segunda Divisão, mas perdeu o título por ter utilizado um jogador em vários jogos de forma irregular. Como punição, o clube foi suspenso por dois anos, e foi multado em R$ 20 mil.
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Wikipedia e Times do Brasil