UNIFORME
| Fundação: 21 de outubro de 2007 TÍTULOS HINO Letra e Música: Daniel Sales BIS Vamos vibrar nação alaranjada |
HISTÓRIA
O Holanda Esporte Clube foi fundado em 2007. O nome e a cor não são por acaso. Maior produtora de laranjas do norte do país, a cidade de Rio Preto da Eva acolheu também um presidente apaixonado pelo Carrossel Holandês, nome dado ao esquema tático utilizado pela seleção holandesa na Copa do Mundo de 1974, treinada por Rinus Michels. Mas a escolha do nome veio também por praticidade. O nome Holanda estava disponível na Federação Amazonense de Futebol (pois foi um clube amador fundado em 1984). E não havia como registrar um clube novo por pendências com a CBF, o que acarretaria num processo longo. Decidiram então recuperar o Holanda e em 21 de outubro de 2007 nasceu o clube profissional.
O primeiro jogo profissional, na Segunda Divisão do Campeonato Amazonense, foi marcado para a cidade de Itacoatiara, localizada a 260 km de Manaus e a 180 km de Rio Preto da Eva. A viagem foi marcada por fatos inusitados, que ilustram as dificuldades de quem faz esporte no Brasil, e particularmente no Amazonas, entre os quais dois ônibus com problemas mecânicos ficando na estrada, com os atletas chegando ao Estádio Floro Mendonça acomodados na carroceria de um caminhão. Superadas todas as dificuldades, o jogo foi difícil como se esperava, mas com um gol do atacante amazonense André Tavares (19 anos) o Holanda venceu por um tento a zero. Começava aí a campanha surpreendente que culminou com o título. Vencendo o Nacional ‘B’ na final, o Holanda se tornou Campeão Amazonense da Segunda Divisão.
Em 2008, já na elite do Futebol Amazonense, conquistou o torneio início - evento promovido pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas – que antecede o Campeonato Amazonense.
No campeonato amazonense da série A, sagrou-se campeão do segundo turno, erguendo a Taça Cidade de Manaus. Disputou as partidas finais com o campeão do primeiro turno, o Fast Clube, que jogava por dois resultados iguais. No primeiro jogo, dia 30 de abril, o Holanda empatou sem gols com o Fast. Na partida decisiva dia 03 de maio, o Holanda, estreante na primeira divisão do Campeonato Amazonense, superou as próprias expectativas e acabou campeão do Estado, ao vencer o Fast Club por 1 a 0, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus. O único gol da partida saiu aos dez minutos de jogo, com Deurick, que decretou o fim das esperanças do Fast, que jogava por um empate para por fim a um jejum de 37 anos sem vencer o Estadual. Ao longo das 17 partidas realizadas, o Holanda conquistou 9 vitórias, empatou seis partidas e perdeu apenas duas, marcando 32 gols e sofrendo 14.
O título estadual conquistado pelo Holanda lhe deu o direito de participar da Série C de 2008 e da Copa do Brasil de 2009. Na Série C, terminou em 27º lugar entre 63 clubes, tendo disputado a competição até a segunda fase, perdendo o direito de disputar a Série C de 2009(que classificava do 5º ao 20º lugares).
Em sua primeira participação na Copa do Brasil em 2009, perde de virada em casa para o Coritiba por 2 a 1 no Vivaldão em Manaus, mas consegue o direito de fazer o 2º jogo em Curitiba. No segundo jogo, no Couto Pereira o Holanda foi superado pelo Coxa por 3 a 0 e é eliminado na primeira fase.
O sucesso do Holanda no Campeonato Amazonense em 2008 não se repetiu em 2009. Abalado pelos fracassos na Série C de 2008 e na Copa do Brasil de 2009, e ainda sem poder atuar no município de Rio Preto da Eva, por conta de reformas no Estádio Francisco Garcia, o Holanda fez uma péssima campanha, ficando na 9a colocação entre 10 times, sendo rebaixado à segunda divisão.
Em 2010 o clube não disputou a Segunda Divisão, pois seu presidente, Paulo Radin, estava na campanha política local. Em 2011, o Holanda disputou a Segunda Divisão, terminando em 4o lugar, mas acabou ganhando vaga na primeira divisão de 2012, devido ao Grêmio Coariense, o primeiro colocado, ter tido seu título cassado, e o América, clube da primeira divisão, ter desistido da competição.
FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR com informações de Wikipédia, Blog História do Futebol, Futebol do Norte, RSSSF Brasil, Templos do Futebol, Globo Esporte e Times do Brasil.