Clubes amazonenses investem em jogadores experientes

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 1 comentários

Investimento na base, safra de jogadores e revelações locais são realidades cada vez mais distantes do cenário futebolístico amazonense. Na atual conjuntura do futebol profissional no Estado, por mais que os clubes procurem planejamento para fugir do imediatismo na formação de equipes e manter as categorias de base ativas durante todo o ano, acabam esbarrando na falta de organização do futebol amazonense, e consequentemente enfrentam o descrédito daqueles que poderiam financiar o esporte: os patrocinadores.

No Fast Clube, Princesa dos Solimões, Manaus Compensão e São Raimundo, assim como na maioria dos clubes que disputarão o Estadual 2010, os jogadores que entrarão em campo serão os velhos conhecidos da torcida amazonense, fato explicado por dirigentes, treinadores e comissões técnicas, pela falta de renovação e de categorias de base efetiva nos clubes.

Para o técnico do Fast Clube, Aderbal Lana, o futebol amazonense se carece de estruturação básica dos clubes. "Hoje não existe categorias de base no Amazonas. Os clubes apenas foram times para disputar um campeonato infantil, juvenil ou juniores, que ninguém ouve falar. Estas competições não podem nem ser chamadas de campeonato, na verdade são torneios relâmpagos", resumiu.

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, compartilha da concepção e responsabiliza a FAF (Federação Amazonense de Futebol) pelo descrédito e ausência de futebol de base efetivo no Amazonas. "Os clubes não se preocupam em estruturar uma base, pois não existem campeonatos para disputar". Para concluir, Mitoso lembrou que é preciso um pensamento amplo sobre a organização do futebol local para tentar renovar os 'nomes' conhecidos e repetidos de hoje. "Uma federação pouco organizada gera um futebol desacreditado e sem ordem", finalizou.

Segundo o técnico Lana, o trabalho realizado na base atualmente não chega a ser classificado como razoável. "Muitos jogadores tem potencial, mas não tem cabeça. Eu observo isso nas preleções, quando eu falo na linguagem mais simples possível e os garotos não entendem como fazer o que eu peço em campo, enquanto os mais experientes compreendem e executam durante a partida".

A má formação dos jovens atletas, aliada a deficiência financeira dos clubes acaba por conduzir os dirigentes de volta ao ciclo de procura pelas 'figuras carimbadas' do futebol amazonense. "Como os clubes fazem contrato de apenas quatro meses, duração do Campeonato Amazonense, devido a situação financeira, não dá tempo de adaptar os mais jovens ao nível dos mais experientes. Este trabalho deveria ser feito na base, para que ela chegasse ao profissional já pronto. Como não acontece, os clubes acabam optando por aqueles mais experientes, diminuindo a possibilidade de renovação", justificou o preparador físico do São Raimundo, Paulo Feitosa.

Seguindo esta linha de argumentação, Ney Júnior, 33, zagueiro do Fast Clube, diz que os treinadores os preferem em razão da experiência e liderança exercida pelos jogadores 'rodados'.

"A comunicação é mais fácil e como temos uma carreira mais longa, os dirigentes e treinadores nos escolhem pela confiança que transmitimos, e principalmente, por já conhecer o nosso trabalho", compartilha Ney Júnior, que deseja jogar profissionalmente por mais dois anos, tempo restante para a conclusão do curso de Educação Física.

"Desejo me formar e seguir carreira de preparador físico ou treinador de futebol", concluiu o zagueiro.

Aderbal Lana atenta também para a formação acadêmica dos atletas. "Além de ter bom futebol é necessário que o jogador goste no mínimo de ler, pois às vezes eu passo uma orientação para um jogador e ele não obedece simplesmente por não conhecer uma palavra", revelou o treinador, salientando que este trabalho também deve ser iniciado na formação de base.

Fonte: Amazonas Em Tempo

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    Fiquei sabendo que o volante amazonense Francisco Lima Govinho ex Roma da Italia, de 39 anos esta acertando com um clube amazonense para jogar o Estadual 2010 ...Isso é verdade ? Qual clube seria este ?

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB