Copa Amadeu Teixeira define finalistas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 Comments
Apesar de o Amazonas não ter um clube na elite do futebol brasileiro, as categorias de base ainda continuam forte na formação de futuros craques. Exemplo disso é a Copa Amadeu Teixeira que, desde 2005, reúne times de escolinhas de futebol e associações. E, somente neste ano, nas quatro categorias (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), 36 clubes participaram da competição, que definiu os finalistas neste fim de semana, em Manaus.

De acordo com o coordenador da Copa Amadeu Teixeira, Gesiel Rêgo Silva, a participação dos clubes é feita por meio de convite e que, inicialmente, foi pensada apenas para as escolinhas de futebol.

- Como tinha muitas escolinhas de futebol em Manaus e algumas com o aval de tradicionais clubes brasileiros, resolvemos fazer esta competição para testar esses jogadores que, normalmente jogavam apenas em suas respectivas escolinhas. Então, a competição está crescendo e este ano tivemos, inclusive, que deixar 20 times de fora - explicou Gesiel.

Além de escolinhas de clubes do Amazonas como Nacional, São Raimundo, América e Princesa, o torneio conta com grande número times de franquias de times brasileiros como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Coritiba, Náutico, Santos e Cruzeiro.

O nome da competição, segundo o coordenador, é uma homenagem a um dos ícones do futebol Amazonense, Amadeu Teixeira, que é o fundador do América-AM e que sempre trabalhou as categorias de base.

Jogo da Copa Amadeu Teixeira (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)


TORNEIO DESTE ANO

Na edição deste ano, a copa começou no dia 29 de outubro e, até o último fim de semana, realizou 85 partidas. Com os resultados de sábado e domingo, com jogos no campo do Colégio Militar, no Centro de Manaus, foram definidos os finalistas das quatro categorias da competição. A data das finais será marcada nesta terça-feira pela organização.

No sub-11, a final será entre a equipe do Martha Falcão e a escolinha do Santos. Já para os garotos até 13 anos, o título será decidido por Escolinha do Flamengo e BEC/Betânia. Para os garotos até 15 anos, a decisão será entre Asa/Dom Bosco contra o América e, no Sub-17, entre Princesa do Solimões e Clube Atlético Amazonas.


Sub-11
Martha Falcão x Escolinha do Santos

Sub-13
Escolinha do Flamengo x BEC/Betânia

Sub-15
Asa/Dom Bosco x América-AM

Sub-17
Princesa do Solimões x Clube Atlético Amazonas



Fonte: GLOBOESPORTE.COM
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB