Apresentação do Pôster de Manaus para a Copa-2014

segunda-feira, 26 de novembro de 2012 Comments
Lançada no início da noite deste domingo, 25, o pôster da cidade de Manaus na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 apresenta duas araras pousadas no poste de uma trave de gol. As aves fazem parte da fauna da região amazônica. A solenidade de lançamento ocorreu nos jardins do Teatro Amazonas, no Centro da cidade, onde a faixa que cobria a imagem foi descerrada pelas cunhãs-porangas dos bois-bumbás de Garantido e Caprichoso, ítens que fazem parte do festival folclórico da cidade de Parintins (a 369 quilômetros da capital).

O diretor da empresa Mene & Money, Nilo Portela, responsável pela criação do pôster, revelou ao GLOBOESPORTE.COM que a imagem foi trabalhada em cima de cinco princípios (sociedade coerente, poder de inovação, natureza surpreeendente, futebol vivo e terra de felicidade) determinados pela FIFA. De acordo com Nilo, a preocupação ficou em cima dos itens para montar da melhor maneira possível o pôster da cidade.

- Na realidade, a FIFA estabeleceu algumas regras e diretrizes para o projeto e nós trabalhamos em cima das regras e objetivos estabelecidos pela entidade de maneira a promover alguns princípios relevantes pela gestora do mundial. Nós pegamos algumas e usamos como a 'natureza viva' que foi trabalhada bastante. A arara é um elemento único de nosso estado e como principal ativo de nossa fauna de uma natureza viva. Não esquecemos o lado humano, que agente quis representar com a arara que é uma ave, além de ser diferente pelas cores que é muito forte da nossa terra. É uma forma de mostrar um pouco de nossos elementos bastantes claros, que é o amor, companheirismo, felicidade e até fidelidade, já que é uma ave que costuma ter um único parceiro a vida inteira.

O coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa) Manaus, Miguel Capobiango, disse que foi encaminhada a FIFA algumas propostas para análise, que seguiu as exigências da Federação Internacional, na qual simbolizasse a cidade de Manaus e o Amazonas na imagem.

Pôster Oficial de Manaus (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
(Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
 
- É mais uma etapa que estamos cumprindo em relação a Copa, que envolve também a divulgação das cidades-sedes. Espero que nosso pôster represente tudo aquilo que queremos mostrar para o mundo em relação a Manaus. A ideia é que cada pôster mostre cada parte do Brasil. O processo foi simples e livre e houve algumas propostas do Amazonas, mas que acabou sendo essa que todos estão podendo presenciar - finalizou.

O público que acompanhou a programação assistiu ao concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas dentro do Teatro Amazonas, além das apresentações de Márcia Siqueira, Fátima Silva, Israel Paulain e Edilson Santana cantando músicas da cultura amazonense e canções-temas da Seleção Brasileira em Copas anteriores.

A réplica gigante do pôster ficará exposta na fachada do Teatro Amazonas. O lançamento do pôster de Manaus ocorreu no mesmo dia em que todas as outras cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA no Brasil também fizeram o lançamento de seus pôsteres.

Teatro Amazonas (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Teatro Amazonas foi o palco do lançamento do pôster da cidade  (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
 
 
 
Fonte: GLOBOESPORTE.COM/AM
 
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB