Confiança na escolhe de Caramuri para nome da bola da Copa

sábado, 16 de junho de 2012 Comments

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Esporte da Aleam, Fausto Souza, a escolha é quase certa.


P1030064

JOÃO PAULO OLIVEIRA | PORTAL AMAZÔNIA - A FIFA deve anunciar nos próximos doze meses o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. O deputado estadual e presidente da Comissão de Esporte da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Fausto Souza, diz que está confiante quanto a escolha do nome Caramuri – uma fruta que possui tempo de colheita a cada quatro anos, originaria do município de Maués, no Amazonas.

“Com o próprio reforço e apoio da Fifa, tenho certeza que o nome da bola que rolará nos gramados brasileiros será mesmo Caramuri”, enfatizou o deputado amazonense. Para o político, os nomes das bolas utilizados nos mundiais de 1970 no México e até mesmo na última Copa, disputada na África do Sul, não possuem referencias de suas nações.

“Porque não se dar o nome da bola na próxima Copa, com características culturais, pois, precisamos de um nome bastante nosso, um nome regional e que represente o que o país tem de melhor, que é o nome de uma fruta que só frutifica de quatro em quatro anos, a Caramuri”, citou Fausto.

Para o deputado, entre as alternativas sugestivas oferecidas à multinacional Adidas, a Caramuri leva vantagem. O nome optado de ‘gorduchinha’, homenagem ao radialista Osmar Santos, não leva em conta nenhuma referência especial e cultural brasileira. Para o deputado a sugestão ‘Caramuri’, não possui tradução exata para os índios saterê mawe, mas representa o fruto da floresta que alimenta homens e animais. “Essa fruta tem destaque entre todas as outras, principalmente por suas características marcantes”, explicou.

Com a permissão do nome de Caramuri pela marca de material esportivo internacional Adidas à bola da Copa do Mundo de 2014, o deputado Fausto Souza almeja valorizar a exclusividade amazônica e sua riqueza de fauna e flora, sendo que as portas para projetos de viabilidades publicas  podem ser cada vez mais abertas. “Esperamos, com isso, evitar que uma das belas frutas da Região Amazônica desapareça em virtude da colheita  irresponsável”, concluiu.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/esporte/confianca-na-escolha-de-caramuri-como-nome-da-bola-da-copa-2014/

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB