Sul América reúne campeões para comemorar os 80 anos do clube

terça-feira, 1 de maio de 2012 Comments

Trem da Colina estuda projetos para construção de um centro de treinamento e trabalhar nas categorias de base para retornar a elite do futebol local.

xbfcxggw


GLOBOESPORTE.COM - Um encontro de gerações marcou a festa de aniversário de 80 anos do Sul América Esporte Clube, na tarde dessa terça-feira (01) bairro da Glória, na Zona Oeste de Manaus. A equipe possui dois títulos estaduais e é bicampeão brasileiro de futebol feminino. Atualmente fora do circuito profissional, o clube tem planos futuros para retornar à elite do futebol amazonense.

A festa de vovô do futebol, como é chamado carinhosamente pelo presidente do Clube, Luiz Costa, é uma celebração histórica para ex-atletas, amigos e torcedores do Trem da Colina. Luiz confirmou a construção de um centro de treinamento em 2013 para dar seguimento aos projetos do clube.


jgdqugbq

- Não se trata apenas de futebol, comemorar o aniversário do Sulão é uma oportunidade de reunir amigos que fizeram parte da nossa história. Isso por si já basta.Temos planos de construir um centro de treinamento e trabalhar nas categorias de base para poder retornar ao quadro de elite do futebol - explicou o presidente.

j2vng5oiDurante a festa, ex-jogadores estiveram presente. Tavares, que participou da campanha do dois títulos estaduais (1992 e 1993) foi um dos que recordou os momentos de glória do time. Outro que também esteve na festa, Zamunda, hoje com 76, recordou a goleada histórica de 8 a 0 sobre o São Raimundo, na qual ele marcou o oitavo gol na partida comemorada como um título no estádio do Parque Amazonense, no dia 16 de julho de 1958.

- Naquela tarde, Chicão marcou três gols, Evilázio dois, Sula dois e eu fiz o último. De lá pra cá nunca o São Raimundo conseguiu dar o troco.Chegou até ganhar de seis, mas sei que existe uma regra aqui. Podemos perder de trinta de qualquer time, mas nunca perderemos de oito porque o presidente decidiu tirar o time de campo - declarou.

ESCALAÇÃO DA GOLEADA HISTÓRICA

Na goleada de 8 a 0 sobre o Tufão, o time do Sul América estava escalado com Sandoval,Nilton, Almir Macarrão, Zamunda, Sula, Carrapeta, Alemão, Ney, Chicão, Evilázio e Tota.

HISTÓRIA

o Sul América Esporte Clube foi fundado por um grupo de jovens do bairro da Glória, na Zona Oeste de Manaus. O nome homenageia o continente americano. A intenção era criar um clube para enfrentar de igual para igual o São Raimundo, clube da mesma região.

Foi desativado entre 38 e 41, mas retornou em 1942 graças aos esforços do Sr. Arquiteclínio, um entusiasta do futebol. O apelido "Trem da Colina " foi criado pelo jornalista Irisvaldo Godói na década de 50, que via no ataque do Sul-América a rapidez de um trem. Somente em 1992, veio o primeiro título estadual. Em 93, o bi. Mas o Sulamérica não conseguiu manter a qualidade.

Atualmente está fora do quadro oficial do futebol amazonense. Localizada na rua 5 de setembro, no bairro da Glória, a sede do clube esta na área de construção do Projeto Sócio e Ambiental do Igarapés de Manaus (Prosamim).

Um projeto estipulado no valor de R$ 2 milhões está orçado para construção do centro de treinamento, na estrada do Paricatuba KM 21, próximo ao município de Iranbuda, com escola rural, três campos e alojamentos para todos os atletas,para no futuro o trem da colina retornar a elite do futebol amazonense.

Títulos

Campeão da Copa Integração - 2004
Bicampeonato estadual - 1993
Campeão estadual - 1992
Bicampeão brasileiro feminino - 1991
Campeão brasileiro feminino – 1990

Quer saber mais sobre a história do Sulão? Clique AQUI.

Fonte": http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/05/sul-america-am-reune-campeoes-no-aniversario-de-80-anos-do-clube.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB