Naça tentou, mas não conseguiu segurar o Coxa

quinta-feira, 22 de março de 2012 Comments

Goleiro do time amazonense, Jairo foi o principal destaque da partida, pegando pênaltis e fazendo defesas importantes.

unbvh5bl

GABRIEL HAMIKO | GLOBOESPORTE.COM - O Coritiba venceu o Nacional-AM, por 2 a 0, e segue na Copa do Brasil. A disputa foi realizada no Estádio Couto Pereira e era o único duelo que faltava para a definição da segunda fase da disputa nacional. O autor dos dois gols da vitória coritibana foi o atacante Anderson Aquino, aos 18 minutos da etapa inicial e 42 do segundo tempo.

Coritiba e Nacional-AM precisavam de gols para seguir na competição. No caso do Coxa, a necessidade de balançar as redes para abrir uma vantagem e garantir o triunfo. Para o amazonense Naça, um empate em 1 a 1 já era suficiente.

Por causa da necessidade, o jogo começou aberto e veloz. O gol coxa-branca deu mais tranquilidade ao Coxa e abalou o Nacional-AM. O time da casa, empurrado pela torcida, tocou mais a bola e teve domínio do jogo.

O próximo adversário do Coritiba na Copa do Brasil é o ASA, no dia 4 ou 11 de abril. A primeira partida é em Alagoas e uma vitória coxa-branca por dois gols de diferença elimina o duelo de volta, em Curitiba. Antes disso, o Alviverde volta para o Campeonato Paranaense. No próximo domingo enfrenta o Arapongas, às 16h (de Brasília), no Estádio dos Passáros.

Eliminado da Copa do Brasil, o Nacional-AM só pensa no Campeonato Amazonense. No sábado, às 15h (de Brasília), enfrenta o São Raimundo, no Estádio SESI.



Jogo aberto e vantagem coxa-branca

Um convidado ilustre estava nos camarotes do Estádio Couto Pereira. Após ser apresentado oficialmente como novo atacante coxa-branca e, após três anos longe do Alto da Glória, Keirrison assistiu a partida e no intervalo desfilou pelo gramado.

Dentro das quatro linhas, a necessidade de marcar um gol, fez o técnico Léo Goiano surpreender e montar um Nacional-AM mais ofensivo, que deu espaço para o Coritiba jogar. Os primeiros minutos do duelo foram lá e cá.

O grande trunfo alviverde era a constante movimentação dos meias. Lincoln e Roberto revezavam entre a esquerda e direita. Mas os primeiros minutos, aliado com a busca da vitória, apresentou um time nervoso e ansioso.

Um gol coritibano foi o suficiente para mudar o ânimo do anfitrião. Aos 18 minutos, Anderson Aquino mostrou calma e frieza. Esperou o goleiro Jairo cair e tocou para o fundo das redes. Primeiro gol do Coritiba na Copa do Brasil 2012.

Com a vantagem alviverde, Léo Goiano já mudou o Naça. Sacou o meia Kalyton e colocou o meia-atacante Naldinho. Mas os maiores perigos do Naça eram através dos velozes contra-ataques.

Pressão do Coritiba e gol salvador

Na volta do intervalo, o imprevisível Léo Goiano se arrependeu de ter colocado Naldinho. Tirou o atleta e colocou o atacante Garanha, para ter mais experiência em campo. Um gol bastava para o acesso do Naça.

Já o Coritiba pecava muito na hora do último passe, antes da finalização. Pensando em corrigir o time, o técnico Marcelo Oliveira chamou o meia-atacante Geraldo e o colocou na vaga do atacante Roberto.

Pela esquerda, o angolano Geraldo movimentou bem as jogadas e criou boas chances de gols. Mesmo assim, participou do revezamento com Lincoln e, em alguns momentos, caiu pela direita. O placar de 1 a 0 era perigoso para o Coritiba. Para dar novo fôlego ao meio-campo, Everton Ribeiro entrou no lugar de Renan Oliveira.

Só que os passes errados do Coritiba prevaleceram. Sempre próximo à entrada da grande área, as jogadas individuais não tinham continuidade. Para dar mais emoção, o Naça saía em contra-ataques rápidos, mas não conseguia finalizar.

Quando a jogada encaixou, após tabela de Everton Ribeiro com Aquino, que entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Jairo. Penalidade máxima para o Coritiba. O meia Tcheco cobrou, mas foi fraco e Jairo espalmou para escanteio.

Como última cartada, Oliveira trocou o meia Lincoln por Gil. Mas foi de Everton Ribeiro e Aquino que saíram duas chances à queima-roupa. Jairo salvou os dois chutes sequenciais, aos 40 minutos.

No sufoco, o Coritiba garante a classificação, para um público de 11.079 pagantes (renda de R$ 128.182,00) no Estádio Couto Pereira. No último minuto, para não ficar só no placar simples, Aquino marcou, após o bate e rebate na pequena área. Final de papo: 2 a 0 para o Coxa e festa no Alto da Glória.

tpc3dcrc

O lateral-direito do Naça, Amaral, admitiu dificuldades por jogar contra o Coritiba no Paraná. “È um time de primeira divisão, com a torcida empurrando o time deles para frente. É muito difícil”, disse á rádio 98 FM de Curitiba. Ao todo, 11.079 torcedores pagaram ingresso para assistir à partida e geraram uma renda de R$ 128.182 ao Coxa.

O técnico Léo Goiano gostou do desempenho do time, apesar da derrota e eliminação. “Deixamos uma boa impressão, apesar das baixas para escalar o time. O time está de parabéns pelo empenho, afinal enfrentamos um time de Série A do Brasileirão”, alegou.

O fato curioso aconteceu após o apito final. O zagueiro do Nacional, Martony jogou a camisa para a torcida do Coritiba. Agora o Coritiba enfrenta o Asa, em Arapiraca-AL, no dia 4 de abril, pela segunda fase da Copa do Brasil. Já o Leão volta as atenções para o segundo turno do Campeonato Amazonense, o qual conquistou o primeiro turno. A estreia no returno é no domingo, às 15h30, no Estádio Roberto Simonsen – o Sesi, contra o São Raimundo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/sob-o-olhar-de-k9-coritiba-vence-nacional-am-e-enfrenta-o-asa.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB