Incompetência da diretoria eliminou América da Série C, dispara técnico

terça-feira, 17 de janeiro de 2012 Comments

svdr2zp3
Em 2010, era para o Amazonas ter conquistado uma das vagas para a Série C do Campeonato Brasileiro. O América-AM conseguiu o feito de chegar à final da competição e ficar com o vice-campeonato, o que já garantia, automaticamente, acesso à Terceirona.

Porém, a utilização de um jogador irregular desqualificou o clube e impediu o clube de subir de divisão. Com isso, o time amazonense caiu em um abismo de dívidas e, este ano, sequer vai participar do Campeonato Amazonense.

O episódio ainda está gravado na memória dos amazonenses e, em especial, do treinador que teve todo um trabalho jogado pelo 'ralo', Sérgio Duarte. Após dois anos e hoje no comando técnico do São Raimundo, time que esteve na série B até 2006, ele falou com exclusividade ao GLOBOESPORTE.COM sobre a conquista e perda repentina do América e sobre a atual situação do futebol amazonense.

Sérgio disse que fez o melhor com o time americano para colocar o futebol do Amazonas em um status acima, mesmo com as inúmeras dificuldades. No entanto, ele não perdoa a direção do clube pelo erro que pôs fim a uma vaga do Estado na série C.

- Conseguimos o acesso e, por inexperiência e incompetência da diretoria do América e da presidente Bruna Parente, perdemos essa vaga. Não foi apenas o América que perdeu a vaga, mas o Estado do Amazonas, pois era uma forma de alavancarmos o futebol amazonense. Perdemos por erros administrativos, erros de contratos e isso é coisa impensável em um clube de futebol – ressalta o técnico.

Para Sérgio, o erro é um reflexo do futebol local. De acordo com Sérgio, o problema preocupa, principalmente pela falta de profissionalismo dos dirigentes.

- Se não resolvermos esses problemas logo, o futebol daqui vai acabar e vai ter, se tiver e muito, um amador. Nosso futebol chegou a um patamar muito baixo. Temos hoje nos clubes pessoas que nunca tiveram experiência com o futebol, nem na prática e muito menos na teoria. Mesmo assim, fazem parte das diretorias e departamentos de futebol dos clubes – revela o técnico.

A esperança

Apesar da decepção com a diretoria o América-AM e a atual situação do futebol local, o treinador ainda tem a esperança que a realidade possa mudar, principalmente em relação à patrocínio, para que os clubes não continuem, segundo ele, 'com pires na mão' atrás de ajuda de prefeitos e governo a fim de ter o mínimo de estrutura.

- Aqui, mesmo com os jogos do Campeonato Amazonense sendo televisionados, os clubes não recebem aquilo que realmente mereciam receber. Tudo é muito difícil. Apesar disso, tem pessoas, assim como eu, que estão envolvidas e acreditam que um dia o futebol amazonense vai voltar a ser o que era antes – enfatiza.

Atual time

Hoje no São Raimundo, o treinador tem um novo desafio pela frente: colocar o time novamente entre os principais clubes do Estado. O Tufão da Colina não conquista uma competição estadual desde 2006. Para isso, o técnico está com alguns jogadores da base que chegou à final da Série D pelo América-AM, em 2010. Apesar de tentar reerguer o time, Sérgio Duarte não poupa das críticas os responsáveis pela atual situação do clube.

- O São Raimundo teve tudo para hoje não depender de ninguém, ter um estádio adequado para comportar todos os jogos de campeonato e isso não foi feito. Não se sabe quem lucrou com isso, quem deixou de lucrar, a realidade é que se o São Raimundo e outras equipes se encontram sem expressão – relata.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/01/incompetencia-da-diretoria-eliminou-america-da-serie-c-revela-tecnico.html#canal-tv-amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB