Arbitragem definida para a primeira rodada

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 Comments

li5i3t21

Árbitros também assistiram à palestra de instrutor da CBF em Manaus.

PAULO ROGÉRIO | GLOBOESPORTE.COM - A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) realizou na tarde desta quarta-feira (25) o primeiro sorteio da escala de arbitragem para os jogos da rodada inicial do Campeonato Amazonense de 2012, que será realizado no fim de semana.

A arbitragem do futebol amazonense contará com cerca de 13 árbitros centrais e 20 assistentes, que trabalharão em 90 jogos do Estadual. A competição inicia no final deste mês e termina na segunda quinzena de maio.

O presidente da Ceaf, Vladimir Bastos, enalteceu a importância da pré-temporada realizada pela entidade para qualificar os profissionais do apito e os alunos do Curso de Arbitragem "Síria Flores", tanto na condição física e com testes de avaliação sobre as 17 Regras de Jogo.

Vladimir Bastos presidente da Ceaf (Foto: Adeilson Albuquerque/Globoesporte.com)
Vladimir Bastos presidente da Ceaf
(Foto: Adeilson Albuquerque/Globoesporte.com)

O cartola arbitral definiu como primordial o aprendizado proporcionado nas semanas que antecederam o início do campeonato. A meta foi de informar, esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre as Regras de Jogo. Segundo Vladimir, tudo que foi idealizado com os membros da arbitragem são para uma boa aplicação das normas dentro de campo.

- Nós procuramos deixar os árbitros bem preparados para a trajetória do Estadual. Eles estão trabalhando desde o dia 2 de janeiro e encerraremos nossa preparação no dia 27, com a participação de um instrutor da CBF e da FIFA. Espero que tenha sido aproveitado da melhor maneira possível o trabalho para dar mais tranquilidade a todos eles.

Experiente



Há 12 anos atuando como árbitro profissional da Ceaf e há sete no quadro da CBF, Edmar Campos da Encarnação, 38, está preparado para enfrentar mais uma temporada da arbitragem nos jogos do Estadual, que inicia no próximo fim de semana.

Edmar Encarnação foi o árbitro da final do Campeonato Amazonense do ano passado entre Penarol e Nacional, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 276 quilômetros de Manaus). O experiente apitador reafirmou a preocupação de todos que atuam na área de realizar um bom trabalho em campo.

- Nós não paramos de treinar e depois de finalizado o campeonato passado sempre ficamos nos preparando. Sabemos que uma boa condição física e reciclagem realizada todo ano é fundamental para que façamos um trabalho sem ter erros.

Os sorteios do trio de arbitragem e do 4º árbitro para os jogos do Campeonato Amazonense serão realizados nas segundas e quintas, a partir das 14h30 (16h30 de Brasília), na sede da FAF,  na Avenida Constantino Nery, no centro de Manaus.

Confira a escala de arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense de 2012:



15h30 (17h30 de Brasília) - Nacional Futebol Clube x CDC Manicoré - 28/01/2012
Estádio Roberto Simonsen - SESI
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Árbitro Assistente 01: Jeová Rodrigues dos Santos
Árbitro Assistente 02: Anne Kesy Gomes de Sá

15h (17h de Brasília) - Fast Clube x Iranduba da Amazônia - 28/01/2012
Estádio Afonsão
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Árbitro Assistente 01: Marcos Santos Vieira
Árbitro Assistente 02: Paulo Alves de Souza

15h30 (17h30 de Brasília) - Operário Esporte Clube x Rio Negro - 28/01/2012
Estádio Afonsão
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva
Árbitro Assistente 01: Luiz Claudio Rodrigues da Costa
Árbitro Assistente 02: Abson Pantoja de Barros

15h30 (17h30 de Brasília) - São Raimundo x Princesa do Solimões - 29/01/2012
Estádio Colina
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Árbitro Assistente 01: Marleudo Nunes de Lima
Árbitro Assistente 02: Bonifácio Smith Rodrigues

15h30 (17h30 de Brasília) - Penarol x Holanda - 29/01/2012
Estádio Floro de Mendonça
Árbitro: Geraldo Gomes Vieira
Árbitro Assistente 01: Jander Rodrigues Lopes
Árbitro Assistente 02: Odaly Peres Monteir


Instrutor de Arbitragem da CBF ministra palestra em Manaus



O mais importante é conhecer o texto da regra e principalmente praticar aquilo que está no texto. Foi uma das dicas do instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paulista de Futebol (FPF), Márcio Verri Brandão, que palestrou na tarde desta terça-feira, 24, no auditório João Batista Rodrigues da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Participaram do evento cerca de 20 pessoas, entre árbitros e assistentes da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) e alunos do Curso 'Síria Flores' da Escola de Arbitragem da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Os experientes e os futuros profissionais do apito assistiram atentamente a palestra do ex-árbitro de futebol sobre as Regras de Jogo de nº 6 (árbitros assistentes), nº 11 (impedimento) e nº 12 (faltas e incorreções), além de algumas dicas de como o árbitro assistente deve se comportar dentro de campo.

Márcio Verri Brandão instrutor de arbitragem da CBF 1 =24-01-2012 (Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)
Márcio indica como trabalhar com a bandeirinha
(Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)

Dicas



A palestra de Márcio Brandão foi mais uma troca de conhecimento com os outros colegas de arbitragem do futebol amazonense. Márcio ficou entusiasmado com o interesse dos presentes em aprender um pouco mais das regras e com a participação dos integrantes da arbitragem amazonense.

- Costumo dizer sempre nos meus encontros que o assistente tem que saber o que o árbitro sabe e vice-versa. Meu trabalho dividi em duas partes: o árbitro assistente moderno e suas qualidades que são importantes. Na sequência, como é realizado o procedimento do assistente em equipe, para que todos tenham uma boa performance.

Árbitros, assistentes e alunos participaram da palestra de arbitragem do instrutor da CBF Márcio Brandão (Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)
Profissionais e futuros árbitros e assistentes do apito assistiram atentos a palestra do instrutor da CBF
(Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)

Segundo o instrutor, os profissionais na assistência precisam saber dos procedimentos corretos para terem atuações que não comprometam o trabalho do trio de arbitragem. Márcio cita que todos os detalhes podem refletir de forma positiva ou negativa diante dos torcedores e a imprensa esportiva.

- Procuramos orientar sobre o posicionamento nas faltas, na lateral do campo e o deslocamento frontal. Um profissional sabendo utilizar corretamente a técnica arbitral e da movimentação em seu local de atuação será um bom profissional, sem contar com um bom equilíbrio emocional, condicionamento físico e ficar sempre bem posicionado.

Paulo Roberto aluno do Curso de Arbitragem (Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)
Paulo Roberto aluno do Curso de Arbitragem
(Foto: Paulo Rogério/Globoesporte.com)

Aprendizado



O aluno do Curso de Arbitragem 'Síria Flores', Paulo Roberto da Silva, 33, pertencente ao Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas (PMM) gosta de apitar jogos de competições amadoras nos bairros de Manaus. Por meio do colega de corporação, que é árbitro profissional, Reginaldo Vasconcelos Noronha resolveu participar do curso para se tornar um profissional do apito.

O militar ficou satisfeito com a palestra e considerou importante a captação de novos conhecimentos que serão utilizados quando se formar na sua futura carreira na arbitragem. Paulo Roberto disse que a vinda do instrutor deveria ocorrer mais vezes, porque profissionais da qualidade do ex-árbitro são fundamentais para o desenvolvimento dos que atuam no futebol amazonense.

- Foi um grande proveito para todos nós, que ficamos atentos em cada detalhe em que ele soube ilustrar. O fato dele vir da CBF para Manaus é algo muito bom para quem está começando a aprender as regras de jogo. Aprendi muito sobre posicionamento, modo de atuar, visibilidade, trabalho em equipe. Vou acompanhar os jogos do Campeonato Amazonense para fazer uma análise do que aprendi e como trabalharão meus futuros colegas.

Márcio Verri Brandão



Natural do Rio de Janeiro, Márcio Brandão é militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 1992, o instrutor se formou no Curso de Arbitragem pela Federação Paraense de Futebol (FPF). Márcio atuou na arbitragem do Pará, além das competições do futebol paulista e pernambucano.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/01/ceaf-am-realiza-sorteio-da-arbitragem-para-abertura-do-estadual.html e http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/01/instrutor-de-arbitragem-da-cbf-ministra-palestra-em-manaus.html

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB