BID comprova irregularidade de jogador do Cuiabá, e clubes seguem na expectativa pela punição

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 1 comentários
image

     Os quatro adversários do Cuiabá no grupo A1 da Série D, entre eles o Nacional e o Penarol, seguem na expectativa de o clube ser punido por ter escalado o jogador Wiliam Kozlowski de forma irregular. De acordo com a legislação desportiva, Willian não poderia atuar pelo Cuiabá, por já ter se transferido para três clubes na temporada.

Se antes da bola rolar as chances das equipes que integram o Grupo A1 da Série D fossem medidas pelas suas respectivas mascotes, o Cuiabá-MT seria apontado como o mais fraco entre os animas que representam os clubes. Na cadeia alimentar, o Dourado, símbolo do Cuiabá-MT, é tão carnívoro quanto os Leões amazonenses e os Tigre do Acre (Plácido de Castro-AC) e do Mato Grosso (Vila Aurora), mas seu poder amedrontador sobre o ser humano é nenhum. Ao contrário, Dourado é uma iguaria apreciada em vários pratos da culinária brasileira.

Quando a bola rolou, porém, logo ficou claro que a cadeia alimentar não funciona no futebol.O Dourado nadou em braçadas, deixou todos pra trás e terminou o primeiro turno do grupo com nove pontos ganhos (3 vitórias e 1 derrota) na liderança. Futebol, no entanto, não é feito só de resultado construídos dentro de campo. Fora, existe um regulamento que deve ser cumprido, e em caso de infração a ele, um time pode morrer pela boca. Este é o drama que vive o Cuiabá-MT.

Por ter escalado o jogador Wiliam Kozlowski Alves da Silva, contra o Vila Aurora-MT, o Dourado abriu a temporada de caça a sua espécie na Série D do Brasileirão.

O primeiro a “jogar a linha” no aquário do tapetão foi a Federação Amazonense de Futebol (FAF), através de seu diretor de competições, Ivan Guimarães, que informou a Confederação Brasileira de Futebol a irregularidade cometida pelo Cuiabá-MT.

“Nós encaminhamos a denúncia e a CBF ficou de enviar um parecer de seu departamento jurídico até quinta-feira (25) (amanhã). Mas temos certeza de que o jogador (Wiliam) atuou de forma irregular. Ele está no seu terceiro contrato no ano e isso não permitido”, explicou Ivan.

A notícia chamou atenção dos quatro outros clubes interessados na perda dos pontos do time que tem um jogo a menos e nove pontos ganhos, e é um forte candidato a vaga.

“Estamos encaminhando o caso ao nosso departamento jurídico. Mas temos uma entrevista deste jogador reconhecendo que assinou três contratos este ano. Ou seja, ele é réu confesso”, revelou o Josué Carvalho, presidente do Plácido de Castro-AC.

Se for punido, o Cuiabá pode perder de três a seis pontos. Pelo visto, o Dourado morrerá pela boca e graças a um trava-língua chamado Wiliam Kozlowski

Irregularidade reconhecida

A diretoria do Cuiabá-MT agiu de maneiras diferentes ao tratar do “Caso Wiliam Kozlowski”, que pode lhe custar a perda de até seis pontos no Grupo A1 da Série D, ontem à tarde. Por volta das 15h, o jornal A Crítica entrou em contato com o vice-presidente do clube, Cristiano Dresch, afim de saber um posicionamento da diretoria do Dourado sobre a denúncia feita pela FAF. Dresch foi cauteloso. “Só quem pode afirmar que o jogador está irregular ou não é a CBF. Nós, aqui do Cuiabá-MT, vamos aguardar um pronunciamento oficial da entidade, o que até este momento não aconteceu”, disse Dresch.

No fim da tarde, porém, uma nota oficial do clube foi reproduzida na Internet reconhecendo a irregularidade. “O jogador teve no Dourado o seu terceiro registro de transferência e segundo o regulamento da FIFA é proibido um jogador ser transferido três vezes na mesma temporada. Porém, a própria CBF não bloqueou e autorizou a transferência do jogador, que teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) no dia 11 de agosto de 2011”.

Presidente da Federação Matogrossense afirma que clube não será punido

Com bom trânsito na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o presidente da FMF (Federação Matogrossense de Futebol), Carlos Orione, entrou em contato com o departamento jurídico da entidade e tranquilizou o clube. “Não há o que temer. O jogador está regularizado pela CBF e me confirmaram que nada irá acontecer”, disse Orione.

O vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch se mostrou aliviado com a notícia e afirmou que o atleta continuará treinando normalmente com o grupo. Ele já havia acionado um advogado no Rio de Janeiro para cuidar do caso.

Mesmo com a  CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já tendo recebido a denúncia da FAF (Federação Amazonense de Futebol) e ter repassado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a diretoria do Dourado se apega justamente no fato de que o atleta estava inscrito normalmente no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, e, portanto, em condições de atuar.

O jogador, que chegou ao clube no começo do mês, teve no Cuiabá o seu terceiro registro de transferência e segundo o regulamento da FIFA é proibido um jogador ser transferido três vezes na mesma temporada.

Boletim Informativo Diário da CBF comprova a irregularidade

Apesar de o presidente da Federação Matogrossense de Futebol, Carlos Oione, negar que a CBF não bloqueou o contrato do jogador Willian, o jornal A Crítica teve acesso ao documento que comprova a irregularidade do jogador com o time do Cuiabá.

image A CBF já comunicou a secretaria do Superior Trinunal de Justiça Desportiva das irregularidades e aguarda a procuradoria coloque o processo em pauta para ser julgao em uma das Comissões Disciplinarres.

Nacional vai ao STJD

Entre todos os quatro clubes que disputam com o Cuiabá-MT uma vaga no grupo A1 para a próxima fase, o Leão da Vila Municipal foi, disparado, o que demonstrou mais apetito de engolir o Dourado. O clube sequer esperou a CBF se manifestar sobre a denuncia feita pela FAF e, ontem mesmo, deu entrada no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que na quinta-feira passada solicitou sua exclusão da competição, pedindo que o Cuiabá-MT seja punido com a perda de seis pontos.

“O que o Cuiabá cometeu foi uma infração ao regulamento do campeonato. Independente da CBF encaminhar ou não a denúncia feita pela FAF, nós vamos atrás dos nossos direitos. O correto é que ele (Cuiabá-MT) perca três pontos pela irregularidade, e os três pontos da vitória que ele teve contra o Vila Aurora, quando utilizou o jogador Wiliam”, afirmou o presidente do Nacional, Luis Augusto Mitoso, que é advogado, além de vereador.

Penarol se livra de bronca

Líder do Grupo A1, com apenas um ponto na frente do Cuiabá-MT, contra quem fechará sua participação na primeira fase da Série D do Brasileirão, o Penarol disse estar acompanhando o desdobramento do caso e, que claro, gostaria de ver o rival se afastar da briga pela ponta da tabela. Segundo o vice-presidente do Leão da Velha Serpa, Ila Rabelo, essa batalha judicial que se inicia não vai tirar o foco do elenco em vencer o Plácido de Castro-AC, fora de casa, no próximo sábado, e ficar a um passo da classificação.

Mas, Ila lembrou que por muito pouco o Penarol não caiu no erro do Cuiabá-MT. “Nós contratamos o zagueiro Marcelo Leiva, e o registramos no BID da CBF, mas antes de relacionarmos para o jogo contra o Vila Aurora-MT, fizemos uma consulta no seu histórico do ano e vimos que ele já havia assinado com dois clubes. Ainda bem que o departamento jurídico do clube estava atento”, lembra Ila, aliviado.

Fonte: A Crítica / Futebol MT / Futebol Amazonense

1 comentários:

  • Brito disse...

    Que grupo complicado este Grupo A1 da série D, além de ser um grupo da morte dentro das 4 linhas é tbm extra-campo, além da exclusão do Nacional pelo STJD colocando o FAST, ainda tem esse episódio do Cuiabá que na minha opnião vai sim ser punido a mta provas a favor da punição não tem como escapar da punição, quero parabenizar o departamento juridico do Penarol que está atento a esses detalhes que podem significar eliminação isso mostra que há profissionalismo do Penarol que está mto longe do amadorismo. Parabéns Penarol e traga a vitória la do Acre pra sela de vez a classificação.

    Avante Penarol e Fast rumo a série C/2012

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB