
Em julgamento no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o Fast Clube foi derrotado por 4 votos a 2, e continua fora da Série D do Brasileiro. O Nacional permanece com a vaga.
O Nacional foi indicado pela FAF na vaga deixada por Roraima, mas a diretoria do Fast entendia que a vaga era tricolor por ter ficado com a segunda colocação no Amazonense do ano passado, quando o Penarol foi campeão e teve a vaga na Série D desse ano garantida. O Nacional ficou na quarta colocação.
Fonte: A Crítica
17 comentários:
Ainda querem que eu deixe de criticar. O pior e que depois de tudo isso, ainda há os alienados que acreditam em melhoria neste futebolzinho de faz de conta. Série D é muito para o futebol do Amazonas. Deveria estar na Série Z.
Sabe que eu até gostaria de saber o nome desses 4 membros do TJD que votaram a favor do Nacional do governador e quais foram (ou seria quantos R$ foram) os argumentos para não levarem em conta o regulamento e estatuto do torcedor.
É verdade bandalheira existe no futebol do Brasil do Oiapoque ao Chuí. Mas, no do Amazonas, a bandalheira tem marca registrada e é financiada pelo dinheiro do povo. E por falar em bandalheira, como vai o Ministro? (rsrsrs...)
o resultado do julgamento não foi 4x2, e sim 5x1. Pena que os amazonenses tenham esse preconceito contra nosso próprio tribunal, mesmo sem antes conhecer seus auditores neste mister VOLUNTÁRIO. Antes de adentrar a questão, seria preciso conhecer os fundamentos da decisão do tribunal, juridicamente incorrigível! Entre 6 juristas, 5 se pronunciaram contrários ao pleito do Fast!
Na realidade, o argumento usado TJD-AM é o único que eu achava que não deixaria o Nacional perder a vaga. O regulamento da Série D não é claro e explícito quanto a se a vaga seria do Fast. O entendimento do artigo 23 é de que, na desistência do 1º colocado de Roraima, o direito à vaga seria automaticamente do melhor colocado daquela competição. O mesmo ocorreria aqui se o Penarol desistisse - a vaga seria automaticamente do FAST.
Ou seja: a FAF usou a omissão do regulamento quanto ao critério a ser usado pela federação que ganhasse a vaga deixada por outra para tomar uma decisão política e pessoal do seu Presidente. Foi uma decisão nada imparcial.
Eu ou qualquer outra pessoa que estivesse no lugar do Dissíca tomaria uma decisão justa e isenta.
E o raciocínio coerente e justo seria: Como o regulamento não é direto quanto a quem devo indicar, darei oportunidade para o melhor colocado na mesma competição que classificou o primeiro colocado, pois isso é justo, ético, coerente e contaria com o apoio da grande maioria dos desportistas. E, além disso, solicitarei a CBF que inclua uma regra clara de critério para a próxima competição.
Enfim, se eu ou 99% da população estivesse no lugar do Presidente, teríamos o bom senso de entender que o critério de se escolher o melhor ranqueado deixaria por muitos anos apenas um clube, o Nacional, como herdeiro de qualquer vaga que surgisse, o que não seria justo com os outros clubes. Até os 99,9% dos nacionalinos, que também têm bom senso estão me entendendo.
O texto tá longo, mas agora vou pegar mais pesado:
Se tal decisão prejudica também os outros clubes, porque todos estão em silêncio e não fizeram nenhum protesto?
A culpa é somente da FAF, ou também dos clubes que se omitiram nesse momento crítico e polêmico?
Porque os juízes daquele Tribunal agiram mais como advogados do Nacional do que como Juízes?
Última pergunta: com base em tudo o que escrevi acima, porque aqueles senhores não aproveitaram a grande chance de moralizar o nosso futebol, sanando naquela audiência o grande erro de se deixar um único clube como eterno herdeiro de vagas remanescentes?
O que fizeram, repito, foi fazer o que qualquer advogado faria para defender o Nacional: Ah, como não tem critério definido, a decisão da FAF não é ilegal. Graaaande novidade..!!!
É mole...?! Foi por isso que não permitiram que o Nacional participasse - pra quê advogado, se a decisão da maioria deles é a maior defesa daquele clube?
Mas, não devemos desistir: nosso futebol ainda tem jeito. Porém, atitudes drásticas e inteligentes deverão ser tomadas. Precisamos fazer algo.
Adriano Campelo
Desportista
Manaus/AM
Fone: 8447-1172
Julgamento juridicamente incorrigível...?! Um pouquinho menos, Sr. Délcio...! Até porque o julgador que reconheceu o pleito do Fast não viu essa perfeição todo na decisão de seus colegas. É muito simplório e confortável usar a deficiência de um regulamento como desculpa para também se omitir. Tiveram a chance de sanar o vício instituído pela FAF, que simplesmente consolidou um único clube como HERDEIRO ETERNO de todas as vagas, pelos séculos dos séculos, amém!
Juiz não deve julgar somente a letra da lei ou se ancorar na omissão ou imperfeição da mesma. É nessa hora crítica que devem aparecer. Nesses casos os princípios estão acima da literalidade da norma. O principal principio que a decisão da FAF quebra é o da ISONOMIA. Isso significa que TODOS os clubes que ela representa devem ser tratados igualitariamente.
Portanto, uma decisão que coloca um único clube como herdeiro deixando os outros excluídos para sempre fere tal princípio.
Por isso que afirmo: Eu, um "zé ninguém" e o "alguém" que votou a favor do FAST entendemos ser um exagero a expressão JURIDICAMENTE INCORRIGÍVEL.
Nesse caso como um colega já tinha previsto que o objetivo do FAST clube realmente não era ganhar nessa instância pelo fato que esse tribunal já tava vendido pro Nacional o objetivo maior agora será o recurso no STJD lá com certeza o FAST pode virar o jogo só temos um auditor do Amazonas e o resto é todo do sul e sudeste e é mto dificil ter influência politica da região norte, lá a com certeza o FAST poderá obter a vitória. Esperamos a atitude agora do FAST clube acho que com certeza não vai deixar essa guerra terminar agora é o STJD lá será o fim da guerra.
Avante Penarol e Nacional ou Fast rumo a série C/2012
Mais uma que acertei em cheio.
O resultado de ontem, já era esperado, mesmo apesar de ter homens de bens no Tribunal e sem comprometimento, como foi o caso do Dr. Edson Massulo, que praticamente foi implorado para mudar seu parecer e continuou com o seu parecer e ainda qualificou mais ainda, fundamentando sua decisão no artigo 3 do regulamento da série D.
O julgamento de ontem, foi um circo, com atores ensaidos a pedido político, para darem a desculpa que deram. O DISSICA (lixo de homem), é o reflexo de toda nojeira que existe no Amazonas, em diversos seguimentos. O pessoal do FAST, vai levar o caso pro STJD, disso não tenham dúvidas, como já era esperado.
Parabéns a todos acima, Célso Coelho, Adriano Campelo (ótimo texto, ótimas considerações a respeito do assunto) e ao sempre presente e isento BRITO.
Existem muitos de nós, e como nós, em nosso Amazonas.
Só torço que o futebol do Amazonas cresça no cenário nacional independentemente de que time for e a justiça seja cumprida. Agora a respeito do isento Odorico ainda continua afirmando coisas a meu respeito sem me conhecer acho que isento são aquelas pessoas que não comparecem aos estádios pra apoiar qualquer time amazonense a subir de degrau no futebol amazonense eu particulamente acompanhei o América no ano passado tendo que ir a Santarém/PA e em Sobral/CE, infelizmente não deu no campo e nem no tribunal só não fui no Rio e São Paulo pk tinha comprimissos com a empresa que tenho. Mais afirmar que só isento cara vc é um tremendo especulador e acha que pode advinha tudo tenha mais respeito com opnião dos outros, primeiro vc falou besteira a respeito de nivél superior tem mto colegas aqui no blog que não aprovaram sua atitude agora vem aqui afirmar que eu sou isento acho que o unico iludido e isento é vc. Thiago desculpe por tá expondo essas coisa aqui no seu blog é pk já tava cheio desses caras que se acham que pode entrar aqui e fica afirmando coisa negativa da pessoa alheia, esse negócio de ficar criticando os comentários dos outros pra mim é uma falta de educação.
Avante Penarol e Nacional ou Fast Rumo a série C/2012
Eu como isento como o "advinho" Odorico afirma estarei no dia 16/07 vestindo a camisa do Nacional ou do Fast torcendo para a vitória e no outro dia 17/07 vou pegar a estrada rumo a velha Serpa vestindo a camisa do Penarol para ajudar a grande massa do leão da velha serpa a conseguir os 3 pontos, isso se o bom Deus me perimitir e olha que eu sou isento kkkkkkkkkkkkk....
Avante Penarol e Nacional ou Fast Rumo a série C/2012
Pow Brito desculpa aí meu caro.
Estou te elogiando e vc fica puto. Putz, não sei o que comentar então.
Estava só te elogiando meu caro, assim como ao Celso e ao Adriano, a respeito de seu comentário que, me parece isento de paixões e apenas demonstrou que vc é uma pêssoa que não compactua com falcatruas, como essa de colocar o Nacional pela janela, estuprando as leis, os homens sérios, e principalmente o FAST Clube.
Mas se vc não entende, desculpa aí novamente meu caro Brito.
Adriano, concordo plenamente com você.
Deu o esperado: Com base no fato do regulamento da Série D não ser claro, ou seja, não apontar que critério deveria ser usado, a FAF poderia usar de qualquer critério. Se quisesse apontar o Grêmio Coariense por ter uma camisa mais bonita, ou o América por ter um fundador mais antigo, poderia, sem problema algum.
Repito o que falo desde o início da história: Não havia NADA de ilegal na indicação do Nacional, por mais absurdamente política que fosse. Por isso, sabia que essas brigas judiciais não dariam em nada.
Como você disse, qualquer pessoa justa e ética, teria apontado o Fast para a segunda vaga na Série D, mas, infelizmente, quando se fala da FAF, o justo e o ético passam longe.
Se resolver adotar esse critério todos os anos, o Nacional realmente vai se perpetuar na Série D, já que há desistencias todos os anos. Fazer o que, o jeito é torcer pro Nacional subir logo pra C, pra dar chance para os outros clubes do estado.
A patifaria venceu aqui, mas no STJD a coisa muda muito de figura.
É Elias, nunca vimos patifaria no STJD...
hahahahaha...
Vou pro SESI torcer pro Vila Aurora, todos os torcedores do FAST devem fazer isto e dos outros clubes também, pois não foi só o FAST que foi roubado, todos os outros cluebes foram lesados, pois o campeonato amazonense de 2010 não serviu de nada, foi uma palhaçada, vamos com bandeiras de protesto contra a FAF e o DIssica, fazer barulho, colocar a boca no trombone, torcer e vibrar pro Vila sai vencedor!!! vamos lá galera do bem!!!!
E não venham aqui me criticar, se a FAF pode roubar uma vaga em pró do time do governador, eu tenho o livre direito de torcer contra o nacional, essa será a minha forma de protestar contra essa bandalheira que existe no futebol amazonense!!!!! Vamos pra cima Vila!!! se eles pegaram de 5 de um tal de Cristal aqui dentro, vocês meter uns 7 tranquilamente!!!!!
Aos que não conhecem o regulamento para participação na série D 2011 entrem nesse endereço e constatem que o regulamento é muito claro quanto ao uso do campeonato estadual para a indicação de vagas para o campeonato, agora tem uma galera que não sabe ler ou não sabe interpretar as coisas, mas essa é a galera do Nacional apenas: http://www.slideshare.net/blogdotorcedorpe/srie-d-2011-regulamento-da-competio
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"