Zona Leste é impedido de disputar a Segundinha

terça-feira, 31 de maio de 2011 4 comentários
segundinhanovo       O recém fundado Zona Leste Futebol Clube originado de uma fusão com o extinto Manaus Compensão, só poderá estrear no Campeonato Amazonense em 2012. É que a FAF (Federação Amazonense de Futebol) vetou a participação do clube na Segunda Divisão do Campeonato Amazonense deste ano, a partir de agosto.

O impedimento foi criado pelo próprio Manaus Compensão, que pediu licença da disputa da Primeira Divisão do Campeonato Estadual deste ano, em dezembro de 2010.

Com a desistência, o clube é obrigado a cumprir o afastamento por um ano para retornar à Série B. Conforme, o diretor técnico da FAF, Ivan Guimarães, a inclusão na Segundinha de 2011 foi vetada após uma consulta à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “Nós conversamos com a CBF, que informou ser impossível a manobra que o clube tentou adotar”, explicou o dirigente.

O Artigo 14 do Estatuto do Estadual deste ano, publicado na primeira quinzena de dezembro de 2010, estabelece que a desistência de qualquer agremiação após o dia 2 de janeiro caracteriza abandono do campeonato. “O fato de uma entidade participante solicitar sua retirada do Campeonato após o dia 2 de janeiro de 2011 (trinta dias antes do início do campeonato), caracterizará abandono de competição, sendo a mesma automaticamente rebaixada para a Série B do Campeonato Amazonense do ano seguinte, sem prejuízo das sanções previstas das Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro adotadas pela CBF e no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)”, assegura o documento assinado pelos nove clubes da primeira divisão.

A diretoria do Zona Leste alega que o Manaus Compensão comunicou o afastamento em ofício à FAF no dia 27 de dezembro, portanto dentro do prazo e sem infringir o regulamento. A Segunda Divisão será realizada entre os meses de agosto e novembro. Cinco times estão confirmados na competição, sendo eles: CDC Manicoré, Tarumã (Zona Norte), Cliper, Holanda e Grêmio Coariense. Já o ASA e a Nilton Lins enviaram ofício à FAF desistindo oficialmente da disputa”, informou Guimarães.

Em 2010, a Segundinha foi disputada por seis clubes. Rio Negro e Operário subiram para a Série A.

Fonte: Bruno Elander

4 comentários:

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    KKKKKKKKKKKKK...........O zona leste já nasceu morto. Parece até dama no carreirão. Pera ai não era este zona leste que os "ENTENDIDOS" diziam que iam revolucionar o futebol amazonense? E ainda querem que o Celso Coelho elogia. Isto é uma PIADA muito LESA.

  • Brito disse...

    Grande campeonato de segunda divisão do Amazonas para o segundo semestre vai lotar estadios, ainda tem gente que vem aqui criticar os times que irão representar o brasileirão série D/2011 Penarol e quem sabe o FAST o unico e melhor atrativo para o segundo semestre e do ano é o campeonato brasileiro onde esse times terão uma só torcida.

    Avante Penarol e quem sabe o FAST

  • Anônimo disse...

    Informo a todos que:
    .
    .
    Com o apoio do MAZON – Movimento Amigos da Zona Norte, parte das ligas esportivas da Zona Norte (faltam outras a serem contatadas, a ZN é muito grande) e das comunidades da área, o Esporte Clube Tarumã está confirmadíssimo na Série B do Campeonato Amazonense;
    .
    .
    Está em trâmite a mudança da razão social do Clube para E C T Zona Norte (nome fantasia Z-NORTE), que será o primeiro clube de futebol profissional da Zona Norte de Manaus.
    .
    .
    Que os ideais do Zona Leste F C devem continuar, sendo injusto e até desleal confundir a punição corretamente imposta ao Compensão com a proposta do novo clube e ainda rir disso.
    .
    .
    Estou dando início (já tenho feito contato com alguns Clubes) a um grande movimento pela restauração do nosso futebol, que deverá envolver os Clubes, o Governo, a Imprensa, os empresários que investem no futebol e, logicamente, a população. Do jeito que está não pode continuar. Toda essa estrutura da Copa sem um futebol profissional grande será vergonhoso para todos nós.
    .
    .
    Conto portanto com você Celso Coelho, também com o Brito, pois realmente não vai ser o Zona Leste F C, nem o Penarol ou FAST, que irão revolucionar qualquer coisa, mas todos os segmentos da sociedade acima citados, incluindo eu, você, o Thiago e todos os que participam desse site.

    Aguardem novidades, aqui e nas outras mídias da imprensa!



    Adriano Campelo

    Gestor de Futebol

    Tarumã Zona Norte

    FONES: 8447-1172, (3233-3792 - este somente à noite).

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    Adriano,
    Para um melhor entendimento alguns pontos devem ser bem esclarecidos. E o primeiro deles é o seguinte: Eu sou só um simples torcedor e disso eu não abro mão. E nesta condição, não abro mão, também, do meu direito de criticar.

    Para elogiar a mediocridade que há muito impera no futebol do amazonas, tem muito neguinho por ai na função de grandes “baba ovos” travestidos de torcedores, verdadeiros fantoches dos dirigentes aproveitadores. Eu critico e de vez em quando conto uma piada lesa, como a que vou contar abaixo:

    No dia 11 de maio, o blog F.A. reproduziu uma matéria publicada no Diário do Amazonas com o título: COM NOVO NOME O COMPENSÃO VAI DISPUTAR A SEGUNDINHA ESSE ANO. Aqui seria o nascedouro do Zona Leste. E veja que nascedouro. Leia abaixo um pequeno trecho da matéria em epígrafe:

    “Conforme um dos fundadores do Zona Leste, Joaquim Alencar (foto), os trâmites burocráticos para a alteração do nome estão em andamento e, caso não haja tempo hábil para finalizar o processo antes do início do torneio, o clube deve utilizar o nome Manaus Compensão na divisão de acesso. “Há duas semanas procurei a FAF (Federação Amazonense de Futebol) para inscrever o time. Temos vários advogados trabalhando na regularização deste projeto”, disse.

    Pelo regulamento, o clube não poderia jogar a segunda divisão neste ano, já que, ao desistir da disputa do Campeonato Amazonense de 2011, o Manaus Compensão foi rebaixado automaticamente, só podendo disputar a segundinha em 2012. Mas, o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Valério Tomaz, já prometeu à diretoria do Zona Leste FC que dará um 'jeitinho' para que o clube dispute a segunda divisão no mesmo ano em que foi rebaixado, a exemplo do Rio Negro, que já obteve o mesmo beneficio”.

    Com tudo isso, fico a me perguntar: QUAIS SERIAM OS IDEAIS E AS PROPOSTAS DE NOVO CLUBE, se na matéria está mais do que explícito a intenção de uma manobra ilícita à base de jeitinho? Você pode explicar? O caso não é de rir, Adriano, é de chorar. O soerguimento do futebol do Amazonas não tem mais lugar para jeitinho. Há 20 anos esses jeitinhos são os grandes vilões do nosso futebol.

    E te digo mais, se você na condição de Gestor de Futebol tem mesmo a intenção de trabalhar em benefício da restauração deste futebol, comece pela FAF. É lá que tudo acontece. Tenha sempre em mente, um futebol forte passa necessariamente por uma Federação forte, atuante e legal. E a FAF não é nada disso. E para que ela seja forte, obrigatoriamente terá que ter um presidente de fato e de direito.

    Agora não basta reciclar só a federação. Há muito mais por fazer. Por exemplo: Todo aquele que se meter neste movimento, não poderá vir com a intenção de viver do futebol e sim, viver para o futebol. Não se pode mais usar o futebol em beneficio próprio, seja ele político ou financeiro. O que há muito vem acontecendo aqui. É passada à hora de extirpar esse mal. O futebol não pode mais ser transformado em cabo eleitoral.

    A profissionalização do futebol do Amazonas requer também a profissionalização de dirigentes e torcedores. Não se pode mais pensar em novo futebol para o Amazonas, vivendo a era da Arena da Amazônia com uma mentalidade do Parque Amazonense. É preciso de atitude e mentalidade grandes.

    Portanto Adriano, se a sua gestão tem essas diretrizes, conte comigo, mas, não se esqueça, eu sou apenas um simples torcedor. Muito pouco tenho para contribuir, além da minha presença constante, por mais que muitos não acreditem nos campos de futebol. Pagando o meu ingresso e torcendo pelo Tufão. BOA SORTE!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB