Arena começa a tomar forma

sábado, 28 de maio de 2011 Comments
 Vista-aerea-obras-Arena-Amazonia_ACRIMA20110527_0090_1

      A Arena da Amazônia, estádio que vai receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, já tem 100% das fundações do lado leste (lado da Constantino Nery) concluídas. Trata-se de um total de 1.049 estacas tipo hélice contínua com diâmetros de 30, 60 e 80 centímetros e profundidade de aproximadamente 20 m, executadas. Esta é a parte mais adiantada do estádio, onde a execução dos blocos de fundação já apresenta avanço de 18%.

No lado oeste (próximo ao sambódromo), o processo de terraplenagem está em fase final, com 95% dos trabalhos executados e a parte de fundações prossegue com 192 estacas concluídas. Ao todo, será necessário executar 2.595 estacas em ambos os lados da Arena.

Em outra frente, a construtora já está produzindo, desde abril, as estruturas de concreto da arquibancada inferior do lado leste. O processo de produção dos degraus pré-moldados de concreto e das vigas inclinadas que lhes darão sustentação ocorre no canteiro central da construtora, localizado na Avenida Djalma Batista. Até agora, foram produzidas 138 peças de degrau e 10 vigas inclinadas.

Serão 2.476 peças de degrau pré-moldado e, apenas para a arquibancada inferior, 108 vigas pré-moldadas de concreto armado, cada uma composta de 3 seções de aproximadamente 7 m cada. A montagem dessas peças na Arena está prevista para o início do segundo semestre deste ano.

Pré-moldados

Os degraus pré-moldados da arquibancada inferior possuem altura variável de 30 a 37 centímetors para atender  recomendações técnicas da FIFA, que exigem perfeita visibilidade do campo para os espectadores localizados em qualquer ponto da arquibancada do estádio. Na arquibancada superior, essa variação de altura dos degraus será de 55 a 60 centímetros. De março para maio, o ritmo de produção das peças de degrau pré-moldado aumentou de 2 para 6 por dia.

Empregos

A obra da Arena da Amazônia hoje conta com um quadro de 484 profissionais. São 20 engenheiros, 24 técnicos, 54 administradores, 234 oficiais e 152 ajudantes. A previsão é que no pico da obra, previsto para janeiro de 2012, esse quadro aumente para um total de 1.500 funcionários.

Sobre a Arena

A Arena da Amazônia será um estádio completamente novo na cidade de Manaus, construído no lugar do antigo Estádio Vivaldo Lima. Com projeto inspirado na floresta amazônica, a nova Arena terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante ao de um cesto de palha.

Fonte: A Crítica
 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB