Empresário que trouxe o Cosmos na década de 80 vai concorrer à presidência da FAF

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 13 comentários

Joaquim Alencar pela primeira vez será candidato a presidência da FAF (crédito: Paulo Rogério)

      O desportista e empresário Joaquim Alencar vai concorrer a presidência da Federação Amazonense de Futebol (FAF), nas próximas eleições da entidade, que recentemente teve Dissica Valério Tomaz, destituído do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e sendo nomeado como interventor o ex-presidente do Nacional Futebol Clube, Alcebíades Leiros Cavalcante por determinação do MPE com a missão de arrumar a entidade no prazo de dois meses e anunciar novas eleições.

Joaquim Alencar fez história no futebol amazonense pela sua visão futurística em ter realizado grandes eventos em Manaus. No dia 9 de março de 1980, o estádio Vivaldo Lima bateu um recorde de 80 mil espectadores para assistir o jogo amistoso entre Fast Clube 0×0 Cosmos, com a presença de Carlos Alberto Torres, Franz Beckenbauer, Chinaglia, Romerito, Oscar, entre outros craques. Não satisfeito, ele promoveu outra partida história entre Fast Clube 0×1 diante da Polônia, com Lato, Deyna e Szarmach.

Uma das propostas do futuro candidato a presidência da FAF é reeditar a realização da Taça do Pacto Amazônico, com a participação das principais equipes do futebol amazonense e do continente sul americano. A primeira edição da competição seria em Manaus e depois haveria um rodízio com as equipes sul-americanas disputantes do torneio. A idéia seria reunir equipes do continente em uma grande competição para promover o futebol amazonense e fazer o intercâmbio com times da América do Sul, tendo como suporte uma grande feira para os clubes venderem seus produtos.

O mesmo evento já foi realizado em Manaus idealizado por Joaquim Alencar na década de 80 com a participação de Oriente Petroleiro (Bolívia), Aliança de Lima (Peru), Milionários (Colômbia), Nacional, Fast Clube e Atlético Rio Negro Clube. O Nacional acabou se sagrando campeão. Na época o torneio teve uma repercussão muito positiva na imprensa e com o torcedor. “Foi algo inédito e inovador naquele tempo. Temos que realizar eventos que possa atrair o torcedor aos nossos estádios e principalmente ele possa criar uma identidade com os nossos times”, detalhou.

Depois da destituição de Dissica, Joaquim Alencar pode pela primeira vez ter a oportunidade de comandar o futebol amazonense e implantar seus projetos para desenvolver o esporte. “É meu pensamento lançar minha candidatura para assumir a presidência. Tenho algumas idéias boas pra colocar em prática no futebol amazonense, como a promoção de um torneio que reúna as equipes daqui e outras do continente. Se tiver essa chance vou fazer de tudo pra levar o esporte em uma posição melhor em todos os sentidos”, concluiu.

Segundo Joaquim é preciso um envolvimento de todos com o futebol amazonense para voltar aos tempos que lotava os estádios e os clubes eram mais valorizados pelos torcedores. “Precisamos buscar na criança esse interesse pelo times daqui. Nós temos que reconquistar o público. Sacudir, reanimar e motivar o patrão do futebol que é o torcedor. Precisamos buscar várias alternativas para alcançar o objetivo de desenvolver o futebol e ao mesmo tempo o torcedor ficar motivado em voltar aos estádios pra assistir nossos jogos, independente da equipe ou competição”, detalhou.

A promoção de eventos será umas das metas em sua administração, caso seja eleito como futuro presidente da FAF. Joaquim acredita que o intercâmbio futebolístico é fundamental para o desenvolvimento do futebol local. Ele relembra de um episódio que teve de ajudar o Nacional Futebol Clube, que atravessa uma situação financeira difícil e conseguiu pelos seus contatos com o Cruzeiro vender na época, o atacante Bendelack ao time mineiro. Com a venda do jogador, o time azulino conseguiu o dinheiro necessário para participar do Campeonato Brasileiro de 1982.

Para Joaquim, com a saída de Dissica da FAF o futebol amazonense pode ter uma pessoa totalmente identificada com o futebol, independente dos futuros candidatos que irão concorrer a presidência da pasta. “Nós temos que nos unir em prol do esporte. Eu vou lançar meu nome e vou fazer de tudo pra chegar lá e conseguir ser eleito e espero que outros também possam ter o intuito de ajudar o futebol amazonense”, finalizou.

Fonte: Blog do Paulo Repórter

13 comentários:

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    UM PRESIDENTE DE FATO E DE DIREITO.

    Nada contra a pessoa do Desportista Joaquim Alencar, que já prestou relevantes serviços ao futebol amazonense. Mas, não podemos esquecer que agora os tempos são outros.

    O Futebol, queiramos nós ou não, mudou. E o momento de hoje do nosso futebol requer daquele que tem intenção de assumir as rédeas da federação, muito, mas muito mais do que simplesmente promover torneios "caça-níquéis".

    Não podemos pensar numa nova FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL, se não tiver à sua frente um verdadeiro LIDER.

    Um administrador voráz. Um aglutinador. Um negociador. Um pacificador. E que além de ser um cara identificado com o nosso futebol, terá que acima de tudo ser a CREDIBILIDADE EM PESSOA.

    Ser um cara político, mas não um político. Ter um acesso fácil a todas as esferas da sociedade manauara. Sejam elas, sociais, governamentais, economicas, industriais,comerciais. Ser popular, mas não populista.

    Um cara de atitude, com o direito de até errar, mas que assuma os seus erros. Um cara que não espera acontecer. Que faz, e faz com amor, com prazer.

    Esse sim, será o verdadeiro CARA. O presidente que todos nos sonhamos para a nova FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL. Um verdadeiro técnico para o NÓS FUTEBOL CLUBE.

    Pois é. É esse o perfil que eu penso, que deve ter o novo presidente. Isso, se quizerem verdadeiramente REINVENTAR O FUTEBOL DO AMAZONAS. Agora se quizerem continuar na mesmice do amadorismo e da incompetência. Qualquer um serve.

    É chegada a hora de sabermos verdadeiramente quem é que quer mudanças no nosso futebol. Com a palavra os dirigentes dos clubes. Não vale ficar em cima do muro. É oito ou oitenta. Quero ver.

  • Anônimo disse...

    São pessoas assim como o empresário Joaguim Alencar que fazerão do futebol amazonense mais valorizado e teremos, enfim, um futebol melhor e competitivo.

  • Anônimo disse...

    Eder disse...

    Agora eu tenho certeza como existe Deus no céu que o Futebol Amazonense vai sair desse abismo, com uma pessoa que tem um espirito vencedor e estratégias para tirar o pé da lama, é uma pena não termos o America/AM na Série C, para assim começarmos com o pé direito o caminho à elite do brasileirão e enfim chegarmos no paraíso!!!!!!!

  • Anônimo disse...

    SR.CELSO COELHO,

    ACHO QUE VC NÃO É DE MANAUS-AMAZONAS,POIS NÃO CONHECER O TRABALHO DO NOSSO DESPORTISTA JOQUIM ALENCAR,É SÓ MESMO QUEM NÕA É DAQUI,LEIA ACIMA DA SUA POSTAGEM.

    DÉCIO FIGUEREDO

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    "Nada contra a pessoa do Desportista Joaquim Alencar, que já prestou relevantes serviços ao futebol amazonense. Mas, não podemos esquecer que agora os tempos são outros".

    "O Futebol, queiramos nós ou não, mudou. E o momento de hoje do nosso futebol requer daquele que tem intenção de assumir as rédeas da federação, muito, mas muito mais do que simplesmente promover torneios "caça-níquéis".

    Décio, eu fiz questão de repetir os dois primeiros parágrafos do meu comentário para que você possa ter a oportunidade de lê-los de novo e perceber que eu li a postagem sobre a minha.

    Eu verdadeiramente não sou amazonense de nascimento, mas amo o Amazonas e Manaus como se filho daqui eu fosse.

    O que não me impede de tecer aqui no blog a minha opinião. Te confesso que nada tenho contra o Joaquim Alencar, pessoa que eu conheço e por ele tenho grande respeito, principalmente pelos feitos no passado pelo nosso futebol.

    Mas, que hoje infelismente não seria na minha opinião a pessoa mais indicada para assumir o comando da Federação Amazonense de Futebol.

    Décio devo te dizer que respeito muito a sua opinião. Espero, primeiro que você tenha me entendido, e segundo poder ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, afim de que possamos papear melhor sobre o nosso futebol.

    Um grande abraço!

  • Anônimo disse...

    SR.CELSO COÊLHO,

    INDIQUE UM NOME NA SUA OPINIÃO PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA F.A.F,ESPERO QUE SAIA DE CIMA DO MURO.

    DÉCIO FIGUEREDO

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    Olá Décio, demorou a aparecer, 4 dias de ausência. Sentimos a sua falta.

    Voltando ao assunto de Presidente da FAF, sem pestanejar o meu indicado seria: ARNALDO SANTOS.

    Esse é o cara. Preenche tudo aquilo que discriminei no meu comentário acima. É um autêntico AMAZONENSE, vive e sabe tudo de futebol.

    Além de ter uma ficha corrida de serviços prestados, como radialista, Administrador do Vivaldão, Coordenador do Peladão e acima de tudo como pessoa humana.

    O amor de Arnaldo, pelo Amazonas, por Manaus e pelo futebol o faz a pessoal mais indicada para implantar uma nova gestão na FAF.

    Satisfeito Décio? Muro foi feito para Gato, e eu não tenho vocação para tal.

    Um grande abraço!

  • Anônimo disse...

    SR.CELSO COELHO

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS FEITOS NO FUTEBOL EFETIVAMENTE,FUTEBOL QUE O SEU INDICADO REALIZOU ?


    DÉCIO FIGUEREDO

  • Anônimo disse...

    THIAGO ENRIQUE

    ESTE SIMPATICO SR.CELSO COELHPO FAZ UMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A possibilidade dE CANDIDATOS A F.A.F,E NÓS FIZEMOS ALGUMAS PERGUNTAS A ELE E VC NÃO AS POSTAS.
    PORQUE?

    OBIGADO

    DÉCIO FIGUEREDO

  • Thiago Henrik disse...

    Olá Décio,

    Muito simples: Eu não permito comentários anônimos, e talvez uma ou duas vezes, na pressa, eu possa não ter visto que você se identificou no final. Desculpe.

    Peço que da próxima vez use a opção "Comentar como: Nome/URL" =) Abraço!

  • Anônimo disse...

    SR.THIAGO HENRIK

    TALVEZ VC não tenha OBSERVADO MAIS EU ME INDITIFICO TODAS AS VEZES,NÃO PORQUE NÃO FAZER,OK


    DÉCIO FIGUEREDO

  • TJSicsu disse...

    A coisa é muito complexa MESMO!

    A pergunta do companheiro acima mais parece com?

    "O Sr Joaquim trouxe o Cosmos em 1980, e o que mais?"

    Foi apenas um jogo, mas foi algo muito relevante na epoca, imagine você hoje vendo um jogo do Barcelona(que considero o melhor hoje) com um clube de Manaus?

    Ele tem sonhos para o futebol baré, o que já é algo relevante pra apostar nele, melhor do que os muitos anos que a FAF ficou a mão do Dissica que nada fez em prol do nosso futebol.

    E que além das mudanças na FAF, eu torço pra que brevemente os clubes de Manaus, principalmente NACIONAL e RIO NEGRO(que costumo chamar de dupla Rio-Nal) voltem a comandar e a uma Série B a nivel nacional, pois os dois clubes tem história pra isso, o que eu prezo muito.. Ao contrario dos diversos clubes que vem surgindo e vivem trocando sua identidade, eu defendo a tradição, com ela já fomos reconhecidos, com ela nos levantaremos!

    Avante NACIONAL, RIO NEGRO e FAST CLUBE!

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB