América é absolvido no STJD e está garantido na Série C de 2011

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 22 comentários

9522281 
      O América foi absolvido no julgamento de hoje no STJD, em que era acusado de escalar o jogador Amaral de forma irregular nas partidas contra o Joinville-SC. A alegação de que o sistema do BID era passível de falhas foi decisiva para o resultado do julgamento.

      A sessão começou com cerca de 1 hora de atraso, e com as interrupções, levou mais de 5 horas para ser concluída. Da mesma forma que na semana passada, o site da Justiça Desportiva, que acompanharia o julgamento em tempo real, saiu do ar. O julgamento do América começou logo após o julgamento do jogador Richarlyson, do São Paulo, que foi punido com 2 jogos de suspensão. Roberto Teixeira, que foi auditor na última sessão, que foi adiada, foi substituído hoje por Paulo Bracks, que ficou algum tempo estudando os autos, o que contribuiu para o atraso.

Na início do julgamento, o auditor leu todos os documentos do caso, inclusive um que chegou hoje, assinado pelo diretor de transferências da CBF. Em seguida, a defesa do Joinville apresentou o vídeo de uma entrevista que o diretor técnico da Federação Amazonense de Futebol, Ivan Guimarães, deu a um canal de TV. Na entrevista, Ivan isenta a FAF de culpa, e acusa o América de não ter pagado a inscrição do jogador Amaral no BID. A declaração do diretor da FAF acaba sendo usada como prova contra o seu federado, o América.

Ivan, que está no tribunal como testemunha do América, foi chamado para dar esclarecimentos. Ele explica que é um dos responsáveis por registros e transferências de jogadores, e diz que não lembra de dar entrevista dizendo que o Amaral estava irregular, e que errou na entrevista por não estar com os documentos em mãos. Ivan diz que o jogador Amaral pertence aos quadros do América desde o ano passado, onde jogou os estaduais de 2009 e 2010, e a Copa do Brasil de 2010. Ivan Guimarães diz que esteve pessoalmente na CBF e conversou com o diretor de registros, e que a própria CBF admite que o sistema. Mas quando interpelado pela presidente da Comissão, Renata Quadros, sobre a real data de entrada do contrato na Federação, Ivan se confunde, se foi em 15/07 ou 15/06, mas que de qualquer forma não foi em 15/10 como consta no BID. O relator Paulo Bracks diz acreditar que apenas um está correto na história, O diretor técnico da FAF ou a CBF, pois cada parte fala algo diferente.

Após isso, foi encerrado o depoimento de Ivan Guimarães, e a palavra foi passada para o advogado do Joinville, Pugliese Junior. O advogado disse ter certeza da irregularidade do jogador Amaral: "Não estaríamos gastando dinheiro e tempo se não tivéssemos essa certeza", e diz que "Joinville inteira está parada acompanhando este julgamento", para tentar pressionar os auditores. Pugliese traz a tona a outra denúncia contra o América, por parte do Madureira, em que o clube é acusado de escalar um jogador suspenso pelo terceiro cartão amarelo. "Por aí dá para perceber que as coisas não são tão bem organizadas por lá", completa o advogado. Ele encerra a defesa exigindo a eliminação do América na Série D e a volta do Joinville.

O advogado do América, Osvaldo Sestário, foi então fazer a defesa do clube. Antes de entrar no mérito da questão, ele atentou para o fato de o Joinville ter feito a queixa após o prazo, e pede para que o processo seja revisto. Depois lembrou que o sistema do BID (Boletim Informativo Diário) da CBF é falho e complicado, e diz que o resultado dentro de campo tem que prevalecer. Em campo, o Joinville não chegou a vencer nem um jogo contra o América. Perdeu em Manaus e empatou na Arena Joinville. O advogado lembrou ainda que em caso de exclusão do América, a competição teria que voltar à terceira fase, pois até o Sampaio Correa teria que retornar. Sestário completa dizendo que o novo CBJD possui o pró-competição, e pede para que isso seja levado em conta, pois até agora o culpado não foi encontrado.

Os auditores debateram então a possibilidade de um novo adiamento, para obter esclarecimentos da CBF sobre o caso, mas a sessão é apenas interrompida até que cheguem as respostas da CBF. No meio tempo, vários outros casos são julgados, entre eles, um que também envolve o Joinville, desta vez contra o preparador físico do Operário, que teria xingado o árbitro, dizendo que ele estaria favorecendo o Joinville em um jogo.

A sessão prosseguiu quando chegou o documento da CBF. A defesa do Joinville diz que o documento comprova a culpa do América. Já o advogado do clube do AM volta a falar em falha no sistema. Os auditores se preparam então para dar seus votos. O primeiro a votar foi o auditor-relator Paulo Bracks, que vota na punição do América com a perda dos pontos e a consequente eliminação da Série D. Antes de dar o segundo voto, o auditor Washington Oliveira admite que não gosta de julgar este tipo de processo, e que o futebol deveria ser resolvido apenas no campo. Ele vota em favor da absolvição do América, alegando que ainda há dúvidas sobre a falha no sistema. O terceiro auditor-relator, Rodrigo Fux, também vota em favor do América, dizendo que a falha não foi bem esclarecida pela CBF. A decisão vai parar então nas mãos da presidente Renata Quadros, que vota na punição do América, com a perda dos pontos. Com o empate em 2 a 2, acabou valendo o 'Indubio Pró-Réu', comum neste tipo de situação. Apesar das argumentações do Joinville, o caso é encerrado, com absolvição do América, que garante vaga na Série C de 2011.

Mas o América não escapou de vez do banco dos réus, e ainda vai a julgamento por ter escalado o jogador Fofão no jogo de volta contra o Madureira, mesmo o jogador estando suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas como o julgamento é depois do primeiro jogo da final, o América ainda vai a Santarém-PA enfrentar o Guarani-CE, na Final do Campeonato Brasileiro da Série D.

Thiago Henrik - FUTEBOLAMAZONENSE.COM.BR

22 comentários:

  • Nadson Gomes disse...

    uhuuuuuuuuuu! valeu, valeu todo o esforço,
    estamos na série C 2011. Agora é pensar pra frente e um pedido que faço por todos os amazonenses é que o clube tenha mais cuidado daqui pra frente com essa questão.

  • Odorico Paraguassú disse...

    Esta decisão ainda não pode ser definitiva ! Cuidado, ainda não podemos cantar a vitória, o joinville vai ao pleno, onde o negócio parece até ser mais sério do que é no STJD.

    O América, agora mais do que nunca, têm de ganhar a série D no campo mesmo, para ter mais força nos tribunais.

    O América é um time de extrema sorte mesmo nesta geração "Sérgio Duarte". O resultado da peleja no tapetão foi 2 x 2 e o auditor que faltou era contra o América, ou seja, seria 3 x 2 pela punição. Eta equipe de sorte esta, acho que vai vencer o time do Ceará.

    Mas, 1ue fique claro DEUS só ajuda a quem trabalha e eles trabalharam.

  • SANDOMAR/RIO disse...

    VALEU AMÉRICA, A SÉRIE C JÁ É SUFICIENTE. O QUE VIR SERÁ LUCRO. A TORCIDA PEDE MAIS CUIDADO DA PRÓXIMA VEZ RUMO À SÉRIE B EM 2012, NÓS PODEMOS, AMAZONENSES EM FESTA!!!

  • Jogador Capitão disse...

    Parabéns americanos,Deus é com vocês todos,vamos levar o titulo da serie D.

    Deus ama todos vocês.........


    Jogador Capitão!!!

  • M.BECKHMAN disse...

    CHORA... CHORA... Somos vencedores e vamos á VITÓRIA AMÉRICA DO AMAZONAS! Vamos pra cima do Cacique, falta pouco para sermos campeões brasileiros!

    Saudações Amazonenses!

  • M.BECKHMAN disse...

    Espero que seja o fim da SINDROME DO CACHORRO VIRA-LATA. Meus conterrâneos tem de parar de ficar pensando que são os piores do mundo. O América está aí para contrariar isto! Não acreditem em análises infelizes que só nos colocam pra baixo. Vamos pra cima e empurrar o TIME DO AMÉRICA!

    Saudações Amazonenses!

  • Danny Lopes disse...

    Brincadiera esse Ivan Guimarães, fez tanta besteira no São Raimundo e agora essa trapalhada ridícula queimando o filme do América em rede nacional ! Pior que isso é o time depois de ter feito uma ratada, ainda escala jogador com 3 cartões amarelos. Típico do brasileiro, querer sempre tirar vantagem passando a perna nos outros. Que triste, mas é a realidade.

  • rodrigomatheus disse...

    huhuhuhu, nós estamos na SERIE C o/ agora é bola pra frente e vamos com força, eu espero que agora essas merdas de empresarios olhem um pouco mais para o AMERICA, e que possam ajudar o unico time do amazonas, vamos MECAO <3

  • Celso Coelho - Manaus/AM disse...

    Entre mortos e feridos salvaram-se todos, inclusive o América. E só Deus seria capaz de explicar tanto milagre.

    Começo a acreditar e creditar, essas vitorias, extra campo, à fé de Amadeu. Somente ela pode justificar tanta façanha, de um time medíocre dos medíocres.

    Veja a escala dos medíocres: Nacional, Fast, São Raimundo, Rio Negro, Penarol, Princesa, Compensão, Manicoré e por ultimo o América.

    Mas, não se sabe como, pois, quem afirmar o contrário estará mentindo. O América é sim, por tudo isso, o favorito ao título de CAMPEÃO BRASILEIRO DA 4a.DIVISÃO.

    Quebrará todos os paradígmas, com esta conquista. INACREDITAVELMENTE, será o título mais importante de um time pertencente ao paupérrimo futebol amazonense.

    Para se ter uma idéia da façanha, basta lembrar que até hoje o grande feito deste pobre futebol, pelo menos o que é mais lembrado pelos saudosistas, é uma vitória do Nacional, num jogo amistoso contra o Maringá, no Maracanã, numa preliminar de um jogo da Seleção Brasileira.

    Que a fé de Amadeu continue ajudando, e que o América confirme o favoritismo e vença o campeonato, pois, o Sérgio Duarte e seus comandados merecem esse título.

    E que acima de tudo, nós torcedores possamos entender que apesar do título o nosso futebol continuo a nível de administração uma verdadeira MERDA. E somente nós podemos iniciar à partir de então, UM MOVIMENTO PARA A MUDANÇA DOS RUMOS.

    Caso contrário seremos os verdadeiros TORCEDORES HIENAS. Aqueles que só comem CARNIÇA. É hora de mudar a história.

  • M.BECKHMAN disse...

    Eis o futebol Amazonense de Volta aos Noticiários pela competência de seus atletas e pela GARRA de abnegados e ousados torcedores amazonenses! Depois de um São Raimundo vice campeão brasileiro da série C, se Deus assim permitir seremos campeões da série D.
    A Reinvenção do Futebol Amazonense COMEÇOU! AMÉRICA! AMÉRICA! AMÉRICA!

    Saudações Amazonenses!

  • Dr. M@ndrak (F@brício Sampaio) disse...

    Que orgulho de ser Amazonense neste momento, não deixaremos que pessoas preconceituosas do sul do país, tire-nos desta final, pois nossa alegria de torcesor saudoso de nosso futebol é o América que está dando, como é bom torcer para o time de nossa terra..Avante AMÉRICA!!!! não deixe fazer o que fizeram com o São Raimundo, que naquela ocasião, se não fosse uma jogada da CBF para puxar o Fluminense para a primeira divisão (uma vez que naquela ano a Copa João Havelange, puxava os campeões de cada série), com certeza teríamos tido o gosto de ter visto um time nosso na Primeira Divisão.
    América! estaremos c vc!...o AMAZONAS está c vc! Vamos na GARRA p cima deles. Pois ganheremos no campo.. AMÉRICA, seu Amadeu, orgulho de todos nós...Parabéns !!!!!!

  • Dr. M@ndrak (F@brício Sampaio) disse...

    Que orgulho de ser Amazonense neste momento, não deixaremos que pessoas preconceituosas do sul do país, tire-nos desta final, pois nossa alegria de torcesor saudoso de nosso futebol é o América que está dando, como é bom torcer para o time de nossa terra..Avante AMÉRICA!!!! não deixe fazer o que fizeram com o São Raimundo, que naquela ocasião, se não fosse uma jogada da CBF para puxar o Fluminense para a primeira divisão (uma vez que naquela ano a Copa João Havelange, puxava os campeões de cada série), com certeza teríamos tido o gosto de ter visto um time nosso na Primeira Divisão.
    América! estaremos c vc!...o AMAZONAS está c vc! Vamos na GARRA p cima deles. Pois ganheremos no campo.. AMÉRICA, seu Amadeu, orgulho de todos nós...Parabéns !!!!!!

  • LUCAS ABREU disse...

    Sou AMAZONENSE e AMÉRICA de coração,Já está muito bom,das coisas que passamos fora de campo e que conseguímos nos "livrar" delas(tribunais e adversários),E acho que tá bom demais,o que vier apartir de agora,será lucro.
    o que importa,é que conseguímos subír para série-C de 2011...
    Ser "campeão" é consequência,se der ótimo,e se não conseguír-mos tá bom também.
    E AMÉRICA lá em "TÓKIO" e porque não?

  • Sandrão - JOINVILLE disse...

    O caminho agora é o Pleno do STJD !!!

    Porque o julgamento foi uma tremenda palhaçada né??

    Votaram a favor do JEC a presidente da comissão e o auditor relator (os únicos que se deram ao trabalho de ler a denúncia).

    Os outros 2 que votaram a favor do América foram os que ficaram em cima do muro e nem sequer leram o teor da denúncia.

    Isso sem falar no relator da denúncia que resolveu faltar bem no dia do julgamento, e que seria voto a favor do JEC com certeza.

    Mas acho que as provas são bastante claras e que o Pleno do STJD vai ter que olhar com mais critério essa história toda.

    De qualquer forma, fica MUITO DIFÍCIL uma reversão da sentença a essa altura do campeonato.

    Mas, como eu tenho certeza que o JEC tem razão em sua reclamação, eu acho que tem mais é que ir até as últimas consequências.

    Saudações Tricolores.

  • l disse...

    Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    de TRIBUNAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...
    VAMOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...
    GANHARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR...
    DENTROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...
    DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE...
    CAMPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...
    SEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...
    CHATOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...

  • Anônimo disse...

    para serem noticias somente nos tribunais mesmo..............hehehehhhhhhhhhhhh......................Eis o futebol Amazonense de Volta aos Noticiários pela competência de seus atletas e pela GARRA de abnegados e ousados torcedores amazonenses! Depois de um São Raimundo vice campeão brasileiro da série C, se Deus assim permitir seremos campeões da série D.

  • Anônimo disse...

    o america ganhou com meritos a sua vaga e merece estar onde chegou . o jec nao teve time para consquistar esta vaga e morreu na praia outra vez , como sempre .porem o brasil e referencia no futebol mundial e nao pode tratar o campeonato como um jogo de varzea . ate na primeira divisao amador de joinville existe um regulamento e é seguido ou ha puniçao .e uma pena que no nosso futebol posam fazer o que quiserem pois vale tudo e o regulamento esta so pra bonito

Postar um comentário

Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:

NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:

- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB