São 71 anos de existência, seis campeonatos estaduais (1951, 1952, 1953, 1954, 1994 e 2009) e quatro troféus do Torneio Início (1955, 1965, 1986 e 1996). Mas no currículo do América o que chama atenção, definitivamente, não é o número de títulos e sim, quem esteve à frente do clube durante boa parte destas temporadas. O homem que comandou (como técnico), presidiu e, amanhã, torcerá pelo clube na Série D do Campeonato Brasileiro: Amadeu Teixeira.
Presidente de honra do time, o senhor de 84 anos aposta que o maior feito da história americana pode, sim, vir neste domingo. “Acompanhei os treinos e acredito que vamos nos dar bem lá”, disse. “Chegamos desacreditados à Série D, mas melhoramos aos poucos, evoluímos e mostramos nosso valor”, desabafou.
Apesar do voto de confiança, ele garante que somente os atletas têm poder de concretizar resultados. E isso ele fala com a experiência de quem passou 50 anos à frente da comissão técnica alvirrubra. “A alegria em jogar o campeonato tem que ser maior que a ansiedade. Os jogadores são os donos do espetáculo e só eles fazem o resultado acontecer”, confirmou.
Mesmo com toda a história e ligação direta com o clube, diante do jogo decisivo de amanhã, Amadeu mantém os pés no chão e admite que o futebol amazonense ainda não atingiu ‘nivel nacional’. “Aqui em Manaus não existe equipe para disputar o Brasileiro. Pelo menos, não financeiramente”, disparou. A ausência de sócios, torcedores e patrocinadores é, na visão dele, o principal motivo.
Sul está na mesma situação, apesar do maior orçamento
Ao comparar a situação estrutural entre times do Sul e Norte do Brasil, Amadeu é enfático: todos possuem dívidas, mas alguns estão mais próximos dos grandes centros desportivos. Segundo ele, tal proximidade com investidores favorece a situação dos clubes sulistas. “Por esse motivo, acho injusto quanto a imprensa compara folhas de pagamento. Lá eles usufruem de melhores condições, mas as dívidas são muito maiores que as nossas”, justificou.
Decisão
A delegação amazonense deixou Manaus na madrugada de sexta-feira e chegou à Curitiba (PR) pela manhã, onde ficará hospedada até amanhã, onde segue rumo à Joinville (SC).
No primeiro jogo em Manaus, o América levou a melhor ganhando de 2 a 1, com gols de Batista (15min do 1ºT) e Edinho Canutama (13min do 2ºT). O Joinville diminuiu com gol de Souza (9min do 2ºT), mas o jogo ficou nisso. Com esse resultado o Mequinha precisa apenas segurar um empate contra o Joinville em Santa Catarina.
A partida está prevista para as 15h (horário de Manaus) na Arena Joinville. A diretoria do JEC abaixou o preço do ingresso para este jogo, e estima-se um público de 10 a 15 mil torcedores, num estádio com capacidade para mais de 22 mil pessoas.
Fonte: Amazonas Em Tempo / Diário do Amazonas / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM
2 comentários:
seo Amadeu falou, tá falado!
America na C 2011
(8) vamo subir mecão (8)
\o/
VAMOS À VITÓRIA AMÉRICA DO AMAZONAS!
Avante time endiabrado, faz a ALEGRIA da TORCIDA ENCARNADA do MEU GIGANTE AMAZONAS!
Saudações Amazonenses!
Postar um comentário
Fala torcedor! Sua opinião é muito bem vinda, mas pedimos que algumas regras sejam observadas ao fazer um comentário:
NÃO SERÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS QUE:
- Contenham ofensas pessoais a membros e visitantes do blog
- Contenham discriminação de Raça, Religião, Orientação Sexual, Classe Econômica e outras.
- Contenham propagandas indesejadas de sites, programas, produtos etc.
- Contenham notícias de fontes inexistentes ou duvidosas.
- Não tenham qualquer relação com a notícia/post na qual estão sendo publicadas, ou com o futebol amazonense em geral.
- Tenham autor "Anônimo"