Segundinha perde metade dos participantes

quinta-feira, 12 de agosto de 2010 Comments

Rio Negro e Grêmio Coariense participarão da Série B do Amazonense em 2010.

Com dez clubes nas duas divisões há três anos, o Campeonato Amazonense de Futebol tem hoje apenas 18 filiados à Federação Amazonense de Futebol (FAF). Dois foram excluídos, outros três desistiram de participar este ano.

Os excluídos foram o Olímpico e o Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe).O primeiro passou 20 anos sem disputar a competição e foi punido com dois anos de suspensão. O motivo: a simulação de uma pane no barco que levaria o time ao município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) onde jogaria como o CDC pela Série B de 2007. A viagem nunca foi marcada e a fraude foi descoberta. O segundo não participa da segunda divisão desde 2008. A ausência por duas temporadas, estabelece o regulamento, implica na suspensão do clube.

Outras três agremiações estão fora da divisão de acesso este ano: Libermorro, Holanda e Nilton Lins. Destes, o Libermorro corre o risco de também ser desfiliado se não disputar a segundona em 2011. Com as baixas, a Série B do Amazonense 2010 terá apenas cinco clubes.

O esvaziamento deve parar por aí. É o que acredita o diretor da FAF, Ivan Guimarães. Ele aposta no processo de interiorização do Estadual para evitar a evasão dos times da capital. “Na Série B do próximo ano, três municípios já manifestaram interesse: Iranduba, Careiro-Castanho e Rio Preto da Eva. Isso é bom porque não temos estádios disponíveis em Manaus, ao contrário do interior”, comentou Guimarães.

A Nilton Lins, que pela primeira vez pediu licença da Segundona depois de três participações consecutivas, prometeu regressar na temporada de 2011. “O Holanda também deve voltar. O presidente Paulo Radin não pode seguir em frente no clube porque está envolvido com a campanha política este ano”, lembrou Guimarães.

Nesta quarta-feira (11) o Rio Negro confirmou participação no torneio, que começa domingo (15) com a inclusão também de Tarumã, Cliper, Grêmio Coariense e Operário. Os jogos da primeira rodada são: Operário x Grêmio Coariense, em Manacapuru, às 16h, e Cliper x Tarumã, às 15h30, no Estádio da Colina, em Manaus. O Rio Negro folga.

A diretoria do Rio Negro contratou o técnico Iane Flores e o preparador físico Rivaldo Silva, que trabalharam na Nilton Lins em 2008 e 2009. Os 25 jogadores se apresentam nesta quinta-feira, às 14h, no campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, onde Flores dá início à pré-temporada.

Fonte: Diário do Amazonas

 

©Copyright 2009 Futebol Amazonense | TNB