O campeão profissional de 2010, está fazendo aniversario neste 08 de agosto. São 63 anos de existência do clube preferido dos itacoatiarenses. Conheca mais sobre a história do clube.
No dia 8 de agosto de 1947, um grupo de jovens reuniu-se na casa de Luís Calheiros Gama, na Avenida Conselheiro Rui Barbosa, 314, atrás do prédio da Prefeitura Municipal, de Itacoatiara, na época de Araújo Costa, com o finalidade de fundar um clube de futebol. Presentes, Simões Sales de Souza, Antônio Costa Filho. Lourenço Souza e Sebastião Mestrinho.
O nome do clube foi adotado porque um time de futebol de Fortaleza, com o nome de Penarol realizou temporada em Manaus. Idéia aceita por unanimidade. Foi aí que nasceu o Penarol Atlético Clube, do município de Itacoatiara. No campo “Eurico Dutra”, onde foi erguida a Casa da Cultura, o Penarol viveu sua grande fase nas décadas de 50 e 60.
Quem primeiro presidiu o clube foi Sebastião Mestrinho, que era oficial da Mesa de Renda do município.
PROFISSIONALISMO
O Penarol filiou-se à Federação Amazonense de Futebol para disputar o campeonato profissional de 1980.
A estréia aconteceu no dia 1º.de agosto desse ano, no estádio “Floro Mendonça”, em Itacoatiara. O Penarol empatou com o Libermorro, da capital, em 1 a 1.
Penarol:- Ariril, Nunes, Zé Arlindo, Idário e Paulo Afonso; Carioca, Farias e Hamilton; Lôla, Índio (Marcelo) e Eraldo. Técnico: Carlos Moraes.
Libermorro: Edmundo, Lauro (Zé Carlos), Maciel, Valdir e Hilton; Júlio Cezar e Evandro; Celio, Silva, Janilson e Roberto.
O jogo foi apitado por Geraldino Cruz, auxiliado por Rosquilde Serra e Antônio Vaz Cerquinho.
Fonte: Baú Velho